Liga 3 Placard

Anadia bate Amarante

Liga 3 Placard

O Anadia vence o líder da Série A por 1-0.

O Anadia FC venceu, nesta tarde de domingo, o Amarante, líder da série A da Liga 3 Placard, por 1-0, com golo de Leandro Tipote, ainda na primeira parte. O Anadia conseguiu, assim, a sua primeira vitória nesta competição e os três primeiros pontos, o que lhe permitiu deixar o último lugar - é agora oitavo. A equipa do Amarante, apesar da sua primeira derrota esta época, mantém a liderança.

Num jogo entre duas equipas que partiram para a jornada 4 com registos de todo diferentes, pois o Amarante FC entrou sólido no primeiro lugar da classificação da série A e ainda invencível, e o Anadia FC ocupava a última posição e sem qualquer ponto conquistado, não era, pois, de esperar que o equilíbrio se impusesse. O que se confirmou, aliás, e mal o árbitro apitou. A equipa de Álvaro Madureira, em ano de estreia nesta competição, impôs os seus trunfos, logo de início, o mesmo é dizer que deu um sentido de aventura ao seu jogo, procurando, desde logo, ganhar vantagem; o seu adversário, por sua vez, não se deixou intimidar, é um facto, com esta saudável atitude, e, aos poucos, foi cumprindo com o que Bruno China, o seu treinador, definiu - um bom comportamento defensivo e saídas rápidas para o contra-ataque. O que conseguiu, refira-se. E, num desses lances típicos de contra-ataque, chegou ao golo: a bola foi  colocada em profundidade pela zona central do terreno, o guarda-redes Didi chegou primeiro, mas o seu alívio foi contra o corpo de Leandro Tipote, que, desta forma, fez o 0-1, e contra a corrente do jogo.

Se o caudal ofensivo do Amarante já era efetivo, então a partir do momento em que ficou em desvantagem tornou-se muito mais. A sua equipa tomou conta da bola, trocou-a sempre com propósito, soube avançar no terreno, é um facto, e sobretudo através das ações do seu influente extremo Katty, mas é igualmente verdade que se defrontou com uma forte e competente resistência contrária. Assim sendo, as ocasiões de golo não surgiram, como seria de esperar, mas, mesmo assim, Ka Semedo (20’) e Katty (26’) colocaram à prova a segurança e atenção do guarda-redes Tiago Martins. O Anadia FC evidenciou grande pragmatismo na defesa da sua área, e sempre que as circunstâncias o permitiam - poucas, é verdade - saia com firmeza para o contra-ataque. Leandro Tipote, em cima do minuto 41’, dispôs de mais uma boa ocasião, mas o seu remate, potente, foi travado por Didi.

Na última e decisiva metade, o Amarante FC mostrou grande força de vontade em dar a volta à situação, tudo tentou, sem dúvida, e, para tal, atacou o seu adversário com boa intensidade e agressividade, mas todas as suas ações não tiveram o efeito desejado. Dinho, então lançado no jogo, deu uma renovada dinâmica ao flanco esquerdo, enquanto Katty do outro lado seguia-lhe o bom exemplo, mas todas as suas boas iniciativas esbarraram na estruturada defesa contrária. Aliás, uma boa quota parte da vitória do Anadia neste jogo de hoje ficou a dever-se sobretudo ao seu excelente comportamento defensivo. A sua equipa resolveu, sem dificuldade, todos os problemas que lhe foram colocados, e, nesta recta final, houve apenas dois bons momentos para o empate - protagonizados por Ketty (79’) e Dinho (90’+2’), mas em ambas as situações a bola saiu ao lado do alvo.

FICHA DE JOGO:
AMARANTE FC, 0 ANADIA FC, 1
( 0-1 ao intervalo)
Liga 3 Placard, série A 2024/25
Jornada 4
Estádio Municipal de Amarante

Árbitro: Vitor Lopes
Árbitros assistentes: Diogo Pinto e Daniel Rodrigues
Quarto árbitro: André Meira

AMARANTE FC: Didi, João Filipe, Chico Sousa (Antunes, 70’), Hélder Pedro (Dinho, 46’), Ka Semedo, Katty, Faissal (Mica, 87’),  Ruben Silva, Okoli, Diogo Vila (Cap.) (Cardoso, 88’), Godwin (Leandro, 87’).
Suplentes não utilizados: Flores, Armando, Iroanya, Edu.
Treinador: Álvaro Madureira
Disciplina: cartão amarelo para Álvaro Madureira, treinador (62’).

ANADIA FC: Tiago Martins, Nuca, Diogo Izata (Cap.), Leandro Tipote (André Mendy, 78’), Daniel Liberal, Rui Silva (Miguel Vilela, 77’), Patrick, João Filipe (Rodrigo Mathiola, 54’), Zimbabwe, Ulisses (Jean Sinisterra, 32’), Yan (João Lucas, 78’).
Suplentes não utilizados: Miguel Santos, Nathan Rodrigues, Rodrigo Vaz, David Teles.
Treinador: Bruno China
Disciplina: cartão amarelo para Nuca (19’), Rui Silva (63’), Jean Sinisterra (71’), Tiago Martins (83’), João Lucas (89’).

Golos: 0-1 (Leandro Tipote, 9’)

Homem do jogo:
Leandro Tipote ( Anadia FC)
Mais uma boa exibição deste jovem avançado português. Tipote foi o responsável por esta primeira vitória do Anadia nesta edição da Liga 3 Placard, num lance com sorte, é verdade, mas deve ser também realçada a sua potência e velocidade para ganhar o duelo. Tipote foi sempre uma ameaça séria e no fecho da primeira parte teve mais uma excelente oportunidade (41’), valendo ainda a competência de Didi para evitar o 0-2. O seu trabalho defensivo, na hora do aperto, também foi essencial para segurar a primeira vitória.


;

Notícias