Apuramento cada vez mais perto

Seleção Sub-21

Portugal vence Croácia por 2-0 e está a um ponto de se qualificar para o Europeu.

A Seleção Nacional Sub-21 venceu, esta terça-feira, a Croácia, por 2-0 em mais um jogo referente à Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa 2025, a realizar-se na Eslováquia. Paulo Bernardo (50') e Carlos Borges (89') fizeram os golos do triunfo que colocam Portugal a um ponto da qualificação direta para o Europeu.

Essa qualificação pode ser garantida já na próxima janela competitiva, em outubro, onde a Equipa das Quinas tem agendados embates diante das Ilhas Faroé (11 de outubro, em Klaksvik) e de Andorra (15 de outubro, em Andorra la Vella). 

Os comandados de Rui Jorge são agora líderes com 21 pontos oito partidas, seguidos da Grécia (17 pontos em nove jogos), da Croácia (16 pontos em oito jogos), das Ilhas Faroé (com sete pontos em oito jogos), da Bielorrússia (com seis pontos em nove jogos) e de Andorra (com três pontos em oito jogos). 

No seu percurso, a Equipa das Quinas conta com vitórias diante de Andorra (3-0 em casa), Bielorrússia (5-0 fora e 6-1 em casa), Grécia (2-0 em casa), Ilhas Faroé (4-0 em casa) e Croácia (5-1 em casa e 2-0 fora). O único desaire aconteceu na Grécia (1-2).

Filme do jogo

Com ambas as equipas a lutarem claramente para vencer num relvado em estado lastimável, não foi de estranhar com o perigo rondasse as duas balizas nos primeiros momentos do encontro. Se Portugal não conseguiu capitalizar as primeiras jogadas em verdadeiras ameaças à baliza croata, o mesmo não se pode dizer da equipa da casa que aos quatro minutos só não marcou porque Gabriel Brás, no seu jogo de estreia pela formação de Sub-21, cortou de forma exímia, com a cabeça, em cima da linha de golo.

A reação portuguesa surgiu ao minuto 17, com Rodrigo Gomes, num remate de ressaca a atirar rasteiro ao lado. Dois minutos depois foi Mateus Fernandes a estar perto do golo, num lance em que parece que o camisola 7 português é importunado por um adversário no momento em que tenta chegar à bola.

O centrocampista esteve novamente pertíssimo de voltar a abrir o ativo ao minuto 22, mas no frente-a-frente com o guardião croata, deixou que este levasse a melhor. Grande intervenção de Cavlina para canto que viu a sua baliza novamente ameaçada na sequência dessa mesma bola parada,. Paulo Bernardo, contudo, falhou o alvo.

A Croácia voltou a criar perigo ao minuto 27, na sequência de uma bola parada, mas Samuel Soares foi ao relvado brilhar com uma defesa segura. Nova situação de perigo aos 42 minutos, mas a defensiva portuguesa resolveu em cima da linha de golo.

A primeira parte terminou da mesma forma como começou: com o nulo no marcador. Ambas as equipas já poderiam ter feito balançear as redes adversárias, mas as defensivas tinham sempre levado a melhor.

A segunda parte começou praticamente com golo português. Aos 50 minutos, jogada de insistência da equipa portuguesa, com Rodrigo Gomes, a servir Tiago Tomás que leva a bola para a linha de fundo e cruza atrasado onde surge Paulo Bernardo, de forma oportuna, a inaugurar o marcador.

O 2-0 esteve perto ao minuto 56, com Gustavo Sá a tentar surpreender o guardião adversário diretamente do meio-campo. No minuto seguinte, foi Fábio Silva, com um remate colocado, a quase fazer o golo, mas a bola bateu suficientemente numadversário para sair desviada para canto. 

A reação croata surgiu aos 65 minutos, mas Samuel Soares, com uma excelente intervenção, evitou o empate, após cabeceamento de Matkovic. 

Portugal respondeu de imediato e Tiago Tomás e Fábio Silva, no minuto seguinte, tiveram o empate nos pés. 

