Portugal Football School ganha bolsa FCT em projeto de colaboração

Portugal Football School

Projeto de computação avançada para prevenção de lesões no desporto amador.

A equipa de investigação da Universidade de Aveiro, Universidade da Beira Interior e Portugal Football School, da Federação Portuguesa de Futebol, recebeu uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito da “Call Advanced Computing Projects (4th ed) - A0 Experimental Access (round D)”.

O projeto escolhido tem como objetivo criar modelos para o processamento dos dados da “PLAYSAFE4ALL”, uma plataforma de acesso aberto para gestão desportiva, vigilância de lesões, prevenção e educação para o desporto amador.

A prevenção de lesões é crucial na prática desportiva, uma vez que uma lesão pode induzir uma suspensão temporária do treino, afetando imediatamente a condição física dos atletas e o desempenho da equipa, podendo comprometer os objetivos desportivos da época. 

O objetivo da “PLAYSAFE4ALL” é desenvolver uma plataforma de acesso livre que permita democratizar o conhecimento sobre a prevenção de lesões e divulgar a vigilância de lesões que podem levar ao desenvolvimento de estratégias adequadas de prevenção de lesões específicas para os jogadores com métodos de aprendizagem automática. 

“Esta bolsa irá permitir dar mais um passo na concretização de um projeto que esta equipa de investigação promove há quatro anos em prol do desporto amador, para que este seja mais sustentável, promovendo em simultâneo mais saúde e mais conhecimento aos praticantes de desporto amador”, explicou Mário Lopes, professor adjunto da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e responsável pela investigação.

Além de Mário Lopes, fazem parte do grupo de investigação João Brito da Federação Portuguesa de Futebol, Bruno Travassos da Universidade da Beira Interior, Rui Costa e Mário Rodrigues da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e  Luís Jorge Gonçalves e Ivan Pires da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia gere a Rede Nacional de Computação Avançada, procurando agregar recursos nacionais de computação avançada, promovendo a cooperação entre os vários centros envolvidos e desenvolvendo parcerias nacionais e internacionais com outras entidades.

 


;

Notícias