Selecionador Nacional lamenta "mil oportunidades" desperdiçadas
Foi preciso recorrer ao desempate por penáltis para conhecer o vencedor do duelo entre Portugal e Ucrânia, claramente marcado pelo desempenho das guarda-redes. Jamila Marreiros brilhou na baliza portuguesa; Anastaciia Terekh foi realmente decisiva em defesa das ucranianas.
Anastaciia Terekh foi mesmo a Mulher do Jogo. Não só pelos dois penáltis que defendeu no desempate, mas sobretudo pelo punhado de intervenções protagonizadas ao longo dos três períodos. A guarda-redes da Ucrânia, que alinhou pela Nazaré 2022 nas competições nacionais, assinou uma exibição de luxo, fechando a baliza a Portugal. Terekh só não conseguiu travar um remate de Marta Simões, de pontapé-livre... a 40 segundos do apito final.
Depois de um 1.º período sem golos, muito por culpa de Jamila e Terekh, a Ucrânia tomou vantagem a 5 minutos do final do 2.º período, graças a um golão de Yuliia Kostiuk: grande remate da camisola 9 ucraniana, (muito antes) do meio-campo, na conversão de uma falta.
Portugal tentou responder, mas esbarrou sempre nos reflexos apurados de Anastaciia Terekh. Ou quase sempre... Já no último minuto, Marta Simões arranjou forma de contornar a guarda-redes rival e empatou o jogo, forçando o tempo extra. O prolongamento fechou sem golos e a Ucrânia ganhou nos penáltis.
A Seleção Nacional fecha a fase regular da Liga Europeia este domingo, defrontando a Polónia, às 16h45. À semelhança do que aconteceu nos desafios deste sábado, também amanhã será guardado um Minuto de Silêncio em memória dos militares da GNR vitimados pela queda de um helicóptero.
O Selecionador Nacional lamentou "as mil oportunidades de golo" desperdiçadas pela Seleção Nacional, que teve pela frente "uma das melhores guarda-redes do Mundo", mas também pecou pela "falta de concentração na hora de finalizar".
Eis as declarações de Alan Cavalcanti, em exclusivo ao fpf.pt: “Foi um bom jogo entre duas seleções que se conhecem bastante bem. Brinquei com isto, antes do jogo, lembrando que jogamos contra a Ucrânia em todas as competições. Jogámos muito bem, tivemos mil oportunidades para fazer golo e não conseguimos. A Ucrânia teve uma bola parada e fez o seu golo. No final, lá empatámos, também de bola parada. Depois perdemos nos penáltis, que são para a equipa que têm mais eficácia naquele momento. A verdade é que pecámos na finalização e esse foi o nosso problema. A guarda-redes da Ucrânia é considerada como uma das melhores do Mundo, mas também nos faltou concentração para finalizar melhor. Tivemos várias situações de um-para-um, em frente à guarda-redes, mas nunca fizemos golo dessa forma.”
FICHA DE JOGO
Fase Regular - Liga Europeia
Estádio do Viveiro - Jordan Santos (Nazaré)
PORTUGAL - UCRÂNIA 1-1 (2-4 gp)
1.º Período: 0-0
2.º Período: 0-1
3.º Período: 1-1
Tempo Extra: 1-1
Desempate por penáltis: 2-4
Árbitro: David Innaurato (Itália)
PORTUGAL (cinco inicial): Jamila Marreiros (gr), Ema Toscano, Carolina Ferreira, Andreia Silva, Cristiana Costa.
Suplentes: Bárbara Santos (gr), Daniela Pereira, Marta Simões, Beatriz Tristão,Joana Flores, Inês Cruz, Érica Ferreira.
Selecionador Nacional: Alan Cavalcanti.
UCRÂNIA (cinco inicial): Anastasiia Terekh (gr), Snizhana Volovenko, Myroslava Vypasniak, Iryna Dubytska, Oleksandra Skybina.
Suplentes: Alexandra Kulyk (gr), Mariia Benedik, Yuliia Soldatenko, Marharyta Yurasova, Yuliia Kostiuk, Anastaciia Klipachenko, Ruslana Diachuk.
Selecionador Nacional: Yuri Klymenko.
Golos: 0-1 (Yuliia Kostiuk, 17' 2P); 1-1 (Marta Simões, 36' 3P).
Disciplina: cartão amarelo a Ema Toscano (22' 2P) e a Snizhana Volovenko (36').
