Triunfo por 2-1.
O Lusitânia de Lourosa venceu o São João de Ver, no feriado de Todos-os-Santos, por 2-1, após ter estado em desvantagem ao intervalo. A equipa mostrou força e determinação na segunda metade do jogo, conseguindo a reviravolta e garantindo os três pontos.
O início do jogo desenrolou-se de forma ativa e envolvente e com ambas as equipas empenhadas e disponíveis para chegar ao golo. Apesar da entrega e da energia colocadas em campo, não houve consequências práticas, nesta primeira fase, pois as defesas conseguiram impor-se e sem qualquer dificuldade. As ocasiões mais relevantes surgiram sobretudo em lances de bola parada – com destaque para os pontapés de canto – onde os ataques conseguiram, por momentos, ameaçar e criar alguns problemas para os guarda-redes adversários.
No único lance bem definido, nesta primeira parte bastante dura e faltosa, os visitantes chegaram ao golo - André Claro, com um bom passe em profundidade, solicitou o goleador João Victor, que, em corrida, venceu Bruno Faria, contornando, de seguida, o guarda-redes, e com um remate suave fez o golo de abertura. Um golo inesperado, ja no fecho desta primeira parte (45’+3’), de um jogo bastante tático, e onde a equipa de São João ver se mostrou altamente eficaz - uma oportunidade e um golo.
O L. Lourosa entrou em campo, nesta última etapa, com uma atitude dinâmica e pressionante, impondo intensidade nas suas ações ofensivas. O golo do empate surgiu, ao minuto 62’, de penalty, por Zakpa - remate forte e à meia altura, de pé esquerdo, para o lado esquerdo de Mello, que, por sua vez, se lançou para o lado contrário. O São João de Ver não se perturbou com o golo do empate e João Victor (66’) dispôs de uma boa ocasião - a única nesta parte - mas Dylan opôs-se com classe.
Na reta final do jogo, ambas as equipas procuraram desfazer o empate, intensificando os esforços, ainda que por meios distintos. A equipa da casa mostrou-se mais efetiva e persistente no ataque, revelando uma atitude corajosa que acabou por ser premiada já no período de compensação (90’+3’). Dylan marcou de cabeça, aproveitando um livre apontado por Avto, e num momento em que a sua equipa jogava com menos um homem devido à expulsão de João Vasco.
FICHA DE JOGO
L. LOUROSA, 2 SÃO JOÃO VER, 1 (0-1 ao intervalo)
Liga 3 Placard, série A 2024/25
Jornada 10
Estádio do Lusitânia FC Lourosa
Árbitro: João Malheiro Pinto
Árbitros assistentes: Emanuel Henriques e Ricardo Luz
Quarto árbitro: Humberto Teixeira
L. LOUROSA: Cioletti, Nhayson (Diogo Castro, 46’), Dylan, Jota, Henrique, Sérgio Ribeiro (João Vasco, 46’), Miguel Pereira (Avto, 76’), Diogo Pereira, Bruno Faria, Goba Zakpa (Cap.) (Lucas Vilella, 90’), Renato (Miguel Teixeira, 46’).
Suplentes não utilizados: Ricardo Moura, Cerveira, Veiga.
Treinador: Pedro Miguel
Disciplina: cartão amarelo para Dylan (23’), Goba Zakpa (29’), João Vasco (83’ e 90’); cartão vermelho para João Vasco (90’), Avto (90’+8’).
SÃO JOÃO VER: Raphael Mello, Barbosa (Cap.) (Bechou, 90’5’), Berna, João Victor, Edgar Almeida, André Claro (Andrezinho, 76’), Batista (Jessé, 76’), Rafael Tavares, Paulinho, Paulo Lima (Rebelo, 63’), Ruca.
Suplentes não utilizados: Benjamim, Vini, Eduardo Gonçalves, Cássio.
Treinador: João Cortesão
Disciplina: cartão amarelo para Paulo Lima (13’), Rafael Tavares (58’), Jessé (90’), Ruca (90’+1’).
Golos: 0-1 (João Victor, 45’+3’), 1-1 (Goba Zakpa, 62’, de penalty), 2-1 (Dylan, 90’+3’).
Homem do jogo: Diogo Castro (L. Lourosa).
Homem do jogo
Diogo Castro (L. Lourosa)
Diogo Castro trouxe nova animação e vivacidade ao ataque na segunda parte, tornando-se um elemento decisivo para a reviravolta. A sua entrada dinamizou as ações ofensivas, contribuindo diretamente para a mudança no rumo do jogo e para a vitória.