CERTIFICAÇÃO EM BRAGA

Associações

Fernando Gomes na cerimónia realizada em Guimarães

Um total de 93 clubes da Associação de Futebol de Braga receberam os respetivos certificados e placas relativos aos resultados do processo de certificação da época 2023/24. A cerimónia contou com a presença do presidente da FPF, Fernando Gomes, e realizou-se na noite desta terça-feira em Guimarães.

Pelo Teatro Jordão desfilaram os clubes/entidades certificadas e Centros Básicos e Formação de Futebol e Futsal perante uma plateia onde também estavam os vereadores de desporto e representantes dos 14 municípios de Braga. 

Dos 99 clubes da AF Braga que receberam relatório final, 93 viram o seu processo concluído e reconhecido. Há seis anos, quando tudo começou, foram apenas oito.

De assinalar que o SC Braga conseguiu a classificação de 5 estrelas no futebol masculino e feminino e no futsal masculino.

Fernando Gomes destacou a importância do processo de certificação, sublinhando a "evolução positiva" que se verificou na AF Braga: "A evolução que se tem verificada nos últimos anos deve ser registada e elogiada. Os clubes do distrito começam a entender que este processo é essencial para se garantir a qualidade da formação", frisou. O presidente da FPF congratulou-se com a implementação do projeto A Hora do SuperQuinas: "É fantástico que escolas - e são mais de 200 -  de todos os 14 munícipios do distrito tenham aderido ao SuperQuinas. São dados impressionantes de um projeto que à escala nacional já está próximo de atingir as 1.200 escolas".  

Manuel Machado, presidente da AF Braga, congratulou-se com "o impacto deste processo" e a sua reflexão na "evolução dos números" esta época: "As 93 entidades certificadas na temporada que terminou (2023/24) representam um aumento de 26 por cento face aos números registados na época 2022/23".

Das entidades que foram certificadas ou reconhecidas como Centros Básicos de Formação de Futebol e Futsal (CBFF), sublinhou, "uma entidade clube foi certificada com 1 estrela, 13 com 2 estrelas; 36 com 3 estrelas; 5 com 4 estrelas e 5 com 5 estrelas", finalizou.

Em termos globais, foram 1. 299 as entidades que concluíram o seu processo de avaliação, tendo recebido o relatório final, mais 112 (9 por cento) face à época anterior.


;

Notícias