Sentinelas no terreno

FPF

Projeto da FPF em destaque no Dia Mundial da Saúde Mental

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Saúde Mental, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) destaca o projeto Sentinelas da Saúde Mental, que visa incrementar a literacia emocional e promover a saúde mental no contexto do desporto de formação.

O projeto, cuja segunda fase se iniciou no final de setembro, já conta com a inscrição de 352 participantes provenientes das associações de futebol distritais, clubes, profissionais de saúde, gestores, treinadores, atletas e pais. A iniciativa da FPF está igualmente aberta a autarquias e escolas com interesse sobre o tema no contexto do futebol e do desporto.

No final das primeiras ações do projeto já foi possível concluir a sua importância, especialmente considerando que 81 por cento dos participantes nunca antes haviam tido formação sobre saúde mental, evidenciando a necessidade premente de iniciativas nesta área.

Com a presença de 71 por cento por cento de homens e 29 por cento de mulheres, as ações realizadas procuram, nesta fase, sensibilizar os participantes para a importância de criar ambientes saudáveis e promover o bem-estar psicológico entre os mais jovens.

A FPF acredita que investir na literacia emocional e saúde mental no futebol de formação é fundamental não apenas para o desenvolvimento desportivo, mas também para formar indivíduos mais saudáveis e equilibrados em todos os aspetos da vida.

Num inquérito realizado no início do projeto, que incluiu 390 participantes, 51 por cento indicaram falta de literacia em saúde mental.

A mesma análise revelou que a qualidade do sono estava diretamente relacionada com a perceção da saúde mental global, o que sugere que melhorias nesta área podem ter um impacto positivo no bem-estar emocional.

Além disso, mais de 52 por cento dos entrevistados relataram perturbações de humor superiores à média da população portuguesa, e cerca de 39 por cento identificaram sinais evidentes de perturbação da saúde mental, com 23 por cento desses casos apresentando sintomas severos.

O projeto Sentinelas da Saúde Mental representa um compromisso sério da FPF com a melhoria do bem-estar psicológico de todos aqueles que estão envolvidos no futebol.

A FPF continua a trabalhar em novas iniciativas e ações de formação, com o objetivo de alcançar mais participantes e solidificar a relevância da saúde mental no desporto.


;

Notícias