Fernando Gomes recebe Prémio Mérito Desportivo

FPF

Galardão atribuído pela Liga Portugal ao presidente e Direção da FPF

Fernando Gomes recebeu o Prémio Mérito Desportivo atribuído pela Liga Portugal que reconheceu o trabalho desenvolvido pelo presidente da FPF e as suas direções ao longo de doze anos de mandatos.

O prémio foi entregue pelo Presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, durante a Gala da Liga Awards que se realizou, esta segunda-feira, na Alfândega do Porto, e que serviu também para distinguir os melhores da última época desportiva.

Na ocasião, o Presidente da FPF  fez questão de ser acompanhado no palco pela Direção da FPF e por Carlos Coutada, Elísio Carneiro, Hermínio Loureiro e Pedro Dias, anteriores membros de direções por si lideradas. 

No discurso, Fernando Gomes realçou o papel de todos na conquista deste prémio: "Este é o reconhecimento não só de uma pessoa, mas de uma equipa. Esta foi, é e continua a ser uma equipa, não só dos atuais membros da direção, mas também aqueles que desde o início estiveram na primeira hora, quando a 17 de dezembro de 2011 tomámos posse. Por isso, um agradecimento muito especial, porque este prémio que hoje me é atribuído, obviamente é com eles partilhado, porque sem eles não era possível", disse.

O presidente da FPF aproveitou ainda ocasião para agradecer o apoio de jogadores, treinadores, associações de futebol e os clubes nacionais que considerou essenciais para a conquista dos vários títulos europeus e mundiais no futebol, futsal e futebol de praia e no desenvolvimento geral do futebol de formação e no futebol feminino.  

“Os resultados da sua liderança estão, hoje, à vista de todos” refere a Liga, salientando que o sucesso não se mede apenas pelos resultados desportivos, nomeadamente a conquista do Europeu em 2016 “inegavelmente o ponto mais alto da história das nossas Seleções Nacionais, símbolo maior de um trabalho muito mais abrangente”.

“Os resultados financeiros consecutivamente positivos, a obra por si idealizada e realizada na Cidade do Futebol e o crescimento da Federação Portuguesa de Futebol enquanto organização de excelência, hoje amplamente reconhecida como exemplo pelos mais diversos parceiros internacionais – que acabou por culminar na organização conjunta do Mundial-2030 -, merecem ser também amplamente reconhecidos, pela importância que assumiram naquele que foi o inegável desenvolvimento do futebol português”, assinalou a Liga.

Além da  Direção da FPF, também estiveram presentes os presidentes dos conselhos de arbitragem, Fontelas Gomes, disciplina, Cláudia Santos, e fiscal, Ernesto Ferreira da Silva.

Durante a Gala foram ainda atribuídos os seguintes prémios (em atualização):

Prémio Presidente Liga Portugal: Fernando Santos 

Prémio Prestígio: José Pereira (Presidente da Associação Nacional de Treinadores)

Prémio Hall of Fame: Paulo Sousa

Prémio Futebol Feminino: SL Benfica 

Prémio Campeão de Inverno (Allianz Cup) : SC Braga

Prémio O Futebol és Tu: FC Porto

Prémio Parceiro do ano: Betclic

Prémio Golo do ano: João Mendes (Vitória SC)

Prémio Jogador do Ano: Viktor Gyokeres (Sporting CP)

Prémio Melhor Treinador: Rúben Amorim (Sporting CP)

Prémio Campeão LP Betclic: Sporting CP

Prémio Talento que marca o Mundo: Artur Soares Dias

Prémio O Futebol que nos une: Associações distritais e regionais.

Prémio Reconhecimento internacional: European Leagues

Prémio Campeão Liga Meo Super: Santa Clara

 


;

Notícias