Trabalho em colaboração com UEFA, quatro federações e quatro universidades
A União Europeia aprovou o financiamento de 400 000 euros a um projeto sobre prevenção de lesões em jovens.
O trabalho "ACL-Prevent development of a European Football knee injury awareness, prevention, and management and model for youth", da autoria da Federação Portuguesa de Futebol, através da Portugal Football School, em conjunto com a UEFA, com as federações de futebol belga, inglesa e eslovena, e ainda com a Faculdade de Moticidade Humana (Portugal), The Manchester Metropolitan University (Inglaterra), Universiteit Gent (Bélgica) e Univerza V Mariboru (Eslovénia).
João Brito, responsável do projeto por parte da Federação Portuguesa de Futebol, explica: "este projeto é financiado pela União Europeia e envolve uma colaboração entre a UEFA, quatro federações de futebol e quatro universidades. É um projeto focado na educação e prevenção de lesões em jovens futebolistas que esperamos que tenha real impacto nos clubes e praticantes".
Já António Veloso, professor catedrático da Faculdade Motricidade Humana, caracteriza o trabalho: "a integração do futebol, na vida quotidiana vai além da mera atividade física, enfatizando o seu papel no trabalho em equipa e na participação social global. O futebol, com a sua enorme popularidade universal, é acessível a muitos, mas as questões de segurança, especialmente no que diz respeito a lesões no joelho como a rotura do ligamento cruzado anterior (LCA), são cruciais. Apesar de existirem programas que podem reduzir as lesões do LCA em 50%, ainda existem lacunas na sensibilização e na implementação. A iniciativa ACL-PREVENT visa colmatar estas lacunas, promovendo programas de prevenção baseados em evidências, melhorando a tomada de decisão entre as partes interessadas e reforçando a prevenção e gestão de lesões no joelho, especialmente no futebol juvenil. O projeto colabora com a UEFA e as suas Associações Membros para difundir estas estratégias por toda a Europa, tornando o futebol mais seguro para os jovens jogadores".