Seleção A Feminina

Portugal em vantagem no play-off

Futebol Fem. - Seleção A

Seleção Nacional feminina bate Azerbaijão (4-1) e coloca-se em vantagem no primeiro play-off de acesso ao Europeu 2025

A Seleção Nacional derrotou, esta sexta-feira, a sua congénere do Azerbaijão por 4-1, colocando-se em vantagem no primeiro play-off de acesso ao Europeu 2025, que se realizará na Suíça.

A segunda mão disputa-se em Vizela, na próxima ter-feira (19h45).

O primeiro tempo na Dalga Arena foi todo ele de iniciativa ofensiva da equipa portuguesa. As “Navegadoras” rapidamente mostraram ao que iam e gelaram os cerca de 300 adeptos azeris com dois golos em 10 minutos. O primeiro, aos cinco minutos, após remate/cruzamento de Tatiana Pinto, desde o corredor esquerdo, que fez a bola embater na barra, surgindo Ana Capeta a disparar com sucesso já no interior da pequena área. Cinco minutos depois, a mesma Tatiana Pinto, que já havia estado perto de marcar, rematou de forma certeira, após jogada de envolvimento pela direita, entre Francisca Nazareth e Ana Capeta, com esta a cruzar com precisão para o segundo tento português.

Com as comandadas de Francisco Neto sempre a mandar no jogo, apenas aos 24 minutos voltou a haver perigo de facto junto às redes azeris, quando Joana Marchão, à meia-volta, disparou para a baliza… e contra pernas adversárias.

O marcador voltou a mexer aos 26 minutos, quando Diana Gomes desviou de cabeça para o golo, após canto na direita, marcado por Joana Marchão.

Tatiana, aos 32, voltou a alvejar a baliza, desde a meia-lua, mas Sharifova defendeu. E aos 40 ficou assinalado o primeiro remate – sem perigo – da equipa do Azerbaijão.

Andreia Jacinto, Ana Capeta e Telma Encarnação protagonizaram, até ao intervalo, mais algumas oportunidades para Portugal elevar a vantagem, mas Sharifova foi conseguindo suster os ímpetos lusos.

A segunda parte começou com a equipa azeri um pouco mais ousada, com linhas mais subidas e a tentar servir as suas avançadas, mas foi de Portugal o primeiro sinal de perigo, com Telma Encarnação, servida para a área por Francisca Nazareth, a rematar forte, mas para nova defesa de Sharifova.
A madeirense voltou a gerar pânico aos 58, com um cruzamento para o segundo poste, onde Ana Capeta apareceu um milésimo de segunda atrasada. Na resposta, as azeris foram mais eficazes e, após defesa de Inês Pereira, Nazlican Parlak recarregou com êxito.
As “Navegadoras” responderam com uma bola ao poste de Telma Encarnação (62’), altura em que Francisco Neto resolveu operar duas alterações no ataque - saídas da madeirense e de Kika Nazareth, rendidas por Diana Silva e Andreia Faria – e outra no meio-campo, com a entrada de Andreia Norton para o lugar de Andreia Jacinto. Aos 89', Joana Marchão desenvolve um lance individual na esquerda e assiste Diana Silva para o 4-1. Logo de seguida, Andreia Bravo e Alícia Correia são chamadas a jogo para as saídas de Ana Capeta e Joana Marchão. Até ao final do jogo, Portugal ainda dispôs de mais um par de lances perigosos, mas o resultado não mais se alterou.

Em caso de triunfo na eliminatória, cuja segunda mão se disputará em Vizela, no próximo dia 29 de outibro (19h45), o conjunto dirigido por Francisco Neto enfrentará Chéquia ou Bielorrússia nas datas entre 27 de novembro e 3 de dezembro. O vencedor deste segundo confronto apura-se para a fase final do Europeu feminino, que se realiza entre 02 e 27 de julho de 2025, na Suíça. 

CONSULTE AQUI A FICHA DE JOGO

FICHA DE JOGO

AZERBAIJÃO 1-4 PORTUGAL (0-3 ao intervalo)

Qualificação para o Europeu 2025
Play-off
Dalga Arena, Baku
Azerbaijão

Árbitra: Fabienne Michel (Alemanha)
Árbitras assistentes: Melissa Joos (Alemanha) e Amina Gutsch (Áustria)
Quarta árbitra: Karoline Wacker (Alemanha)

PORTUGAL: Inês Pereira, Catarina Amado, Ana Borges - Cap., Carole Costa, Diana Gomes, Joana Machão (Alícia Correia, 90'), Tatiana Pinto, Andreia Jacinto (Andreia Norton, 62'), Ana Capeta (Andreia Bravo, 90'), Kika Nazareth (Andreia Faria, 62') e Telma Encarnação (Diana Silva, 62).
Suplentes não utilizadas: Patrícia Morais, Rute Costa, Nelly Rodrigues, Fátima Pinto, Dolores Silva, Carolina Mendes e Ana Rute.
Treinador: Francisco Neto
Disciplina: cartão amarelo a Andreia Jacinto (38'), Francisca Nazareth (45')

AZERBAIJÃO: Sharifova, Dorofeeva (Aliyeva, 62'), Mirzaliyeva, Mahsimova (Seyfatdinova, 71'), Mammadova; Mollayeva (Joshguna Aliyeva, 90'), Parlak, Acar, Bozdag, Bakarandze e Jafarzade - Cap.
Suplentes não utilizadas: Ismayilova, Salamzada, Rahimova, Teymurova, Nargiz Hajiyeva, Mammadova, Vusala Hajiyeva, Jafarova
Treinador: Siyasat Asgarov
Disciplina: cartão amarelo a Acar (20'), Mollayeva (32')

Golos: Ana Capeta (5'), Tatiana Pinto (10'), Diana Gomes (27'), Nazlican Parlak (58') e Diana Silva (89')


;
;
25 de Outubro 2024
Foto

André Sanano/FPF

Notícias