Bruno Coelho antevê teste exigente com a Ucrânia

Futsal - Seleção A

Antevisão do jogo com a Ucrânia, agendado para este domingo, no Pavilhão Cidade de Viseu.

Na véspera do jogo diante da Ucrânia, a Seleção Nacional de Futsal cumpre, este sábado, no Pavilhão Cidade de Viseu, mais um treino inserido no estágio de preparação para o Campeonato do Mundo Uzbequistão 2024. Pela manhã, a Equipa das Quinas fez trabalho de ginásio e recuperação.

FOTOGALERIA
DOSSIÊ DE IMPRENSA

A Equipa das Quinas defronta a Ucrânia neste domingo em mais um jogo de preparação (18h00, Pavilhão Cidade de Viseu). Às 14h00, Costa Rica e Cuba defrontam-se, também em Viseu.

Recorde-se que Portugal e Ucrânia venceram, nesta semana, os seus jogos com Cuba e Costa Rica. Depois deste jogo, a comitiva nacional gozará de uma folga na segunda-feira, voltando a Rio Maior onde vai ter dois duelos com o Paraguai, a 2 e 4 de setembro.

Bruno Coelho falou ao fpf.pt e deu conta da intensidade destas semanas:  "A equipa está bem, sinto que estamos a crescer e a acrescentar mais coisas diariamente. É normal que exista algum cansaço no fim desta semana de trabalho, houve muita intensidade e três jogos, mas o grupo está muito bem e motivado", realçou.

Com quatro vitórias neste estágio, frente a Angola, Uzbequistão, Cuba e Costa Rica, o ala de 37 anos desvaloriza os resultados e destaca o processo: "O resultado não interessa muito nestes jogos, o que realmente é importante é a nossa preparação e o processo de crescimento enquanto equipa. É nisso que estamos focados, o nosso objetivo é chegar ao primeiro jogo do Mundial na máxima força", acrescentou.

Sobre a Ucrânia, com quem Portugal tem 11 confrontos, Bruno Coelho destaca a disciplina e organização do adversário: "É uma seleção com a qual já jogámos várias vezes. Defrontámo-los no Euro 2018, no Euro 2022, estão sempre nas decisões das grandes competições. É uma equipa que conhecemos muito bem, forte fisicamente, que usa muitas vezes o guarda-redes subido. Jogam pela certa, são organizados. Vai obrigar-nos a outro tipo de coisas, comparando com os outros jogos de preparação. Temos de estar preparados para isso", disse.

O ala sublinhou a importância de a equipa defrontar equipas com estilos diferentes nesta caminhada até ao Mundial: "Nada é por acaso. Todas as seleções escolhidas pela equipa técnica nesta preparação têm por base aquilo que iremos encontrar no Mundial. Têm parecenças com as que vamos jogar no Uzbequistão. Defrontámos equipas alegres, que apostam no desequilíbrio, outras que fazem da agressividade uma estratégia e outras mais organizadas. Acho que isso é importante, tem sido notório o nosso crescimento de jogo para jogo", assegurou.

A fechar, Bruno Coelho diz que a equipa tem de "ser Portugal" em todos os momentos: "Independentemente do cansaço, tem de haver alegria nas pernas. Pode haver mais ou menos cansaço, mas nada nos pode impedir de ter essa alegria nas pernas, de sermos competitivos e de sermos Portugal em todos os momentos", concluiu.

Eis a lista de convocados:Guarda-redes: Edu (El Pozo Múrcia), Bernardo Paçó (Sporting CP) e André Correia (SL Benfica)
Fixos: João Matos (Sporting CP), André Coelho (SL Benfica) e Tomás Paçó (Sporting CP)
Fixo/Ala: Afonso Jesus (SL Benfica)
Alas: Pany (Sporting CP), Pauleta (Sporting CP), Bruno Coelho (SL Benfica), Kutchy (SL Benfica), Lúcio Rocha (SL Benfica) e Tiago Brito (SC Braga/AAUM)
Universal: Erick (FC Barcelona)
Ala/Pivô: Fábio Cecílio (SC Braga/AAUM)
Pivô: Zicky (Sporting CP)

Recorde-se que a Equipa das Quinas abre sua participação no Mundial a 16 de setembro de setembro, com Panamá, num encontro com início pelas 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental). Segue-se o jogo com Tajiquistão, três dias depois (19 de setembro), às 20 locais (16h00 de Portugal Continental). A 22 de setembro, a Equipa das Quinas encerra a fase de grupos ao defrontar Marrocos, numa partida agendada para as 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental). O três jogos da fase de grupos disputam-se na Humo Arena, em Tashkent. 

Os dois primeiros classificados de cada grupo, assim como os quatro melhores terceiros classificados, seguem para a próxima fase.

O Campeonato do Mundo Uzbequistão 2024 será disputado nas cidades de Tashkent, Bukhara e Andijan, entre os dias 14 de setembro e 6 de outubro.

ACREDITAÇÃO MEDIA PARA O MUNDIAL

Programa da terceira semana:

24 de agosto | sábado
11h00: Treino de recuperação
18h00: Treino – Pavilhão Cidade de Viseu

25 de agosto | domingo
11h00: Treino de recuperação
18h00: PORTUGAL x UCRÂNIA (Pavilhão Cidade de Viseu)


;

Notícias