Polónia levou a melhor na final.
A Seleção Nacional Feminina de Futebol de Praia perdeu, este domingo, diante da Polónia, por 5-1, no jogo decisivo da Superfinal da Liga Europeia. A formação portuguesa termina, assim, a prova em Itália na segunda posição e regressa como vice-campeã europeia da modalidade.
A congénere polaca entrou praticamente a vencer no encontro. Um bis de Sudyk (1' e 3') e um golo de Szpera (10') davam uma vantagem muito confortável no final do primeiro período, sendo que essa vantagem foi ainda dilatada no segundo, devido aos dois golos de Matusiak (3' e 7').
Com uma diferença de cinco golos no marcador, a formação portuguesa conseguiu ainda reduzir na última parte da partida, com um tento de Daniela Pereira (10', 3.ºP);
Recorde-se que a Equipa das Quinas chega a esta fase da competição depois de ter terminado em segundo lugar do seu grupo, fruto das vitórias diante da Ucrânia (4-3) e Chéquia (5-3). A única derrota aconteceu diante de Itália, por 2-0. Nas meias-finais, as comandadas de Alan Cavalcanti bateram a Espanha por 4-3.
Alghero recebeu pelo segundo ano consecutivo os melhores das areias, que se juntaram durante uma semana com a ambição de levantar o tão desejado título europeu.
A cidade italiana fica situada na costa noroeste da Sardenha, ficando rodeada por muralha antigas, sendo muito conhecida pelo seu centro histórico calcetado.
Alan Cavalcanti, Selecionador Nacional, em discurso direto:
"Foi um jogo difícil, porque começar logo a perder contra a Polónia - uma equipa muito bem treinada, fisicamente muito forte e com uma guarda-redes com um excelente jogo de pés - e depois de uma meia-final desgastante contra a Espanha, fica muito complicado ir correr atrás do resultado. Entrámos muito mal no jogo. Com três/quatro minutos já estávamos a perder 0-2 e isso dificultou a tarefa. Ainda assim, as jogadoras estão de parabéns pelo que fizeram, dado ter sido um ano com poucas competições e poucos treinos. Com pouco tempo de trabalho conjunto, chegarem aqui e atingirem a final, merecem que lhes dê os parabéns.
O segredo da final esteve na condição física, que advém de mais tempo de treino, e de uma maior capacidade para jogar a final. A Polónia fisicamente está muito forte e vê-se que têm muito treino nas pernas. Acho que essa foi a diferença da final. A Polónia beneficiou também de não ter feito uma semi-final tão desgastante como a nossa. A nossa foi muito exigente fisicamente. Eliminarmos a Espanha, que é a melhor seleção do mundo, e termos apenas 24 horas para recuperar, não é fácil.
O balanço da prova, no conceito geral, não foi bom, para mim, pela situação como os jogos decorreram. A nível de resultados, saio satisfeito. Pelo pouco número de jogos que fizemos este ano, sairmos como vice-campeões europeus é satisfatório."
FICHA DE JOGO
Super Final da Liga Europeia Feminina
Alghero, Itália
Final
POLÓNIA - PORTUGAL
1ºP: 3-0
2ºP: 5-0
3ºP: 5-1
Equipa de arbitragem
1.º árbitro: Fiammetta Susanna (Itália)
2.º árbitro: Ojaos Valera Alejandro (Espanha)
3.º árbitro: Mehdi Sayoud (Bélgica)
Cronometrista: Nikolaos Manouras (Grécia)
POLÓNIA (cinco inicial): Banaszkiewicz, Sudyk, Kwiatkowska, Suskiewicz - Cap. e Szpera.
Suplentes: Palacios, Matusiak, Bednarska, Cykman, Swit, Gozdek e Siowy.
Selecionador Nacional: Mateusz Sroka
Disciplina:
PORTUGAL (cinco inicial): Jamila Marreiros - CAP (GR), Ema Toscano, Inês Cruz, Carolina Ferreira e Cristiana Costa.
Suplentes: Bárbara Santos (GR), Daniela Pereira, Marta Simões, Beatriz Tristão, Joana Flores, Érica Ferreira e Andreia Silva.
Selecionador Nacional: Alan Cavalcanti.
Disciplina:
Golos: 1-0 por Sudyk (1', 1.ºP); 2-0 por Sudyk (3', 1.ºP); 3-0 por Szpera (10', 1.ºP); 4-0 por Matusiak (3', 2.ºP); 5-0 por Matusiak (7', 2.ºP); 5-1 por Daniela (10', 3.ºP);
MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES
Eis a lista de convocadas:
ACD SÓTÃO: Bárbara Santos; Carolina Ferreira; Ema Toscano; Inês Cruz; Joana Flores
AD NAZARÉ 2022: Daniela Pereira
AD PASTEIS BOLA: Andreia Silva; Beatriz Tristao; Cristiana Costa; Érica Ferreira; Jamila Marreiros
GD ILHA: Marta Simões
Programa geral
15 de setembro | domingo
16h45 - FINAL
16 setembro | segunda-feira
08H45 Partida Olbia – Zurique (Voo LX8387) – Chegada 10h15
12h45 Partida Zurique – Lisboa (LX2084) – Chegada 14h40
*Os horários apresentados são locais. Em Itália é mais uma hora que em Portugal Continental
Clique aqui para conferir todas as classificações