Braga recupera liderança no Estoril

Futebol Fem. - Liga BPI

Taty Sena bisa pela quarta vez

O Sporting de Braga sofreu muito para recuperar a liderança da Liga BPI, beneficiando de mais um bis de Taty Sena para vencer o Estoril por 2-1, no encerramento da 5.ª jornada.

Num jogo muito emotivo e bem disputado, as bracarenses adiantaram-se através de um penálti “de VAR”, aa castigar pisão de Pocinho a Taty Sena. A líder das goleadoras da Liga BPI converteu de forma irrepreensível e deu vantagem ao Braga ao intervalo, curiosamente na fase em que o Estoril tinha equilibrado o jogo.

Com uma atitude bastante positiva, as recém-promovidas conseguiram dinâmicas ofensivas interessantes, depois de uma entrada fortíssima das líderes do campeonato à entrada para esta jornada.

Pormenores e poucos centímetros impediram ambas as equipas de inaugurar o marcador antes. Lances protagonizados pelas bracarenses Sissi Ribeiro (6’), Malu Schmidt (11’, à trave, e 15’), tiveram resposta das estorilistas Bibocas (10’ e 11’), Sara Brasil (28’) e Daniela Santos (28’), ilustrando bem a produção ofensiva dos dois conjuntos. Já nos descontos, Carol Rocha ainda fez mais dois remates que podia ter alargado a vantagem do Braga (um intercetado e a recarga por cima).

Após o intervalo, o jogo manteve característica semelhantes, com as oportunidades a sucederem-se em ambas as balizas. Até que Sara Brasil aproveitou o ressalto de um mau alívio de Patrícia Morais para igualar (64’), depois de fintar duas adversárias.

O Sporting de Braga ficou pressionado por este resultado que lhe retirava a liderança da Liga BPI e teve de contar coma inspiração de Taty Sena para repor a vantagem (74’) num lance individual.

Com várias substituições de ambos os lados e a expulsão de Mariana Azevedo (88’, por acumulação de amarelos), o Estoril continuou a dar muito boa resposta e, inclusivamente, chegou a marcar aos 90’+6, mas Sofia Rosa assinalou uma infração da avançada estorilista Meredith, com o estádio a reclamar intervenção do VAR, que não se verificou.

FICHA DE JOGO

ESTORIL 1-2 SPORTING DE BRAGA (0-1 ao intervalo)

Liga BPI
5.ª jornada
Estádio António Coimbra da Mota

Árbitra: Sofia Rosa
Assistentes: Sara Gaspar e Andreia Miranda
Quarta árbitra: Bruna Pico

ESTORIL: Adriana; Godoi (Carlota, 90’), Pocinho (Leah Oliveira, 90’), Meredith, Lícia, Bibocas (Lara, 73’), Iris Ferreira (Patrícia Barreiros, 73’), Sarah Brasero (Marta Xavier, 83’), Sara Brasil (cap), Inês Duarte e Daniela Santos.
Suplentes não utilizadas: Isabel Peixeiro, Mafalda Almeida e Leonor Cruz.
Treinador: Nuno Ventura
Disciplina: amarelo a Sarah Brasero (25’) e Pocinho (38’).

SPORTING DE BRAGA: Patrícia Morais; Carol Rocha, Malu Schmidt (Rola Badawiya, 69’), Taty Sena, Ellie Walker, Dolores Silva (cap), Mariana Azevedo, Dani Silva (Ágata Filipa, 78’), Ana Rute, Sissi Ribeiro (Zoï Van de Ven, 69’) e Manjou Wilde (Vânia Duarte, 83’).
Suplentes não utilizadas: Aline Lima, Leonor Miller, Leah Lewis, Mylena Freitas e Melany Fortes.
Treinador: Miguel Santos
Disciplina: amarelo a Ellie Walker (27’), Sissi Ribeiro (60’), Mariana Azevedo (62’), Malu (68’) e Vânia Duarte (90’+5). Duplo amarelo a Mariana Azevedo.

Golos: 0-1, Taty Sena (40’, gp); 1-1, Sara Brasil (64’); 1-2, Taty Sena (74’).

Mulher do Jogo: Taty Sena

Mais um bis de Taty
A líder das melhores marcadores da Liga BPI foi a chave que permitiu ao Sporting de Braga abrir o bem fechado cofre com os três pontos.

Primeiro, sofreu a falta que deu origem à grande penalidade que ele próprio converteu com enorme classe, impedindo qualquer veleidade a Adriana, que adivinhou o lado. Depois, quando o jogo tinha sido igualado, tirou um coelho da cartola, batendo Daniela Santos com uma receção orientada e fazendo um chapéu “sem abas”, de ângulo muito apertado.

Se juntarmos a tudo isto muita qualidade a tratar bola e muita ajuda na manobra defensiva, fica mais uma exibição portentosa de Taty Sena, que somou o quarto bis e um total de 9 golos neste campeonato.


 


;

Notícias