Eduardo Quaresma: "Sentimo-nos confiantes"

Seleção Sub-21

Equipa das Quinas trabalhou mais uma vez em Lagos, com o encontro com a Croácia no pensamento.

A Seleção Nacional Sub-21 cumpriu, esta quarta-feira, mais um dia de trabalho em Lagos, no Algarve, região onde estará até sábado concentrada, tendo em vista o compromisso de qualificação para o Europeu, diante da Croácia, em Karlovac. A partida realiza-se dia 10 de setembro, pelas 18h00.

Recorde-se que Portugal é primeiro classificado do Grupo G, com 18 pontos somados em sete partidas, seguida da Grécia (com 14 pontos em oito jogos), da Croácia (com 13 pontos em seis jogos), das Ilhas Faroé (com sete pontos em seis jogos), da Bielorrússia (com seis pontos em nove jogos) e de Andorra (com três pontos em oito jogos). 

No seu percurso, a Equipa das Quinas conta com vitórias diante de Andorra (3-0 em casa), Bielorrússia (5-0 fora e 6-1 em casa), Grécia (2-0 em casa), Ilhas Faroé (4-0 em casa) e Croácia (5-1 em casa). O único desaire aconteceu na Grécia (1-2).

A anteceder o treino desta quarta-feira, Eduardo Quaresma assumiu o papel de porta-voz do grupo e falou à comunicação social. O defesa-central assegurou que a equipa entrará em campo confiante e à procura dos três pontos, apesar das dificuldades previstas para o encontro. "Estamos bem, sentimo-nos confiantes. Já os vencemos uma vez em casa, sabemos que vai ser um jogo difícil, diferente, fora, o que é sempre mais complicado, mas estamos a trabalhar e a ver os pontos fortes e fracos da Croácia para estarmos mais preparados para chegarmos ao jogo e conseguirmos o melhor resultado possível, que é a vitória", disse.

A Equipa das Quinas está privada dos dois centrais habitualmente titulares nesta Fase de Qualificação - Renato Veiga (convocado para a Seleção A) e Tomás Araújo (lesionado). Eduardo Quaresma fala sobre as ausências dos colegas e garante estar preparado, caso mereça a confiança do Selecionador Nacional Rui Jorge. "O Renato Veiga e o Tomás Araújo têm sido a dupla de centrais. O [Renato] Veiga teve o mérito de ser convocado para a equipa A, o Tomás [Araújo] teve a infelicidade de não poder estar neste estágio. Sendo eu um dos centrais que pode jogar - porque também temos aqui outros que o podem fazer - tenho que estar preparado, treinar bem e da melhor maneira e fazer aquilo que o mister pede. Felizmente, já estou há muitos anos com o mister, sei o que ele procura e espero estar preparado, caso jogue, para dar uma boa resposta e mostrar que posso jogar mais vezes", realçou.

O defesa-central realça que trabalha sempre com o objetivo de poder jogar, sempre respeitando as decisões técnicas. "Todos os jogdores devem pensar da mesma forma. Respeitar sempre o que os misters decidem porque, como se diz, eles têm a faca e o queijo na mão. Eu tenho que pensar que consigo ser titular, que consigo impor o meu jogo e que, treinando bem e estando preparado, consigo dar uma boa resposta", frisou.

Para terminar, Eduardo Quaresma foi desafiado a revelar se conversou com Geovany Quenda, colega de equipa, quando este foi convocado pela primeira vez para a Seleção A. O internacional português aproveitou para elogiar o jovem atleta. "O Quenda é um miúdo muito calminho, muito ciente do que tem que fazer. Trabalha muito bem e surpreendeu-me muito pela positiva na pré-época e no início da temporada. Se foi convocado para a Seleção A é porque merece estar lá. Disse-lhe para estar tranquilo, para continuar a fazer o que tem vindo a fazer. Tem muita personalidade, muita irreverência, não sente muito a pressão e espero que lhe corra tudo bem na Seleção A", concluiu.

Eis a lista atualizada: 

Guarda-redes: Francisco Silva (Sporting CP), João Carvalho (SC Braga) e Samuel Soares (SL Benfica).

Defesas: Chico Lamba (FC Arouca), Eduardo Quaresma (Sporting CP), Flávio Nazinho (Cercle Brugge KSV), Gabriel Brás (FC Porto), Rafael Rodrigues (AVS), Rodrigo Gomes (Wolverhampton Wanderers FC) e Rodrigo Pinheiro (FC Famalicão);

Médios: Bernardo Folha (Al Wahda), Dário Essugo (UD Las Palmas), Gustavo Sá (FC Famalicão), João Marques (SC Braga), Mateus Fernandes (Southampton FC), Paulo Bernardo (Celtic FC) e Vasco Sousa (FC Porto);

Avançados: Carlos Borges (Wolverhampton Wanderers FC), Fábio Silva (UD Las Palmas), Henrique Araújo (FC Arouca), Pedro Santos (Moreirense FC), Rodrigo Mora (FC Porto) e Tiago Tomás (VFL Wolfsburg);

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

HISTÓRICO COM A CROÁCIA

Este jogos dão continuidade à qualificação lusa para o Euro 2025, onde Portugal tem como adversários igualmente, no Grupo G, as equipas da Andorra, Bielorrússia, Grécia e Ilhas Faroé. 

Depois deste embate frente à Croácia, a formação portuguesa encerrará a qualificação na janela internacional de outubro, diante das Ilhas Faroé (11 de outubro, em Klaksvik) e de Andorra (15 de outubro, em Andorra la Vella). 

Programa geral:*

5 de setembro de 2024 | 5.ª feira
10h00: treino (Cascade)

6 de setembro de 2024 | 6.ª feira
10h00: treino (Cascade)

7 de setembro de 2024 | sábado
10h00: treino (Cascade)
Partida para Lisboa

8 de setembro de 2024 | domingo
09h30: treino (Cidade do Futebol)
14h25: partida para a Alemanha
18h30: chegada a Munique
20h30: partida para a Croácia
21h30: chegada a Zagreb

9 de setembro de 2024 | 2.ª feira
18h00: treino oficial

10 de setembro de 2024 | 3.ª feira
19h00: jogo Croácia x Portugal (Stadion Branko Cavlovic-Cavlek | Karlovac)

11 de setembro de 2024 | 4.ª feira
06h20: partida para a Alemanha
07h25: chegada a Munique
11h20: partida para Portugal
13h35: chegada a Lisboa

*Horários locais. Na Croácia é mais uma hora do que em Portugal Continental.


;

Notícias