FINAL DO JOGO. Portugal - Ucrânia 1-1 (2-4 gp)
Desempate por penáltis:
Anastaciia Klipachenko: marca. 0-1
Cristiana Costa: Terekh defende. 0-1
Myroslava Vypasniak: Jamila defende. 0-1
Joana Flores: marca: 1-1
Volovenko: marca: 1-2
Ema Toscano: marca: 2-2
Yuliia Kostiuk: marca. 2-3
Érica Ferreira: Terekh defende. 2-3
Iryna Dubytska: marca. 2-4
FINAL DO TEMPO EXTRA. Portugal - Ucrânia 1-1
36' Já se jogam os três minutos de tempo extra.
FINAL DO 3.º PERÍODO: Portugal - Ucrânia 1-1
36' Golo de Portugal! Marta Simões empata, na cobrança de uma falta, a... 40 segundos da buzina.
32' Duas oportunidades para Portugal no mesmo lance: Jamila Barreiros remata de uma baliza à outra mas a bola bate com estrondo na trave ucraniana. A bola sobra para Joana Flores, que dispara pouco acima da baliza contrária.
31' Lance idêntico, com o mesmo desfecho: remate de Daniela Pereira e defesa de Anastaciia Terekh.
30' Daniela Pereira bate um livre, forte e junto ao solo, mas Anastaciia Terekh volta a opor-se.
27' Mais uma intervenção de Anastaciia Terekh a negar o golo a Portugal.
25' Começa o 3.º e último período, com Portugal obrigado a marcar para (pelo menos) evitar a derrota.
FINAL DO 2.º PERÍODO: Portugal - Ucrânia 0-1
24' Ema Toscano quase surpreende Anastaciia Terekh: a camisola 2 remata, a bola ressalta na areia, mas a guardiã ucraniana estava atenta e conseguiu evitar o golo.
22' Bola no poste! Na sequência da falta sofrida, Kostiuk quase marca pela segunda vez e novamente de pontapé-livre: remate forte e bola no poste esquerdo de Portugal.
22' Cartão amarelo para Ema Toscano por falta sobre Yuliia Kostiuk.
17' GOLO UCRÂNIA! Grande pontapé de Yuliia Kostiuk (muito) antes do meio-campo. A bola ainda bate na trave, mas resvala para dentro da baliza portuguesa.
16' Anastaciia Terekh não faz por menos: grande ingtervenção, a evitar o golo de Inês Cruz, assistida por Érica Ferreira.
13' Defesa do jogo para Jamila Marreiros! Ruslana Diachuk remata em voléi mas a capitão de Portugal voa para uma intervenção divina, desviando a bola para canto, com o braço direito, toda ela suspensa no ar.
13' Início do 2.º período
FINAL DO 1.º PERÍODO: Portugal - Ucrânia 0-0
11' Livre para Cristiana Costa e pontapé por cima da trave.
11' Anastaciia Terekh lança-se para a sua direita e evita o golo de Beatriz Tristão, com uma palmada junto à base do poste direito.
10' Responde a Ucrânia, também de livre, mas por Kostiuk, igualmente ao lado da baliza portuguesa.
9' Andreia Silva volta a ficar perto de abrir o marcador, mas o pontapé-livre sai ligeiramente ao lado do poste esquerdo.
7' Grande defesa de Anastaciia Terekh, a negar o golo a Andreia Silva, com uma mancha capaz de encher a baliza.
1' Rola a bola na Nazaré!
Início do 1.º Período. Portugal-Ucrânia 0-0
Depois dos hinos de Portugal e Ucrânia e antes do apito inicial, cumpriu-se um Minuto de Silêncio em memória dos militares da GNR falecidos na sequência da queda do helicóptero que os transportava.
Depois da vitória sobre a Inglaterra a abrir o fim de semana na Nazaré, a Seleção Nacional volta este sábado ao Estádio do Viveiro – Jordan Santos para disputar o segundo de três jogos a contar para a fase regular da Liga Europeia.
Este sábado, há jogo com a Ucrânia, a partir das 16h45 e com previsão de casa-cheia, à semelhança do que aconteceu diante das inglesas.
Portugal venceu a Inglaterra por 5-1, num triunfo moralizador, que agradou ao Selecionador Nacional, mas não o deixou totalmente sossegado quanto ao desfecho dos próximos dois jogos.
“É bom entrar como uma vitória, mas temos de manter os pés no chão”, avisou Alan Calvanti, em declarações exclusivas ao fpf.pt.
Mapa de Internacionalizações
Lista de convocadas:
CD SÓTÃO: Bárbara Santos, Carolina Ferreira, Ema Toscano, Inês Cruz e Joana Flores;
AD NAZARÉ 2022: Daniela Pereira
AD PASTÉIS DA BOLA: Andreia Silva; Beatriz Tristão, Cristiana Costa; Érica Ferreira; Jamila Marreiros.
GD ILHA: Marta Simões
Programa geral:
1 de setembro | domingo
16h45: jogo Portugal x Polónia (Estádio do Viveiro Jordan Santos)