Belenenses é líder isolado

Liga 3 Placard

Triunfo sobre o Lusitânia alcançado no último lance (96')

Ainda sem derrotas na competição, o Belenenses entrava em campo com a ambição de ser líder isolado da Série B. Por sua vez, o Lusitânia, no fundo da tabela, ainda procurava a primeira vitória desta época.

Os homens do Restelo entraram pressionantes e, nos primeiros instantes, beneficiaram de vários livres junto à área açoriana. Aos poucos, os visitantes assentaram os seus processos, compactos na defensiva, a tentar sair em contra ataques.

O equilíbrio prevalecia com um ascendente natural para os locais, que apostavam no lado esquerdo do ataque e na velocidade de Ekanga. Sem lances de perigo a merecer registo, o nulo ao intervalo era o resultado lógico.

No segundo tempo, o Belenenses entrou da melhor forma em busca do golo e, nos primeiros segundos, esteve perto de abrir a contagem: Danny Tavares rompeu, fulgurante, por entre as linhas defensivas do adversário, entrou na área, serviu Rodrigo Conceição e este atirou rasteiro para uma grande intervenção de João Monteiro. O guardião dos Açores voltou a evitar os festejos dos azuis, aos 61', quando parou um forte remate cruzado de Ekanga.

Por esta altura, o Lusitânia tinha dificuldades em responder, perante o maior atrevimento da equipa de José Sousa, que efetuou duas alterações na frente de ataque para tentar surpreender o opositor.

À passagem do minuto 71, outra vez João Monteiro a brilhar, desta vez ao defender uma cabeçada de Romário Carvalho na pequena área. Logo depois, na reação dos açorianos, o protagonista foi Ricardo Isabelinha, que isolou-se com rapidez mas não conseguiu ultrapassar David Grilo.

O encontro desenrolou-se com ambas as equipas a pensarem no triunfo, mas as defesas foram sempre superiores aos ataques. Até que no último suspiro (96'), inesperadamente, surgiu o golo da vitória do conjunto da Cruz de Cristo: David Grilo lançou a bola longa, alta, ultrapassando a derradeira linha do Lusitânia, onde apareceu José Varela, como uma flecha, a dominar o esférico, a contornar João Monteiro e a garantir a vitória do Belenenses para gáudio dos adeptos presentes no Restelo.

Com esta vitória, o Belenenses é líder isolado com 10 pontos, enquanto o Lusitânia encontra-se na última posição com 1.

FICHA DE JOGO
CF BELENENSES 1-0 SC LUSITÂNIA (0-0 ao intervalo)
4.ª jornada - Série B
Estádio do Restelo
Árbitro
: Marco Cruz
Árbitros assistentes: Tiago Loureiro e Pedro Barbosa 
Quarto árbitro: João Silva
BELENENSES: David Grilo; Diogo Brasido, Nuno Tomás, Romário Carvalho e Gonçalo Maria; Cuca (cap.), Diogo Leitão (José Varela, 80'), Danny Tavares (Ângelo Barbosa, 80') e Rodrigo Conceição (Midana Sambú, 60'); Ekanga (Tiago Moninhas, 86') e Rodrigo Pereira (Camilo Triana, 60').
Suplentes não utilizados: Tiago Neto, Rodi, Gabi e Rodrigo Gomes.
Treinador: José Sousa
Disciplina: cartão amarelo para Rodrigo Pereira (45+4'), Danny Tavares (65'), Cuca (83'), Romário Carvalho (89'), Diogo Brasido (95')
LUSITÂNIA: João Monteiro; Didier Mosquera (David Semedo, 86'), André Amaral, Diogo Careca e Breno Pais; Bavikson Biai (cap.) (Nicolas Souza, 71'), Bernardo Legatheaux e Rafa Tchê (Tomás Azevedo, 59'); Ricardo Isabelinha (Enzo Ferrara, 86'), Pedro do Rio e Celso Sidney (Camilo Duran, 71').
Suplentes não utilizados: Diogo Sá, Bernardo, Caio e Gonçalo Cabral.
Treinador: Pedro Costa
Disciplina: cartão amarelo para André Amaral (5'), Breno Pais (19'), Diogo Careca (59'), João Monteiro (74')
Golos: 1-0 por José Varela (96')

Homem do Jogo: José Varela (Belenenses)

O jogador do Belenenses, José Varela, revelou-se o grande destaque da partida. Entrou aos 80 minutos e apontou o golo da vitória da sua equipa no último segundo do jogo.


;

Notícias