Mais de 100 pessoas nas sessões de formação em Saúde Mental

Portugal Football School

Projeto 'Sentinelas da Saúde Mental' com grande adesão nacional.

As ações de formação do projeto “Sentinelas da Saúde Mental” reuniram mais de 100 pessoas na primeira semana de sessões online. A maioria dos participantes destacou a relevância do tema, a importância do acompanhamento psicológico e de conhecerem ferramentas preventivas para apoiar os atletas mais jovens, como os motivos que os levaram a participar nas ações de formação.

Cerca de 78 por cento dos participantes nunca tinha estado numa ação de formação sobre o tema e 71,3 por cento dos formandos avalia o seu conhecimento sobre saúde mental no contexto desportivo entre o baixo e o razoável.

Após as sessões, foram levantadas várias questões práticas, sobre como lidar com os atletas que sofrem de ansiedade, com a frustração no sucesso desportivo ou como ajudar a encontrar ajuda.

As inscrições nas sessões online continuam abertas e realizam-se duas vezes por dia e em dois dias da semana: todas as segundas-feiras, às 18h30 e às 20h00; e aos sábados, às 10h30 e às 12h00. As candidaturas podem ser realizadas aqui.

Estão ainda previstas ações presenciais direcionadas a Associações de Futebol distritais e regionais, bem como a clubes, profissionais de saúde, gestores, treinadores, atletas, pais/tutores, escolas e autarquias.

O “Projeto Sentinelas de Saúde Mental FPF” resulta de uma parceria estabelecida entre a FPF e o Grupo de Atuação em Psicologia e Performance (GAPP), tendo como objetivo contribuir para a elevação da literacia emocional no contexto do desporto de formação numa amostra alargada de clubes de futebol em Portugal. Esta iniciativa conta com o apoio da UEFA e do Ministério da Saúde.

Para mais informações sobre o projeto, entre em contato com a Portugal Football School.

 

 


;

Notícias