Jorge Braz, André Correia e Bruno Coelho satisfeitos

Futsal - Seleção A

Declarações após vitória diante do Uzbequistão (4-1).

A Seleção Nacional de Futsal derrotou, esta sexta-feira, a congénere do Uzbequistão, por 4-1, no primeiro de sete jogos de preparação para o Campeonato do Mundo Uzbequistão 2024. O encontro foi disputado no Pavilhão Polidesportivo de Rio Maior.

Jorge Braz, Selecionador Nacional, em discurso direto:
“Foi o primeiro teste. Nem sempre estivemos bem, estivemos muitas vezes hesitantes. Foi bom para reativar a dinâmica entre eles. Houve momentos em que estivemos demasiados estáticos, não soubemos atacar os espaços certos, perante uma variabilidade defensiva muito interessante do Uzbequistão. O Venancio [Lopez] continua a ser um dos melhores treinadores do mundo. Adaptou muito bem, criou-nos ali dificuldades e nem sempre nos soubemos adaptar. A espaços, as coisas foram entrando, defensivamente bem, a atacar nem sempre, o que é normal num primeiro jogo. Queremos sempre mais, mas no momento de preparação em que estamos, para primeiro jogo de preparação, podia ser melhor, mas este é o processo. Hoje nem sempre foi bom, mas é esse processo que temos de consolidar"

"Pela adaptação dos novos processos, pelo aumento de conteúdos, por querermos que pensem de forma diferente aqui e ali, houve alguma hesitação. É muita informação neste momento, mas os jogos servem para aplicar e consolidar em contexto competitivo. Vamos ter sete jogos com uma variabilidade interessante. O Uzbequistão já se sabia, taticamente organizados, muito duros. Esta defesa, por vezes pressionante, por vezes baixa. Amanhã Angola vai ser uma coisa diferente, mas também interessante. Eles têm uma alegria africana espetacular, uma grande qualidade coordenativa com bola. São uma seleção que cresceu muito na última competição em África, foram vice-campeões e vêm com confiança. Vão trazer outro tipo de problemas. Queremos é ter esses problemas para encontrarmos soluções e consolidarmos o nosso processo. Isso é que é importante. Temos o processo de treino que vai ser altamente exigente e estes momentos competitivos para consolidarem esse processo. O resultado é o menos importante.”

Bruno Coelho, internacional português, em discurso direto:
“Acho que o principal é a nossa preparação. Temos vindo a treinar bastante, hoje foi mais um momento de preparação para aquilo que aí vem daqui a um mês. Isso é a nossa maior preocupação e objetivo. As expectativas são boas, temos vindo a treinar muito bem, o grupo tem-se vindo a formar muito bem. Já somos uma família. Agora é continuar a preparação, porque sabemos muito bem o que queremos, para onde queremos ir e vamos continuar a trabalhar. O foco principal é a Seleção, cumprir os objetivos que o Selecionador propôs e é nisso que estou focado.”

André Correia, internacional português, em discurso direto:
“Foi um adversário difícil, que compete bem e que, com a agressividade que mete nos duelos individuais, consegue complicar o jogo a qualquer equipa e nós não fomos exceção. Chegámos a este jogo com duas semanas de trabalho, duas semanas com muita intensidade, a tentar colocar os índices físicos da forma para chegarmos preparados ao nosso real objetivo. Foi um bom jogo, conseguimos competir bem na maior parte do tempo. Demos poucas oportunidades ao Uzbequistão e acho que isso é o mais importante. Depois, o resultado final permite-nos trabalhar de outra forma, porque é sempre melhor trabalhar com bons resultados"

"Todos os que estão aqui presentes estão bem cientes do que é estar neste espaço, que é uma família. Sejam dois ou três guarda-redes a irem para o Mundial, eu sendo um dos três, estou aqui a trabalhar para que o mister olhe para mim como uma possibilidade de estar presente nesse torneio. Seria um sonho para mim e para muitos que estão aqui presentes. É trabalhar dia a dia. Quando chegar a altura de o mister ter a difícil escolha de descartar alguém, já estará nas mãos dele e temos que estar todos de consciência tranquila de que fizemos tudo para estar nesse torneio.”

O Mundial de Futsal 2024 disputa-se no Uzbequistão, entre 14 de setembro e 6 de outubro.

Recorde-se que estes jogos de preparação têm a presença do suporte de vídeo à arbitragem.

Segue-se a partida com Angola neste sábado, também em Rio Maior, às 19h30. Depois de uma folga no domingo, a Equipa dsa Quinas prossegue a preparação em Viseu, onde vai enfrentar Cuba (22 de agosto, Viseu, 18h00), Costa Rica (23 de agosto, Viseu, 18h00), Ucrânia (25 de agosto, Viseu, 18h00). A equipa regressa a Rio Maior para jogador diante do Paraguai em duas ocasiões (2 e 4 de setembro, Rio Maior, 19h00 e 18h00, respetivamente).

FOTOGALERIA
DOSSIÊ DE IMPRENSA
ACREDITAÇÃO MEDIA PARA O MUNDIAL

Recorde-se que a Equipa das Quinas abre sua participação no Mundial a 16 de setembro de setembro, com Panamá, num encontro com início pelas 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental). Segue-se o jogo com Tajiquistão, três dias depois (19 de setembro), às 20 locais (16h00 de Portugal Continental). A 22 de setembro, a Equipa das Quinas encerra a fase de grupos ao defrontar Marrocos, numa partida agendada para as 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental). O três jogos da fase de grupos disputam-se na Humo Arena, em Tashkent. 

Os dois primeiros classificados de cada grupo, assim como os quatro melhores terceiros classificados, seguem para a próxima fase. O Campeonato do Mundo Uzbequistão 2024 será disputado nas cidades de Tashkent, Bukhara e Andijan, entre os dias 14 de setembro e 6 de outubro.

Programa da segunda semana de estágio:

17 de agosto | sábado
11h00: Treino de recuperação
19h30: PORTUGAL x ANGOLA - Canal 11


;
;
16 de Agosto 2024
Foto

André Sanano/FPF

Notícias