Liga 3 Placard

Igualdade entre SC Braga B e Sanjoanense

Liga 3 Placard

Empate a dois na Liga 3 Placard

SC Braga B e Sanjoanense empataram, a dois golos, nesta manhã de domingo, num jogo intenso e bem disputado. A equipa do Minho foi superior em todo o primeiro tempo, mas o seu adversário impôs-se com autoridade nos últimos 45’. Daqui resultou um bom jogo e com um empate que se aceita. Com este empate, o Braga B chega ao primeiro lugar da série A da Liga 3, embora à condição, e, também à condição, o seu adversário de hoje deixou o último.

A equipa do SC Braga B entrou em campo, neste fim de manhã de domingo, com uma motivação extra: assegurar o 1. lugar na classificação da série A da Liga 3 Placard, em caso de vitória. Os seus jogadores adotaram uma postura ofensiva desde o apito inicial, procurando o golo e uma vantagem rápida no marcador. O seu meio-campo mostrou-se disciplinado e competente, apoiando o ataque com vigor e organização. Esse sector ofensivo, por sua vez, conseguiu criar dificuldades à defesa de São João da Madeira, mantendo uma forte pressão, embora não tivesse conseguido criar oportunidades claras de finalização.

O evidente volume ofensivo dos minhotos acabou, no entanto, por ser premiado, ainda numa fase madrugadora do jogo, quando Vasconcelos fez o primeiro golo (10’), ao rematar de pé direito, no centro da área, entre dois defesas, e na sequência de um excelente passe em profundidade. Na situação de vantagem, os minhotos não abrandaram o ritmo, é um facto, mantiveram-se autoritários e dominadores, mas ao seu melhor futebol faltava-lhe sobretudo definição no momento do remate.

A equipa visitante revelava algumas dificuldades na proteção da sua baliza, note-se - e essa foi a sua prioridade em todo o primeiro tempo -,  e, num dos seus raríssimos contra-ataques, chegou ao golo do empate - Ruben Fonseca, oportuno, soube aproveitar um erro defensivo e fez o 1-1. Um empate que só durou três minutos, pois Ricardo Rei (37’) soltou o seu talento e colocou, de novo, a sua equipa em vantagem. Uma vantagem que se justificava ao intervalo.

O treinador Filipe Gonçalves tentou revitalizar o setor ofensivo, na segunda parte, fazendo algumas substituições estratégicas, e essas mudanças tiveram, de facto, o efeito desejado, uma vez que Ruben Fonseca voltou a marcar (62’), concluindo, de pé direito, próximo da marca do penalty, uma excelente jogada desenvolvida pelo lado esquerdo do seu ataque.

A partir daqui, o jogo ganhou novo ânimo, com as duas equipas disponíveis e interessadas em chegar à vitória, o que valorizou bastante o espectáculo, mas só Rui Santos dispôs de uma boa ocasião (70’) - o guarda-redes minhoto, João Carvalho, opôs-se com uma espectacular defesa. 

O empate acaba, pois, por se justificar, num jogo competitivo e no qual as duas equipas tiveram a sua parte de domínio.

SC BRAGA B,  AD SANJOANENSE, ( 2-1 ao intervalo)
Liga 3 Placard, série A 2024/25
Jornada 9
Estádio Municipal 1. Maio
Árbitro:
Sérgio Jesus
Árbitros assistentes: Jonathan Babo e Joaquim Gato Quarto árbitro: Daniel Pinto
SC BRAGA B: João Carvalho, Thiago Helguera (Yanis da Rocha, 69’), Diego, Jonatas, Chissumba (Leandro Dias, 63’), Yan ( Cap.), Beirão, Ricardo Rei (Ruben Furtado, 63’), André Ferreira (Gui Costa, 76’), Zé Pedro, Vasconcelos (Macedo, 76’).
Suplentesnão utilizados: Gonçalo Dias, João Matos, Rodrigo Silva, Afonso Duarte.
Treinador: Custódio Castro
Disciplina: cartão amarelo para Zé Pedro (26’), Chissumba (45’+1’), Beirão (90’).
AD SANJOANENSE: Marco, Janico (Vitinha, 46’), Nando, Maneta, Rui Santos, Ruben Fonseca (André Liberal, 86’), Jota (Luís Pinto, 46’), Ruben Neves (Cap.) (Rafa, 53’), Rui Bruno, Pisco, Kiko Félix (Semedo, 86’).
Suplentes não utilizados: André Duarte, Tavares, João Couto, David Peres.
Treinador: Filipe Gonçalves.
Disciplina: cartão amarelo para Rui Santos (19’), Jota (25’), Kiko Félix (59’), Maneta (72’), Luís Pinto (89’).
Golos: 1-0 (Vasconcelos, 10’), 1-1 (Ruben Fonseca, 34’), 2-1 (Ricardo Rei, 37’), 2-2 (Ruben Fonseca, 62’).

Homem do jogo: Ruben Fonseca ( Sanjoanense)

O principal responsável por mais um ponto conquistado pela Sanjoanense, o que lhe permitiu, para já, deixar o último lugar da classificação da série A da Liga 3 Placard. O jovem avançado, de 24 anos, fez dois bons golos - no primeiro revelou alto de sentido de oportunidade, e no segundo evidenciou espontaneidade no remate. Um bom jogo de um bom jogador.


;

Notícias