Seleção Sub-21

Rui Jorge e Carlos Borges querem acabar qualificação com vitória

Seleção Sub-21

Dia de treino oficial em Andorra

A Seleção Nacional Sub-21 efectuou, ao final da tarde desta segunda-feira, o treino oficial no Estadi Nacional, em Andorra La Vella, local que vai acolher, esta terça-feira (17h00), o último jogo da fase de qualificação para o Campeonato da Europa, diante da congénere local.

Antes do apronto, o Selecionador Nacional Rui Jorge e Carlos Borges realizaram a habitual antevisão à partida. 

O técnico acredita que Portugal conseguirá contrariar todas as dificuldades que Andorra tentará colocar em campo e levará de vencida o encontro. "Temos por norma que assumir sempre a iniciativa de jogo. Temo-lo feito desde o primeiro jogo, independentemente do adversário. Amanhã não será exceção. Estamos à espera, mais uma vez, de defrontar uma equipa que vai defender em bloco baixo, embora seja ligeiramente diferente das Ihas Faroé. Por vezes, tentam fazer uma pressão mais alta, mas temos que ter capacidade para superar todas essas dificuldades que nos vão querer criar", disse. 

Rui Jorge admitiu ainda que existirá uma certa rotação dos onze jogadores que vão entrar de início. "Podemos esperar bastantes alterações ao onze inicial. Não deixaremos de ser uma excelente equipa, muitos deles já foram titulares em diversos momentos desta qualificação. É um grupo muito homogéneo, com qualidade, que tem tido um comportamento muito bom em termos de treino ao longo deste apuramento. É por isso também que vamos tomar esta decisão", salientou.

Também Carlos Borges fez a antevisão à partida e garante empenho máximo para o encontro desta terça-feira. "Não vai ser um jogo fácil. Já passámos à fase final do Europeu, mérito nosso, mas vai ser um jogo importante. Queremos acabar bem e vamos dar o nosso máximo para ganharmos amanhã", assegurou.

Portugal começou a perder diante das Ilhas Faroé e, questionado sobre se essa questão colocou à prova a resiliência da equipa, o extremo disse que o mais importante foi o grupo nunca se ter deixado ir abaixo. "Essas questões fazem parte do jogo. Sofremos cedo, mas respondemos bem e conseguimos a reviravolta. Sabíamos que tínhamos capacidade para ganhar o jogo e foi isso que fizemos", considerou.

Para Carlos Borges, este grupo tem capacidade e talento para conseguir fazer coisas bonitas na fase final, mas defende que, para já, pensa-se apenas no jogo com Andorra. "Sem dúvida que queremos fazer e vamos dar o nosso melhor para que isso aconteça, mas o foco está em amanhã, em acabar bem a qualificação e vamos trabalhar para tal", disse.

Treino oficial com todos disponíveis

A Equipa das Quinas realizou a sessão de treinos no Estadi Nacional, uma vez mais, com os 22 jogadores à disposição do Selecionador Nacional Rui Jorge.

Qualificação já assegurada

A equipa portuguesa garantiu o primeiro lugar do Grupo G e consequente apuramento para o Campeonato da Europa, contando agora com 24 pontos somados em nove partidas. Na classificação, a Equipa das Quinas é seguida pela pela Croácia (com 19 pontos em nove jogos), Grécia (com 17 pontos em nove jogos), pelas Ilhas Faroé (com sete pontos em nove jogos), pela Bielorrússia (com seis pontos em nove jogos) e por Andorra (com três pontos em nove jogos). 

No seu percurso, Portugal conta com vitórias diante de Andorra (3-0 em casa), Bielorrússia (5-0 fora e 6-1 em casa), Grécia (2-0 em casa), Ilhas Faroé (4-0 em casa e 3-1 fora) e Croácia (5-1 em casa e 2-0 fora). O único desaire aconteceu na Grécia (1-2).

Eis a lista completa atualizada: 

Guarda-redes: André Gomes (SL Benfica), João Carvalho (SC Braga) e Samuel Soares (SL Benfica).

Defesas: Chico Lamba (FC Arouca), Christian Marques (Yverdon Sport), Gabriel Brás (FC Porto), Rafael Rodrigues (AVS), Rodrigo Gomes (Wolverhampton Wanderers FC), Rodrigo Pinheiro (FC Famalicão), Tiago Santos (LOSC Lille);

Médios: Dário Essugo (UD Las Palmas), João Marques (SC Braga), Martim Neto (Rio Ave), Mateus Fernandes (Southampton FC), Paulo Bernardo (Celtic FC) e Vasco Sousa (FC Porto);

Avançados: Carlos Borges (Wolverhampton Wanderers FC), Fábio Silva (UD Las Palmas), Geovany Quenda (Sporting CP), Henrique Araújo (FC Arouca), Pedro Santos (Moreirense FC), Rodrigo Mora (FC Porto) e Tiago Tomás (VFL Wolfsburg);

HISTÓRICO COM ANDORRA

Este jogo dá continuidade à qualificação lusa para o Euro 2025, onde Portugal tem como adversários igualmente, no Grupo G, as equipas da Bielorrússia, Croácia e Grécia. 

Programa geral:*

15 de outubro de 2024 | 3.ª feira
18h00: jogo Andorra x Portugal (Estadi Nacional | Andorra)
22h00: partida para Barcelona (autocarro)
02h00: chegada a Barcelona

16 de outubro de 2024 | 4.ª feira
11h25: partida para Lisboa
12h25: chegada a Lisboa

*Horários locais. Em Andorra é mais uma hora.


;

Notícias