Fábio Silva: "Resolver o jogo o mais rápido possível"

Seleção Sub-21

Equipa das Quinas prossegue trabalhos na Cidade do Futebol.

A Seleção Nacional Sub-21 cumpriu, esta terça-feira, mais uma sessão de trabalhos na Cidade do Futebol, local onde estará a treinar até ao próximo dia 9, antes de viajar rumo às Ilhas Faroé.

Como habitualmente, antes do apronto, realizou-se a tradicional conferência de imprensa, com Fábio Silva a assumir o papel de porta-voz do grupo e a garantir máximo compromisso da Equipa das Quinas para confirmar o apuramento já no primeiro jogo. "Já jogámos contra as Ilhas Faroé aqui em Portugal, sabemos que somos superiores. Falta-nos apenas um ponto para conseguirmos o nosso objetivo, mas vamos entrar em campo com a certeza de que queremos ganhar e que temos qualidade para isso. Queremos praticar o nosso jogo e perspetivamos que eles entrem com um bloco baixo. Vão entrar com o intuito de fazer o melhor resultado possível e sabemos que estas equipas, contra nós, vêm sempre com ambição a dobrar. Temos que fazer o que nos compete e já começámos nos treinos a trabalhar algumas situações de jogo que podemos vir a encontrar. Sexta-feira queremos entrar da melhor forma, resolvê-lo o mais rápido possível, porque neste tipo de jogos o que custa mais é sempre o primeiro golo. Estou certo de que no final do jogo estaremos a celebrar a qualificação para o Europeu", começou por dizer.

Questionado sobre se esta geração tem potencial para chegar a uma final de um Europeu, à semelhança do que aconteceu em 2015 e 2021, Fábio Silva mete alguma água na fervura e considera ser ainda precoce assumir tal coisa. "Não podemos dizer isso tão cedo. Estamos orgulhosos do que temos vindo a fazer até agora, a nossa qualificação tem sido muito boa, não só a nível de resultados, mas também de exibições. Já estive presente no último Campeonato da Europa e as equipas são completamente diferentes. As ideias e o que o mister pede são semelhantes às outras gerações que por cá passaram, mas os jogadores são diferentes, o ambiente é diferente, o grupo é diferente. Sinto a equipa muito bem, coesa. Todos os que estão aqui ambicionam estar no Europeu, jogar contra as melhores equipas e os melhores jogadores e, se fizermos bem o nosso trabalho, independentemente do desfecho, acredito que as coisas vão correr bem e poder-se-á dizer que temos essa capacidade para ganhar o Europeu. Temos é que o provar dentro de campo", salientou.

Fábio Silva foi um dos nomes mencionados pelo Selecionador Nacional Roberto Martínez, aquando da última convocatória, no sentido de ser um jogador em que o técnico estava atento aos seus desempenhos. O atacante português sentiu-se lisonjeado e não esconde que será um sonho poder vir a representar a Seleção Nacional A. "Estava a assistir em direto, porque gosto de acompanhar as convocatórias. Foi um orgulho enorme, claro que ambiciono jogar na Seleção A. Tenho vindo a estar presente desde os escalões de sub-15 e o expoente máximo é jogar lá. Ouvir o meu nome ser falado pelo mister Roberto Martínez é algo muito bom. No ano passado tive a oportunidade de fazer três treinos com eles, antes de irem para o Europeu, e senti-me muito realizado, muito feliz. Trabalho para um dia estar lá naquele espaço, mas agora estou aqui nos sub-21, sinto que tenho vindo a fazer as coisas bem, sou dos mais antigos e gosto muito de estar aqui. Quando for o momento certo, as coisas vão acabar por acontecer e vou ser chamado. Isso também me dá confiança e tranquilidade, porque sei que estou a fazer as coisas bem. O mister Roberto Martínez e o mister Rui Jorge passam-nos a mensagem de que o espaço de Sub-21 também é uma porta muito grande para aquilo que nos vai levar à Seleção A e o que tento mostrar em todos os jogos e em todos os treinos é que estou bem aqui e depois o resto vai acontecer de uma forma natural", considerou.

Questionado sobre se poderá vir a ser o próximo ponta-de-lança da Seleção Nacional A, a seguir a Cristiano Ronaldo, e se coloca em si mesmo alguma pressão sobre metas a atingir no que toca a número de golos, Fábio Silva fala de um sonho que tem por concretizar. "O que procuro é continuar a crescer e a jogar. Os golos, assistências, boas exibições, acabam por acontecer de uma maneira natural. Não se pode viver obcecado com isso. Com a idade que tenho, já passei por muitas adversidades e muitas coisas e já lido com certas questões de maneira diferente, agora. O trabalho no dia-a-dia e os treinos é que nos vão levar à perfeição no jogo. O que posso garantir é procurar estar bem nos jogos no clube e aqui na Seleção Nacional e depois as coisas vêm. O Cristiano tem a idade que tem, mas continua a ser uma referência para mim. Espero que ainda jogue muitos jogos na Seleção A e que eu possa ser chamado antes, para poder concretizar o sonho de jogar com ele", revelou.

