O ala de 35 anos perspetivou a participação portuguesa em mais um Mundial.
A Seleção Nacional de Futsal realizou, esta segunda-feira, o último treino no Pavilhão Leões Porto Salvo, em Oeiras, dando continuidade ao estágio de preparação para o Campeonato do Mundo de Futsal 2024, que se realiza no Uzbequistão.
A Equipa das Quinas segue viagem para o Uzbequistão nesta terça-feira à tarde.
FOTOGALERIA
DOSSIÊ DE IMPRENSA
Em declarações aos jornalistas, Pany mostrou-se muito orgulhoso por ter a possibilidade de participar em mais um Mundial: "É um orgulho que não cabe em mim, porque todos os atletas ambicionam estar neste patamar. Independentemente de ser a primeira, a segunda ou a décima vez, cada Mundial tem a sua história, tem um sabor especial e a mim, individualmente, cabe-me dar o que tenho de melhor", disse.
O ala de 35 anos diz que o foco está no que Portugal pode fazer: "Não diria que somos um alvo a abater, mas visto que nós somos os detentores do título é óbvio que as seleções tudo vão fazer para alguns para recuperar um troféu que já nos conquistaram, outros para chegar pela primeira vez a esse tal título, mas temos de estar focados em nós. O que os adversários, as outras seleções vão fazer, não podemos controlar. Só podemos controlar o que nós temos para fazer e se o fizermos da forma como o temos feito ultimamente, eles vão ter de trabalhar muito para nos levar de vencido", acrescentou.
Perspetivando a fase de grupos, Pany diz que a equipa tem de ser fiel à sua identidade: "É um grupo difícil, onde vamos encontrar equipas com características completamente diferentes. No entanto, muito mais do que os adversários temos de olhar para aquilo que temos de fazer e que estamos capacitados para fazer. Vamos tentar explorar os pontos menos fortes de cada equipa. Essencialmente temos de ser Portugal, competir para vencer e meter em campo o nosso plano de jogo", disse.
A fechar, o internacional português faz um balanço muito positivo da preparação: "Tem sido duro mas prazeroso. Duros porque fomos levados ao limite e prazeroso porque temos muita vontade de estar aqui. Falta apenas refinar algumas coisas, é altura dos pequenos pormenores".
Recorde-se que a Equipa das Quinas abre sua participação no Mundial a 16 de setembro de setembro, com Panamá, num encontro com início pelas 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental). Segue-se o jogo com Tajiquistão, três dias depois (19 de setembro), às 20 locais (16h00 de Portugal Continental). A 22 de setembro, a Equipa das Quinas encerra a fase de grupos ao defrontar Marrocos, numa partida agendada para as 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental). Os três jogos da fase de grupos disputam-se na Humo Arena, em Tashkent.
Os dois primeiros classificados de cada grupo, assim como os quatro melhores terceiros classificados, seguem para a próxima fase. O Campeonato do Mundo Uzbequistão 2024 será disputado nas cidades de Tashkent, Bukhara e Andijan, entre os dias 14 de setembro e 6 de outubro.
Eis a lista de convocados:
Guarda-redes: Edu (El Pozo Múrcia) e André Correia (SL Benfica)
Fixos: João Matos (Sporting CP), André Coelho (SL Benfica) e Tomás Paçó (Sporting CP)
Fixo/Ala: Afonso Jesus (SL Benfica)
Alas: Pany (Al-Nassr), Bruno Coelho (RFS Futsal), Kutchy (SL Benfica), Lúcio Rocha (SL Benfica) e Tiago Brito (SC Braga/AAUM)
Universal: Erick (FC Barcelona)
Ala/Pivô: Fábio Cecílio (SC Braga/AAUM)
Pivô: Zicky (Sporting CP)
MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES
Programa da Seleção Nacional até à viagem
09 de setembro | segunda-feira
18h00: Treino – Pavilhão Leões Porto Salvo
10 de setembro | terça-feira
16h30: Viagem para Istambul (Turquia)
23h20: Chegada a Istambul (Turquia)
11 de setembro | quarta-feira
01h10: Viagem para Tashkent (Uzbequistão)
07h40: Chegada a Tashkent (Uzbequistão)
*As horas indicadas são locais.
Na Turquia são mais duas horas que em Portugal Continental
No Uzbequistão são mais quatro horas que em Portugal Continental
O restante programa será divulgado oportunamente.