Chico Lamba e Geovany Quenda estrearam-se

Seleção Sub-21

Tarde de festejos pelo apuramento marcada também por estreias e números interessantes

A Seleção Nacional Sub-21 conquistou esta sexta-feira o apuramento para o Euro 2025' a realizar-se na Eslováquia, no próximo mês de junho, depois de vencer as Ilhas Faroé, por 3-1.

O penúltimo encontro da fase de qualificação fica ainda marcado por várias estreias.

Chico Lamba, defesa-central, alinhou pela primeira vez com a camisola das Quinas no escalão de Sub-21. 

À semelhança do colega no eixo defensivo, também Geovany Quenda estreou-se pelo escalão de Sub-21 e logo a titular. O extremo português, que em maio brilhou no Europeu de Sub-17 e que em setembro foi chamado à Seleção A, realizou aqui a sua primeira partida pela formação comandada por Rui Jorge. Aos 17 anos, cinco meses e onze dias, torna-se o terceiro mais jovem de sempre a alinhar pelos Sub-21 em jogos oficiais, apenas batido por Rodrigo Mora - que se estreou no mês passado, na partida disputada na Croácia, com 17 anos e quatro meses - e por Tomás Esteves - que alinhou pela primeira vez com 17 anos, cinco meses e dois dias. 

Outra estreia, mas a marcar, foi Gabriel Brás. O defesa português cabeceou para o fundo das redes ao minuto 87, colocando, na altura o conjunto nacional a vencer por 2-1 e operando a reviravolta no encontro. Esse tento foi precisamente o primeiro de Gabriel Brás pelos sub-21, depois da estreia no mês passado, diante da Croácia. 

A fugir às estreias, mas ainda com dados estatísticos relevantes, este encontro diante das Ilhas Faroé foi o 25.º de Paulo Bernardo pelo escalão de Sub-21. O médio português coroou o registo com o golo que fechou as contas do encontro, aos 89 minutos. O centrocampista é o mais internacional da convocatória (Fábio Silva e Henrique Araújo têm menos um jogo) e aproxima-se da liderança dos jogadores mais internacionais de sempre do escalão (Manuel Fernandes, com 30 jogos).

Fábio Silva, por sua vez, aproxima-se da liderança dos melhores marcadores de sempre do escalão. O ponta-de-lança português apontou o golo do empate (39'), naquele que foi o seu 13.º golo pelos Sub-21. Desta forma, torna-se de forma isolada, o quarto melhor marcador de sempre, apenas atrás de Hugo Almeida (16 golos), Fábio Vieira (14 golos) e Gonçalo Ramos (14 golos).

 


;

Notícias