Análise ao triunfo português na estreia no apuramento
A Seleção Nacional de Futebol de Praia venceu, esta sexta-feira, o Cazaquistão, por 0-12, na 1ª Jornada da qualificação para o Campeonato do Mundo FIFA 2025, em Cádiz (Espanha).
Face a este resultado, os Heróis da Areia entram com o pé direito na competição, liderando o Grupo C, com três pontos, os mesmos da Estónia, que também triunfou sobre a Alemanha, por 2-5.
A Equipa das Quinas encontra-se a estagiar na Andaluzia (Cádiz, Espanha), local anfitrião do apuramento mundial, entre os dias 4 e 13 de outubro, onde sairão quatro nações europeias apuradas para o próximo torneio mundial.
Os 14 eleitos de Mário Narciso têm o seu segundo desafio agendado, na prova, este domingo, às 17h00 portuguesas, frente à Estónia.
CRÓNICA DO JOGO
No final da partida, Mário Narciso e Rúben Brilhante foram os porta-vozes da armada lusa.
Mário Narciso, Selecionador Nacional, em discurso direto:
“Claro que é uma equipa muito inferior à nossa, mas estas coisas nestas equipas que parecem mais fáceis, senão encararmos os jogos com seriedade às vezes complicam-se. Os jogadores estavam prevenidos para isso, entraram como se fossem jogar contra o Brasil ou Espanha e as coisas tornaram-se mais fáceis.
Assim que entrou o primeiro golo, a outra equipa caiu e nós fizemos a nossa obrigação que era ganhar.”
Estónia: “É uma equipa que já tem processos de jogo melhor definidos, que tem jogadores com mais experiência que estes do Cazaquistão, será um jogo de certeza a absoluta um pouco mais difícil que este, mas estou convencido que se nos entregarmos e vamos fazê-lo com seriedade como fizemos hoje, fortes nas marcações que é muito importante, vamos conseguir levar de vencida, que é esse o nosso propósito.”
“Por vezes existe um goleador que faz sete, seis ou cinco golos, mas os golos foram repartidos por quase toda a equipa. É bom sinal, que não estamos dependentes de um jogador, que se tiver a infelicidade de se lesionar ficamos sem o jogador, mas sim é a equipa que está a fazer os golos.”
Rúben Brilhante, internacional português, em discurso direto:
“Começamos da melhor maneira, com uma vitória. Sabíamos que seria um jogo que se poderia tornar complicado senão entrássemos com a mentalidade certa e com o espírito certo. Felizmente conseguimos abrir uma boa vantagem e fomos controlando e gerindo o jogo, com os golos a aparecer.”
“A melhor forma de respeitar o adversário é continuarmos a jogar, a tentar marcar golos, a jogar bem, com vontade, com a mentalidade certa e é isso que nos define, queremos sempre mais, somos ambiciosos.”
“O ano passado jogamos contra a Estónia, só ganhamos no último segundo, com golo do Jordan, de bola de saída. Sabemos que será um jogo difícil, são uma equipa muito física e que vamos ter de entrar com o espírito correto, temos andado a jogar bem, vimos de uma grande competição, queremos ganhar.”
“Vamos ter muitos jogos, a equipa está feliz, está a passar um bom momento, está confiante, sabe o que tem de fazer para alcançar o principal objetivo e vamos jogo a jogo com vontade e união para ganhar os jogos.”
As contas do apuramento
Os Heróis das Areia encontram, na fase de grupos, as congéneres do Cazaquistão (vitória por 0-12), Estónia (6 de outubro) e Alemanha (7 de outubro), com os primeiros dois classificados de cada grupo e os quatro melhores terceiros lugares a ficarem apurados para a segunda etapa (play-off), para depois se formar novamente grupos, desta feita dois de quatro equipas e, assim, descobrir as qualificadas (as duas melhores de cada agrupamento).
O primeiro encontro, da primeira fase, será frente ao Cazaquistão, a 4 de outubro, para defrontar a Estónia a 6 de outubro e no dia seguinte o conjunto da Alemanha.
O Campeonato do Mundo de Futebol de Praia da FIFA Seychelles 2025 terá lugar entre 1 e 11 de maio de 2025 em Victoria, na ilha de Mahé.
As Seychelles são um arquipélago de 115 ilhas no Oceano Índico, perto da costa leste da África.
A Equipa das Quinas, atual campeã da europa, já venceu o Campeonato do Mundo, sob a chancela FIFA, em duas ocasiões, em 2015 e 2019.
Eis a lista de convocados:
Guarda-redes: Diogo Dias (ACD Sótão), Pedro Mano (SC Braga) e Rúben Regufe (Leixões SC)
Fixos: Bernardo Lopes (ACD Sótão) e Rui Coimbra (ACD Sótão)
Alas: André Lourenço (SC Braga), Bê Martins (SC Braga), Duarte Algarvio (SC Braga), Jordan Santos (ACD Sótão), Rodrigo Pinhal (AFD Torre), Rúben Brilhante (SC Braga) e Vasco Gonçalves (GRAP)
Pivôs: Léo Martins (SC Braga) e Miguel Pintado (SC Braga)
MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES
Calendário de Jogos (Fase de Grupos):
4 de outubro | sexta-feira
Alemanha 2-5 Estónia
Cazaquistão 0-12 PORTUGAL
6 de outubro | domingo
11h30: Alemanha x Cazaquistão
18h00: PORTUGAL x Estónia
7 de outubro | segunda-feira
11h30: Estónia x Cazaquistão
15h30: PORTUGAL x Alemanha
Confira aqui o calendário completo
O restante programa será divulgado oportunamente no site da FPF. Os horários apresentados são locais, em Espanha é mais uma hora que em Portugal Continental.