O minuto 82 trouxe novas situações de perigo à baliza croata, mas Rodrigo Mora viu o seu remate desviado e Carlos Borges pegou mal na bola na sequência de um pontapé de canto.

Aos 86 minutos, Samuel Soares foi chamado a intervir uma vez mais, mas fê-lo com mestria, evitando o empate.

A partida ficou sentenciada ao minuto 89, em mais um grande golo coletivo. Rodrigo Mora em posição privilegiada, não careceu de altruísmo e deu para o lado para Carlos Borges, onde o extremo, recém-entrado, atirou a contar para a baliza desguarnecida de guarda-redes. 

FICHA DE JOGO
Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa Sub-21 2025 - Grupo G
Stadion Branko Cavlovic-Cavlek | Karlovac

Árbitro: Eric Wattellier (França)
Árbitros assistentes: Aurélien Drouet (França) e Aurélien Berthomieu (França)
Quarto árbitro: Jérémy Stinat (França)

CROÁCIA 0-2 PORTUGAL (0-0 ao intervalo)

CROÁCIA (11 inicial): Nikola Cavlina - Cap., Ivan Cvijanovic (Marin Soticek, 83'), Luka Vuskovic, Moreno Zivkovic, Simun Hrgovic, Gabriel Vidovic (Lovro Zvonarek, 58'), Veldin Hodza, Marko Soldo, Lukas Kacavenda (Ante Crnac, 66'), Marin Ljubicic (Franjo Ivanovic, 58') e Anton Matkovic (Leon Belcar, 66').
Suplentes: Franko Kolic, Dominik Prpic, Marin Prekodravac e Domagoj Bukvic.
Treinador: Ivica Olic
Golos: -.
Disciplina: cartão amarelo a Ante Crnac (84')

PORTUGAL (11 inicial): Samuel Soares, Rodrigo Gomes, Eduardo Quaresma, Gabriel Brás, Rafael Rodrigues, Gustavo Sá (Henrique Araújo, 74'), Mateus Fernandes (Bernardo Folha, 70'), Paulo Bernardo - Cap., Vasco Sousa, Fábio Silva (Carlos Borges, 80') e Tiago Tomás (Rodrigo Mora, 70').
Suplentes: João Carvalho, Rodrigo Pinheiro, Dário Essugo, João Marques e Pedro Santos.
Treinador: Rui Jorge
Golos: 0-1 por Paulo Bernardo (50'); 0-2 por Carlos Borges (89´)
Disciplina: -.

Eis a lista atualizada: 

Guarda-redes: Francisco Silva (Sporting CP), João Carvalho (SC Braga) e Samuel Soares (SL Benfica).

Defesas: Chico Lamba (FC Arouca), Eduardo Quaresma (Sporting CP), Flávio Nazinho (Cercle Brugge KSV), Gabriel Brás (FC Porto), Rafael Rodrigues (AVS), Rodrigo Gomes (Wolverhampton Wanderers FC) e Rodrigo Pinheiro (FC Famalicão);

Médios: Bernardo Folha (Al Wahda), Dário Essugo (UD Las Palmas), Gustavo Sá (FC Famalicão), João Marques (SC Braga), Mateus Fernandes (Southampton FC), Paulo Bernardo (Celtic FC) e Vasco Sousa (FC Porto);

Avançados: Carlos Borges (Wolverhampton Wanderers FC), Fábio Silva (UD Las Palmas), Henrique Araújo (FC Arouca), Pedro Santos (Moreirense FC), Rodrigo Mora (FC Porto) e Tiago Tomás (VFL Wolfsburg);

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

HISTÓRICO COM A CROÁCIA

Programa geral:*

11 de setembro de 2024 | 4.ª feira
06h20: partida para a Alemanha
07h25: chegada a Munique
11h20: partida para Portugal
13h35: chegada a Lisboa

*Horários locais. Na Croácia é mais uma hora do que em Portugal Continental.


;

Notícias