Gabriel Brás: "sabemos da qualidade do adversário"

Seleção Sub-21

Equipa das Quinas trabalhou pela penúltima vez em Lagos.

A Seleção Nacional Sub-21 realizou, esta sexta-feira, a penúltima sessão de treinos em Lagos, no Algarve, região onde estará até sábado concentrada, tendo em vista o compromisso de qualificação para o Europeu, diante da Croácia, em Karlovac. A partida realiza-se dia 10 de setembro, pelas 18h00.

Recorde-se que Portugal é primeiro classificado do Grupo G, com 18 pontos somados em sete partidas, seguida da Grécia (com 14 pontos em oito jogos), da Croácia (com 13 pontos em seis jogos), das Ilhas Faroé (com sete pontos em seis jogos), da Bielorrússia (com seis pontos em nove jogos) e de Andorra (com três pontos em oito jogos). 

No seu percurso, a Equipa das Quinas conta com vitórias diante de Andorra (3-0 em casa), Bielorrússia (5-0 fora e 6-1 em casa), Grécia (2-0 em casa), Ilhas Faroé (4-0 em casa) e Croácia (5-1 em casa). O único desaire aconteceu na Grécia (1-2).

Gabriel Brás foi, esta sexta-feira, o porta-voz do grupo. O central, convocado pela primeira vez para este espaço em novembro, espreita a estreia no escalão de sub-21. "Claro que penso numa possível estreia, faz parte do processo. Quem está cá merece cá estar e trabalhamos todos para jogar e ajudar ao máximo a nossa seleção", realçou.

O defesa não espera facilidades diante da Croácia. "Espero um jogo bastante complicado, sabemos da qualidade do adversário. Temos que pensar sempre em nós primeiro, trabalhar o nosso jogo e prepará-lo ao máximo para sermos felizes", frisou.

Colega de equipa de Rodrigo Mora, Gabriel Brás vê a convocatória do mais jovem do grupo como justa e não tem dúvida de que será útil para a equipa. "Vejo a convocatória do [Rodrigo] Mora como merecida, por tudo o que ele tem trabalhado e pelo talento que ele também tem. Tem demonstrado isso e é sem dúvida mais um para ajudar o grupo", considerou.

A Seleção A venceu, esta quinta-feira a Croácia, a contar para a Liga das Nações. Nesse jogo, Cristiano Ronaldo atingiu um novo registo histórico e Gabriel Brás foi desafiado a comentar o acontecimento. "Vimos o jogo juntos e gostámos do que vimos. Foi um bom jogo. Em relação ao Cristiano, não há muito a dizer, toda a gente sabe o que ele é o que representa. É mais um marco histórico na sua carreira", concluiu.

Francisco Silva já treinou com a equipa

O guardião Francisco Silva - resgatado à Seleção Nacional Sub-20 onde ainda disputou o jogo desta quinta-feira diante da Noruega - juntou-se ao grupo na noite desta quinta-feira e já treinou esta manhã, fechando o lote de guarda-redes à disposição do Selecionador Nacional para o encontro diante da Croácia. 

Francisco Silva foi, assim, um dos 21 jogadores disponíveis na sessão de trabalhos matinal, que contou com dois jogadores - Henrique Araújo e Gabriel Brás - a fazerem trabalho de ginásio.

Eis a lista atualizada: 

Guarda-redes: Francisco Silva (Sporting CP), João Carvalho (SC Braga) e Samuel Soares (SL Benfica).

Defesas: Chico Lamba (FC Arouca), Eduardo Quaresma (Sporting CP), Flávio Nazinho (Cercle Brugge KSV), Gabriel Brás (FC Porto), Rafael Rodrigues (AVS), Rodrigo Gomes (Wolverhampton Wanderers FC) e Rodrigo Pinheiro (FC Famalicão);

Médios: Bernardo Folha (Al Wahda), Dário Essugo (UD Las Palmas), Gustavo Sá (FC Famalicão), João Marques (SC Braga), Mateus Fernandes (Southampton FC), Paulo Bernardo (Celtic FC) e Vasco Sousa (FC Porto);

Avançados: Carlos Borges (Wolverhampton Wanderers FC), Fábio Silva (UD Las Palmas), Henrique Araújo (FC Arouca), Pedro Santos (Moreirense FC), Rodrigo Mora (FC Porto) e Tiago Tomás (VFL Wolfsburg);

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

HISTÓRICO COM A CROÁCIA

Este jogos dão continuidade à qualificação lusa para o Euro 2025, onde Portugal tem como adversários igualmente, no Grupo G, as equipas da Andorra, Bielorrússia, Grécia e Ilhas Faroé. 

Depois deste embate frente à Croácia, a formação portuguesa encerrará a qualificação na janela internacional de outubro, diante das Ilhas Faroé (11 de outubro, em Klaksvik) e de Andorra (15 de outubro, em Andorra la Vella). 

Programa geral:*

7 de setembro de 2024 | sábado
10h00: treino (Cascade)
Partida para Lisboa

8 de setembro de 2024 | domingo
09h30: treino (Cidade do Futebol)
14h25: partida para a Alemanha
18h30: chegada a Munique
20h30: partida para a Croácia
21h30: chegada a Zagreb

9 de setembro de 2024 | 2.ª feira
18h00: treino oficial

10 de setembro de 2024 | 3.ª feira
19h00: jogo Croácia x Portugal (Stadion Branko Cavlovic-Cavlek | Karlovac)

11 de setembro de 2024 | 4.ª feira
06h20: partida para a Alemanha
07h25: chegada a Munique
11h20: partida para Portugal
13h35: chegada a Lisboa

*Horários locais. Na Croácia é mais uma hora do que em Portugal Continental.


;

Notícias