Visa, FPF e BPI lançam ‘The Second Half"

Institucional

O programa tem como objetivo preparar as futebolistas portuguesas para a vida pós-relvado.

A Visa, uma das empresas líderes mundiais em pagamentos digitais, em parceria com o Banco BPI e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), lança em Portugal, e como um projeto conjunto, a primeira edição do programa "The Second Half".

Gonçalo Santos Lopes, diretor-geral da VISA Portugal, explicou o programa no evento esta segunda-feira na Cidade do Futebol.

Este é um programa de desenvolvimento profissional criado pela Visa, que ajuda as futebolistas a reconhecer que as suas competências são transferíveis para outras esferas profissionais, mostrando como poderão aplicá-las fora dos relvados – seja no desporto ou noutras áreas. Na fase de “pendurarem as chuteiras”, as atletas terão a oportunidade de usufruir deste programa através de formações internas e externas em áreas como literacia financeira, branding pessoal, planeamento de carreira, comunicação e liderança.

O programa inclui também a participação de mentores e oportunidades de estágios e experiências profissionais, com o objetivo de promover uma transição bem-sucedida para uma nova fase da vida das atletas.

O programa da Visa ‘The Second Half’ oferece três componentes principais:

  1. Formação: Sessões interativas adaptadas às necessidades e interesses das jogadoras, com foco no desenvolvimento de competências possíveis de transferir para outros setores.
  2. Networking: Promoção de uma rede de contactos que as apoiará na exploração de novas oportunidades profissionais.
  3. Mentoria: Contacto com mentores de diversas áreas, fora do mundo do futebol, para ampliar as perspetivas de carreira.

O programa ‘The Second Half’ está aberto tanto para atuais jogadoras como para ex-jogadoras da Primeira Divisão da Liga de Futebol Feminino. Para se adaptar à agenda das participantes e ser compatível com treinos e jogos das futebolistas, todo o programa decorre online. O período de inscrições abrirá em novembro.

Gonçalo Santos, Country Manager da Visa em Portugal, afirmou: "O desporto não é apenas uma poderosa plataforma para promover a igualdade de género e capacitar as mulheres. Também verificamos uma forte correlação entre a prática desportiva e o sucesso na vida profissional. Na Visa, queremos continuar a proporcionar às jogadoras o acesso e o apoio de que necessitam para realizar a sua transição profissional, uma vez que decidam pendurar as chuteiras. Estamos orgulhosos de ver como o futebol feminino em Portugal tem crescido nos últimos anos e, nesse sentido, como uma das instituições líderes a apoiar o futebol feminino, estamos também muito satisfeitos por trabalhar tão de perto com a Federação Portuguesa de Futebol e o Banco BPI no desenvolvimento e implementação deste programa."

Mónica Jorge, diretora da Federação Portuguesa de Futebol, afirmou: “Mesmo com um presente a prometer um futuro melhor ao futebol feminino, importa à FPF gerar as melhores oportunidades possíveis às jogadoras que têm engrandecido a modalidade em Portugal. Acreditamos que a melhor forma de o fazer é oferecer ferramentas e condições que lhes possibilitem assegurar uma vida social e profissional condigna quando deixam de jogar futebol. “The Second Half” será, acredito, um instrumento fundamental para esse objetivo, até mesmo olhando ao sucesso da experiência em países e campeonatos como o inglês e o espanhol. Em boa hora a Visa pensou o futuro das jogadoras e será com a mesma visão que a FPF abraça este programa de valorização pessoal e profissional das futebolistas”.

Constança Macedo, Diretora de Comunicação e Marca do BPI, afirmou: "Estamos muito empenhados nesta parceria com a Visa e a Federação Portuguesa de Futebol, que reflete um compromisso com a igualdade de género e a capacitação, tanto no futebol feminino como na sociedade. O BPI tem um longo historial de apoio ao desenvolvimento integral do futebol feminino em Portugal, que vai muito para além das “quatro linhas”. Acreditamos que as competências proporcionadas por este programa e as adquiridas ao longo de uma carreira desportiva de competição – como a resiliência, o trabalho em equipa e a liderança – serão muito valiosas nas futuras carreiras das atletas."

Visa apoia as jogadoras desde o campo até à sala de reuniões

O compromisso da Visa com o apoio às jogadoras vai além dos relvados, com a prioridade de garantir que estas atletas tenham uma transição bem sucedida para outras áreas profissionais.

Portugal junta-se agora ao grupo de países europeus que lançaram o programa ‘The Second Half’ em 2021 – Reino Unido e Espanha –, na qual já participaram mais de 120 atletas.

Karen Carney, antiga jogadora de futebol e uma das participantes que desenvolveu o The Second Half, disse: “Estou muito grata por ter feito parte do The Second Half desde o início. Tenho sido testemunha de como este programa ajudou, de forma tão eficaz, tentas jogadoras a atingirem as suas ambições profissionais fora do campo, dando-lhes as ferramentas necessárias para usarem as competências adquiridas durante as suas carreiras desportivas noutras áreas das suas vidas.”

O lançamento do ‘The Second Half’ em Portugal acontece num momento importante para o futebol feminino, que tem vindo a ganhar maior visibilidade nos meios de comunicação e entre o público, e em que começa a suscitar mais interesse por parte das marcas, como a Visa.

Para além da criação do ‘The Second Half’, a Visa reforça o seu compromisso com o crescimento do desporto através de patrocínios como a UEFA Women's Champions League, cuja final terá lugar em Lisboa, em maio de 2025, e o UEFA Women’s EURO 2025. Os apoios ainda se estendem a outras iniciativas, como é o exemplo do programa Team Visa, que tem como objetivo promover o futebol feminino e inspirar a próxima geração de jogadoras. Atualmente este programa é composto por 16 futebolistas europeias – na qual se inclui a jogadora portuguesa Kika Nazareth.

Sobre a Visa

A Visa (NYSE: V) é líder mundial em pagamentos digitais, facilitando as transações entre consumidores, comerciantes, instituições financeiras e entidades governamentais em mais de 200 países e territórios. A nossa missão é ligar o mundo através da rede de pagamentos mais inovadora, conveniente, fiável e segura, permitindo que as pessoas, as empresas e as economias possam prosperar. Acreditamos que as economias que incluem toda a gente em todo o lado, todo e veem o acesso como fundamental para o futuro do movimento monetário.

Saiba mais em Visa.com

Sobre a FPF
A FPF assume-se como a entidade dinamizadora do Futebol enquanto atividade desportiva, económica, social, educativa e de lazer, tendo em conta a crescente relevância na formação da juventude, na economia e na imagem internacional do país. Tem como missão coordenar, dinamizar, desenvolver e organizar o Futebol em todas as suas dimensões e categorias, num todo harmonioso, assegurando a respetiva continuidade e crescimento em todo o território nacional e em todos os meios sociais e faixas etárias, com o objetivo de se posicionar como um dos mais competitivos do panorama internacional.

Sobre o BPI

O BPI está centrado na atividade de banca comercial em Portugal, disponibilizando uma extensa oferta de serviços e produtos financeiros para Clientes empresariais, institucionais e particulares. O BPI faz parte do Grupo CaixaBank, líder de banca de retalho em Espanha, que, a partir do final de 2018, passou a deter a totalidade do capital do Banco português. 


;
;
21 de Outubro 2024
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias