Liga 3 Placard

Académica bate Belenenses

Liga 3 Placard

Apesar da derrota, os Azuis do Restelo mantêm a liderança da Série B

A Académica impôs, nesta noite de domingo, a primeira derrota ao Belenenses nesta edição da Liga 3 Placard. O golo da vitória foi marcado pelo avançado marroquino Hachadi, de penalty, já na despedida de um jogo intenso e que marcou o reencontro entre dois emblemas com fortes raízes no futebol português. Com esta vitória, a equipa de Coimbra saltou para o sexto lugar da tabela classificativa  com 12 pontos, enquanto o seu adversário de hoje se mantém na primeira posição com 18 pontos. 

Académica e Belenenses, duas equipas históricas do futebol português, entraram em campo com grande determinação e alto sentido de responsabilidade, empenhadas em demonstrar — se é que ainda fosse preciso — o peso e a tradição que representam. Desde o apito inicial, ambas as equipas mostraram intensidade e compromisso, honrando a importância do seu legado no futebol nacional.

A equipa de José Sousa mostrou-se mais dinâmica e passou grande parte do primeiro tempo no meio-campo adversário, construindo jogadas de forma consistente, mas não conseguiu criar oportunidades realmente perigosas, apesar do seu domínio territorial. A exceção surgiu ao minuto 28, quando Moninhas dispôs de uma ótima situação, mas o seu remate foi travado por António Filipe e com uma defesa espectacular.

A Académica  defendeu-se em quase toda a primeira parte,  por vezes com alguma dificuldade, mas conseguiu despertar  para o ataque já na recta final e, de uma assentada, construiu dois bons lances - Fran, à entrada da pequena área, rematou para uma fantástica defesa de David Grilo (43’); Rondon, com um excelente golpe de cabeça (45’), na sequência de um pontapé de canto apontado por Vitor Bruno, falhou por um triz o golo.

No segundo tempo os dois treinadores tentaram dar mais intensidade e eficácia aos ataques das suas equipas, realizando várias substituições para trazer frescura ao jogo. Contudo, e apesar da renovada energia, as alterações não resultaram em avanços significativos, já que as defesas continuaram a impor-se na maior parte dos lances, neutralizando as investidas ofensivas. Triana teve no seu pé direito, contudo, uma excelente ocasião para desfazer o empate (69’), na execução de um livre, mas a bola bateu com estrondo no poste direito da baliza de António Filipe.

Só nos lances de bola parada é que as duas defesas revelaram, por vezes,  alguns problemas, e seria precisamente num desses lances - uma grande penalidade - que a Académica chegou ao golo, já na despedida do jogo. Romário fez falta sobre Hachadi, e, na conversão do penalty, o avançado marroquino fez o golo da vitória - remate, forte, de pé esquerdo, com o guarda-redes a lançar-se para o seu lado esquerdo, e com a bola a entrar no lado contrário. 
Num jogo jogo vivo e intenso, a Académica acabou por ser mais feliz, impondo a primeira derrota ao Belenenses nesta edição da Liga 3 Placard.

FICHA DE JOGO

ACADÉMICA, 1 BELENENSES, 0
(0-0 ao intervalo)
Liga 3 Placard, série B 2024/25
Jornada 9

Estádio Cidade de Coimbra

Árbitro: Flávio Duarte
Árbitros assistentes: Rodolfo Esteves e Guilherme Almeida
Quarto árbitro: Bruno Rebocho

ACADÉMICA: António Filipe, Leandro Silva (Fran, 13’, Duarte Carvalho, 59’), António Montez (Obiora, 79’), André Serra, Vasco Gomes (Cap.), Gildo, Rondon (Noah, 59’), Ruben Freitas, Ni, Ba-Sy (Hachadi, 46’), Vitor Bruno.
Suplentes não utilizados: Bernardo, Chico, Hugo Oliveira.
Treinador: António Barbosa
Disciplina: cartão amarelo para Fran (16’), Ba-Sy (39’), Vasco Gomes (90’+3’). 

BELENENSES: D. Grilo, Brasido, Rodrigo (Tirana, 62’), Moninhas (Varela, 62’), Sambú (Xavi, 62’), Gabi, Cuca (Cap.), Romário, Diogo Leitão (Rodrigo Conceição, 82’), Morgado, Rodrigo Domingues.
Suplentes não utilizados: Tiago Neto, João Machado, Danny, Ekanga, Afonso Pinto.
Treinador: José Sousa
Disciplina: cartão amarelo para Sambú (45’+3’), Brasido (90’+5’).

Golos: 1-0 (Hachadi, 87’, de penalty).

Homem do jogo: Hachadi (Académica).

O avançado marroquino, lançado no segundo tempo, foi determinante na vitória - Romário fez penalty sobre ele; Hachadi, com toda a tranquilidade, fez o golo da vitória, com um remate forte e de pé esquerdo.


;

Notícias