Tomás Araújo foi chamado aos trabalhos da Seleção Nacional A, numa altura em que já estava concentrado com a equipa de Sub-21. Fábio Silva não tem dúvidas da justiça da chamada do defesa-central e ainda se desfaz em elogios ao colega. "Ontem à noite estávamos no hotel e ele despediu-se de nós. Ficámos todos muito felizes por ele, porque, lá está, isso mostra que o mister Roberto Martínez e a Seleção A estão atentos ao que fazemos no clube e nos Sub-21. O Tomás tem vindo a mostrar que tem qualidade para estar na Seleção A e acho que agora o mais importante para ele, e o que nós desejamos, é que ele desfrute. Não é todos os dias que se tem a oportunidade de aprender com jogadores de alto nível, como ele vai ter oportunidade de o fazer. Dissemos para ele continuar a ser a pessoa que é aqui connosco. É um jogador que tem características únicas na posição dele e que eu aprecio muito. Estamos todos orgulhosos e felizes por ele e tem tudo para vingar na Seleção A", concluiu.

21 jogadores no relvado

Após a conferência, a formação portuguesa voltou a trabalhar no Relvado 2 da Cidade do Futebol, numa sessão de trabalhos que voltou a não contar com Gustavo Sá, a contas com um problema físico. Também Tomás Araújo já não treinou, por se ir apresentar nos trabalhos da Seleção Nacional A. 

Esta quarta-feira, segue-se nova sessão de trabalhos (10h30), com um jogador a falar em conferência de imprensa antes (10h10). Ao final da tarde, a Equipa das Quinas viajará para Copenhaga, onde ficará a dormir, antes de, na quinta-feira, rumar às Ilhas Faroé.

A um ponto da qualificação

Recorde-se que Portugal está a um ponto de se apurar para o Campeonato da Europa 2025. Os comandados de Rui Jorge vão as Ilhas Faroé e Andorra, por esta ordem, nesta janela internacional. O primeiro jogo realiza-se no dia 11 de outubro, pelas 16h00, em Klaskvik, sendo que o segundo encontro será dia 15 de outubro, pelas 18h00, em Andorra La Vella. Um empate contra uma destas equipas já será o suficiente para se garantir passaporte direto para o Europeu da categoria, a realizar-se no mês de junho, na Eslováquia.

Nesta fase da competição, a equipa portuguesa é primeira classificada do Grupo G, com 21 pontos somados em oito partidas. Na classificação, a Equipa das Quinas é seguida pela Grécia (com 17 pontos em nove jogos), pela Croácia (com 16 pontos em oito jogos), pelas Ilhas Faroé (com sete pontos em oito jogos), pela Bielorrússia (com seis pontos em nove jogos) e por Andorra (com três pontos em oito jogos). 

No seu percurso, Portugal conta com vitórias diante de Andorra (3-0 em casa), Bielorrússia (5-0 fora e 6-1 em casa), Grécia (2-0 em casa), Ilhas Faroé (4-0 em casa) e Croácia (5-1 em casa e 2-0 fora). O único desaire aconteceu na Grécia (1-2).

Eis a lista completa atualizada: 

Guarda-redes: André Gomes (SL Benfica), João Carvalho (SC Braga) e Samuel Soares (SL Benfica).

Defesas: Chico Lamba (FC Arouca), Gabriel Brás (FC Porto), Rafael Rodrigues (AVS), Rodrigo Gomes (Wolverhampton Wanderers FC), Rodrigo Pinheiro (FC Famalicão), Tiago Santos (LOSC Lille);

Médios: Dário Essugo (UD Las Palmas), Gustavo Sá (FC Famalicão), João Marques (SC Braga), Mateus Fernandes (Southampton FC), Paulo Bernardo (Celtic FC) e Vasco Sousa (FC Porto);

Avançados: Carlos Borges (Wolverhampton Wanderers FC), Fábio Silva (UD Las Palmas), Geovany Quenda (Sporting CP), Henrique Araújo (FC Arouca), Pedro Santos (Moreirense FC), Rodrigo Mora (FC Porto) e Tiago Tomás (VFL Wolfsburg);

HISTÓRICO COM AS ILHAS FAROÉ

HISTÓRICO COM ANDORRA

Este jogos dão continuidade à qualificação lusa para o Euro 2025, onde Portugal tem como adversários igualmente, no Grupo G, as equipas da Bielorrússia, Croácia e Grécia. 

Programa geral:*

9 de outubro de 2024 | 4.ª feira
10h30: treino (Cidade do Futebol)
18h25: partida para Copenhaga
23h05: chegada a Copenhaga

10 de outubro de 2024 | 5.ª feira
11h25: partida para as Ilhas Faroé
12h40: chegada às Ilhas Faroé
18h00: treino oficial (Klaskvik)

11 de outubro de 2024 | 6.ª feira
16h00: jogo Ilhas Faroé x Portugal (Djupumyra Stadium | Klaksvik)

12 de outubro de 2024 | sábado
09h30: treino (Torshavn)
14h30: partida para Copenhaga
17h25: chegada a Copenhaga

13 de outubro de 2024 | domingo
09h50: partida para Barcelona
12h50: chegada a Barcelona
14h30: partida para Andorra (autocarro)
18h30: chegada a Andorra
20h00: treino (Andorra)

14 de outubro de 2024 | 2.ª feira
18h00: treino oficial (Andorra)

15 de outubro de 2024 | 3.ª feira
18h00: jogo Andorra x Portugal (Estadi Nacional | Andorra)
22h00: partida para Barcelona (autocarro)
02h00: chegada a Barcelona

16 de outubro de 2024 | 4.ª feira
11h25: partida para Lisboa
12h25: chegada a Lisboa

*Horários locais. Nas Ilhas Faroé é a mesma hora de Portugal Continental. Em Andorra é mais uma hora.


;
;
8 de Outubro 2024
Foto

FPF/Hernâni Pereira

Notícias