Seleção A Futsal

Jorge Braz e Bruno Coelho esperam jogo exigente

Futsal - Seleção A

Antevisão do jogo com o Tajiquistão, referente à 2.ª ronda do Grupo E do Mundial.

A Seleção Nacional de Futsal realizou, esta quarta-feira, o seu treino oficial no Turin Training Hall, em Tashkent, na véspera do encontro com o Tajiquistão, relativo à 2.ª jornada do Grupo E do Campeonato do Mundo de Futsal 2024.

Recorde-se que Portugal lidera o agrupamento, com os mesmos três pontos de Marrocos, que derrotou o Tajiquistão por 4-2 na 1.ª jornada.

Olhando para o registo histórico, este será o primeiro confronto entre Portugal e Tajiquistão, que se estreia em Mundiais.

FOTOGALERIA
DOSSIÊ DE IMPRENSA
MEDIA GUIDE

Depois do treino, Jorge Braz e Bruno Coelho fizeram a antevisão da partida. O Selecionador Nacional e o sub-capitão realçaram a capacidade do oponente, mas destacaram a ambição e a força da formação portuguesa.

Jorge Braz, Selecionador Nacional, em discurso direto:
[Sobre os incêndios] "Enorme mensagem de força e apoio para Portugal. Há coisas muito mais importantes que um Campeonato do Mundo. Os portugueses estão a viver momentos difíceis e envio aqui um abraço enorme de força para os verdadeiros campeões: os bombeiros e todas as forças de segurança que têm ajudado. A Seleção Nacional de Futsal está com eles, evidentemente".

"A identidade do Tajiquistão revelou-se muito no jogo com Marrocos, por isso é que tiveram muitas oportunidades e mais finalizações que o adversário até. Têm muita qualidade individual, são verticais e muito diretos no jogo. Aquele ataque contra-ataque que nem sempre nos agrada enquanto treinadores. Estamos perfeitamente identificados com o Tajiquistão. Mas, como sempre, o importante somos nós e a forma como nos temos de comportar no jogo para cair para o nosso lado".

"Esperamos um Tajiquistão galvanizado e sem nada a perder. Já tinha dito anteriormente, é uma equipa que está com grande entusiasmo por ser a primeira vez que está no Mundial e fizeram uma Taça da Ásia muito boa. Vão dar tudo por tudo, são uma equipa muito alegre a jogar, que finaliza de todo o lado. Nós vamos ser Portugal, organizados e conscientes, isso é que é importante".

"Temos tentado afinar as novidades de forma a conseguirmos surpreender. A bola parada é algo extremamente importante. Acima de tudo, os jogadores portugueses têm maior conhecimento do jogo, com decisores e finalizadores muito bons. Agora é refinar e preparar coisas novas".

"Há muitos anos que digo o mesmo: é 40x20 em todo o lado. Nós temos de estar focados em campo. Temos um respeito enorme por toda a gente, adversários e adeptos dos adversários. Teremos sempre esse respeito. O que nos diz respeito é a forma como nos focamos dentro de campo para fazermos o nosso trabalho".

Bruno Coelho em discurso direto:
[Sobre os incêndios] "Antes de mais, quero deixar uma palavra de apreço para quem está a sofrer com os incêndios em Portugal. Dar uma força aos nossos bombeiros que têm batalhado bastante para contrariar estes incêndios"

"Esperamos mais dificuldades, frente a uma equipa mais intensa e mais forte fisicamente. Se nós não tivermos no máximo das nossas capacidades o jogo pode tornar-se mais difícil.O Tajiquistão é uma equipa que defende mais individual e que procura pressionar no campo todo. Já tivemos a analisar bem a equipa e esperamos um jogo mais exigente"

As expectativas para este Mundial são altas, queremos sempre ganhar. Estou aqui para ajudar a nossa Seleção no jogo desta quinta-feira e passar para a fase seguinte. Depois iremos encarar jogo a jogo e veremos o que se vai passar. O nosso objetivo é terminar o grupo no primeiro lugar e com três vitórias, esse é o nosso principal foco"

Portugal defronta o Tajiquistão nesta quinta-feira, às 20 locais (16h00 de Portugal Continental). A 22 de setembro, a Equipa das Quinas encerra a fase de grupos ao defrontar Marrocos, numa partida agendada para as 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental). Os três jogos da fase de grupos disputam-se na Humo Arena, em Tashkent. 

Os dois primeiros classificados de cada grupo, assim como os quatro melhores terceiros classificados, seguem para a próxima fase.

Programa da Seleção Nacional até ao fim da fase de grupos:

19 de setembro | quinta-feira
20h00: JOGO PORTUGAL x TAJIQUISTÃO (Humo Arena)

20 de setembro | sexta-feira
11h30: Treino de recuperação – Hotel
17h30: Treino – Financial University Training Hall

21 de setembro | sábado
11h30: Treino – Hotel
17h00: Treino -  Financial University Training Hall

22 de setembro | domingo
17h30: JOGO PORTUGAL x MARROCOS (Humo Arena)

*As horas indicadas são locais.
Na Turquia são mais duas horas que em Portugal Continental
No Uzbequistão são mais quatro horas que em Portugal Continental


;
;
18 de Setembro 2024
Foto

André Sanano/FPF

Notícias