Belenenses segue invencível com empate no último suspiro

Liga 3 Placard

Sporting B estava na frente mas cometeu um penálti nos descontos

Quando o Sporting B se preparava para celebrar uma vitória que permitia encurtar a distância em relação ao líder Belenenses, eis que os azuis seguraram a invencibilidade na Liga 3, com o empate ao 5.º minuto da compensação, na conversão de um pontapé de penálti.

Parecia tudo encaminhado para a quarta vitória dos leões, quando Baba Zakari derrubou Miguel Alves em plena área do Sporting B. Dinis Gorjão assinalou penálti e Xavi Fernandes atirou a contar.

Depois de uma 1.ª parte equilibrada, intensa mas ineficaz, foi do Belenenses a primeira oportunidade de golo na última metade: Ekanga isolou-se mas a mancha de Francisco Silva foi tremenda. O guarda-redes leonino brilhou no cara-a-cara com o avançado belenense e o nulo prevaleceu… mais três minutos.

“Quem não marca, sofre”. Rafael Nel adiantou o Sporting B, logo a seguir, com o primeiro golo da tarde, aos 53 minutos. E que golo deste avançado, na sequência de um recorte técnico acima da média, em dia de reencontro com um clube que também já foi seu.

O Belenenses acusou o golo e a reação não tardou: José Varela obrigou Francisco Silva a nova intervenção positiva (71’), Midana Sambú e o mesmo Varela não conseguiram concretizar duas tentativas no mesmo minuto (78’) e Xavi Fernandes atirou muito por cima (87’).

Mesmo em cheio, só no tal penálti decisivo. Aí, o Belenenses teve Xavi para picar o ponto e evitar aquela que seria a primeira derrota na prova.

O empate deixa o Belenenses com 4 pontos de avanço sobre um trio de perseguidores: Atlético, Caldas e o próprio Sporting B.

FICHA DE JOGO

Liga 3 Placard – Série B
8.ª jornada
Estádio
do Restelo, Lisboa

BELENENSES 1 - 1 SPORTING B
Ao intervalo:
0-0

Árbitro: Dinis Gorjão
Árbitros Assistentes: Ricardo Saraiva e Miguel Martins
Quarto árbitro: Pedro Contumélias

BELENENSES: Grilo, Brasido, Gonçalo Maria, Danny (Varela, 63’), Rodrigo (Baba Zakari, 80’), Gabi, Cuca [cap] (Moninhas, 80’), Romário, Diogo Leitão (Xavi Fernandes, 80’), Morgado e Ekanga (Sambú, 63’)
Suplentes não utilizados: Neto, Machado, Barbosa e N. Tomás,
Treinador: José Sousa.

SPORTING B: Francisco Silva, Miguel Alves, Eduardo Felicíssimo, Rafael Besugo (João Simões, 74’), Mauro Couto, Henrique Arreiol, Rafael Nel (Gabriel Silva, 65’), Manuel Mendonça [cap], Afonso Moreira, Lucas Taibo e Samuel Justo.
Suplentes não utilizados: Guilherme Pires, Guilherme Barroso, Alexandre Brito, Bruno Ramos, Lucas Anjos, Denilson Santos e Luís Gomes.
Treinador: João Pereira.

Golos: 1-0 por Rafael Nel (53’); 1-1 por Xavi Fernandes (90’+5, gp).
Disciplina: amarelo a Miguel Alves (10’) e Brasido (59’); vermelho direto a Nuno Tomás (90’+1).

Homem do Jogo: Xavi Fernandes

Entrou apenas aos 80 minutos mas bem a tempo de mexer com o jogo e contribuir decisivamente para evitar a primeira derrota da sua equipa no campeonato. Xavi deu força à reação belenense e não falhou quando foi chamado à pedra, para bater um penálti no 5.º minuto da compensação. Fez o golo do empate e manteve o tal trio de perseguidores a 4 pontos.


;

Notícias