Portugal está cada vez mais perto do Mundial'2025
A Seleção Nacional de Futebol de Praia venceu, esta quarta-feira, o Azerbaijão, por 13-5, no play-off da qualificação para o Campeonato do Mundo de 2025, na Playa de la Victoria, em Cádiz (Espanha).
Os Heróis da Areia seguem, assim, em frente rumo à última ronda de qualificação, figurando no Grupo B, com as congéneres de França, Polónia e Espanha.
O primeiro jogo, nesta decisiva etapa, dos eleitos de Mário Narciso será frente à Polónia, esta quinta-feira, às 15h45 portuguesas.
Dessa derradeira fase de apuramento, os dois primeiros classificados asseguram a qualificação para o Mundial'2025.
No Grupo A estarão Itália, Suíça, Dinamarca e Bielorrússia.
DECLARAÇÕES AQUI
Quanto ao jogo, a chuva que se faz sentir no sul de Espanha colocou dificuldades a ambos os conjuntos, com um terreno de jogo cada vez mais firme a impedir a espetacularidade do futebol de praia. No entanto, foram os azeris a chegar primeiro à vantagem, com dois golos de rajada, por intermédio de Orkan, aos três e seis minutos do encontro.
Os comandados de Mário Narciso não deixaram os créditos por mãos alheias e começaram a imprimir o seu ritmo até à desejada reviravolta: primeiro com um míssil às redes adversárias de Jordan Santos no pontapé de saída, com Bernardo Lopes a igualar, aos 10 minutos, a passe de Pedro Mano, com Miguel Pintado, de bicicleta, a fechar com chave de ouro o resultado no 3-2 para o fim do 1º Período.
Mal o encontro havia recomeçado e já a Equipa das Quinas festejava novamente, Jordan no remate, com Léo Martins a aproveitar a recarga para fazer o seu 251º golo ao serviço da seleção portuguesa. Um minuto depois, o nazareno Jordan Santos volta a faturar, outra vez de esquerdo, fazendo o quinto luso. Com uma jogada individual, poucos segundos depois, Ramil reduz para o Azerbaijão.
A três minutos do fim do segundo tempo, hora da magia do pequeno génio, com Bê Martins a tirar um adversário do caminho, e a rematar colocado, de pe esquerdo, no fundo da baliza, com o guardião Pedro Mano, momentos depois, a fazer o mesmo, da mesma zona, a disparar em força para o sétimo lusitano. O capitão Sadir ainda fez o quarto da sua seleção, numa jogada individual, a rematar em jeito para o lado direito da baliza, sem hipóteses de defesa para Mano.
"Um, dois e agora três, Jordan". O nazareno chegou ao hat-trick na partida, a 35 segundos do fim do período, com um forte tiro, de livre direto, que só parou dentro dos postes azeris.
No último e decisivo período, os Heróis da Areia chegaram ao nono, com o remate do guarda-redes Diogo Dias a só parar dentro da baliza de Elchin. Aos cinco minutos, hora da bicicleta, desta feita da autoria de Bernardo Lopes, com Pintado a também bisar, uns segundos depois, com o pivot luso a receber de costas, rodar e disparar para o golo. Bernardo fez o terceiro na sua conta, com André Lourenço, aos oito minutos, a marcar o último da equipa nacional e o seu primeiro no desafio, fixando o marcador no resultado final de 13-5.
A Seleção Nacional de Futebol de Praia apura-se, assim, para a última ronda de qualificação, a fase de grupos final, a ter o seu início esta quinta-feira, em horário por divulgar após a conclusão dos jogos do play-off.
FICHA DE JOGO
Qualificação Campeonato do Mundo FIFA 2025
Play-off
Playa de la Victoria, Cádiz (Espanha)
PORTUGAL - AZERBAIJÃO
1ºÁrbitro: Vladimir Tashkov (BUL)
2ºÁrbitro: Csaba Baghy (HUN)
3ºÁrbitro: Saverio Bottalico (ITA)
4ºÁrbitro: Moreno Francesco Longo (ITA)
Cronometristra: Mehdi Sayoud (BEL)
1ºP: 3-2
2ºP: 8-4
3ºP: 13-5
PORTUGAL (cinco incial): Pedro Mano (GR), Rui Coimbra - CAP, Jordan Santos, Bê Martins e Léo Martins
Jogaram ainda: Diogo Dias (GR), Bernardo Lopes, André Lourenço, Duarte Algarvio, Rodrigo Pinhal, Rúben Brilhante e Miguel Pintado
Selecionador Nacional: Mário Narciso
Disciplina: cartão amarelo para Rui Coimbra (1´, 1ºP)
AZERBAIJÃO (cinco inicial): Elchin (GR), Sahib, Amid, Orkan e Sabir - CAP
Jogaram ainda: Vagif (GR), Bayram, Kamran, Isa Zeynalli, Ramil, Jornard e Elshad.
Selecionador Nacional: Rufat Hasanov
Disciplina: cartão amarelo para Orkan (10', 1ºP), Elshad (11', 1ºP), Ramil (5', 3ºP) e Jornard (7', 3ºP)
Golos: 0-1, Orkan (3', 1ºP); 0-2, Orkan (6', 1ºP); 1-2, Jordan Santos (6', 1ºP); 2-2, Bernardo Lopes (10', 1ºP); 3-2, Miguel Pintado (11', 1ºP); 4-2, Léo Martins (1', 2ºP); 5-2, Jordan Santos (2', 2ºP); 5-3, Ramil (2', 2ºP); 6-3, Bê Martins (9', 2ºP); 7-3, Pedro Mano (10', 2ºP); 7-4, Sabir (10', 2ºP); 8-4, Jordan Santos (12', 2ºP); 9-4, Diogo Dias (3', 3ºP); 10-4, Bernardo Lopes (5', 3ºP); 11-4, Miguel Pintado (5', 3ºP); 11-5, Orkan (6', 3ºP), 12-5, Bernardo Lopes (6', 3ºP); 13-5, André Lourenço (8', 3ºP)
Play-off:
Grupo A
Dinamarca 4-3 Moldávia
Suíça 6-3 Estónia
Itália 9-2 Inglaterra
Bielorrússia x Lituânia*
*Lituânia não compareceu
Grupo B
França 5-4 Ucrânia
Polónia 3-1 Alemanha
PORTUGAL 13-5 Azerbaijão
Espanha x Bélgica (17h00)
Campeonato do Mundo FIFA Seychelles 2025
Na qualificação europeia que decorre, esta semana, em Espanha, sairão quatro nações que marcarão presença no tão desejado torneio mundial.
O Campeonato do Mundo de Futebol de Praia da FIFA Seychelles 2025 terá lugar entre 1 e 11 de maio de 2025 em Victoria, na ilha de Mahé.
As Seychelles são um arquipélago de 115 ilhas no Oceano Índico, perto da costa leste da África.
A Equipa das Quinas, atual campeã da europa, já venceu o Campeonato do Mundo, sob a chancela FIFA, em duas ocasiões, em 2015 e 2019.
MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES
Calendário de Jogos