SC BRAGA É LÍDER À CONDIÇÃO

Futebol Fem. - Liga BPI

Vitória sobre o Valadares Gaia (3-0)

Para ascender ao primeiro lugar, ainda que à condição, as bracarenses tinham de vencer a equipa de Vila Nova de Gaia, a realizar uma prova positiva, como atesta o atual lugar na tabela classificativa. Foi com naturalidade que a formação da casa entrou a dominar, povoando o seu meio campo ofensivo, na procura de espaços para atacar a defensiva adversária. Aos 5', Ana Rute assustou num remate de longe e, no lance seguinte, Rola Badawiya obrigou a guardiã Erin Seppi a mostrar serviço, após jogada individual da avançada norte-americana. Apesar do maior poderio do opositor, as gaienses não se limitavam a defender e tentavam equilibrar as operações, apostando em jogo apoiado e com critério. Na sequência de um canto (21') e após uma mão de Rola Badawiya na área, o Valadares Gaia dispôs de uma oportunidade de ouro para inaugurar o marcador. Contudo, a jovem Carolina Santiago, chamada a cobrar o castigo máximo, permitiu a defesa a Patrícia Morais. Foram mais felizes as minhotas, abrindo a contagem aos 29', num desvio oportuno de Rola Badawiya, após cruzamento de Ágata Filipa. E podiam ter alargado a vantagem, logo depois, num remate forte de Zoi Van de Ven à barra da baliza. As visitantes conseguiram reagir e, aos 39', estiveram perto do empate, mas Jennie Lakip não conseguiu bater Patrícia Morais, que voltou a mostrar credenciais, parando o remate cruzado da atacante de Gaia.

No segundo tempo, a toada da partida manteve-se, com maior domínio por parte do SC Braga, mas o Valadares Gaia respondia sempre que conseguia sair para o ataque, apresentando uma abordagem corajosa, a tentar jogar na totalidade do terreno. A guarda-redes Erin Seppi foi protagonista, aos 57', quando defendeu o remate de Zoi Van de Ven que, isolada por Ana Rute, tinha condições para concretizar o segundo. Com a diferença mínima no resultado, o jogo estava aberto e o Valadares Gaia acreditava que podia conquistar pontos. Todavia, aos 66', uma intervenção infeliz de Erin Seppi, permitiu que a recém entrada Malu Schmidt finalizasse o 2-0. A partir deste momento, as locais controlaram os acontecimentos e, aos 72', nova contrariedade para as forasteiras: Louisa Aniwaa cometeu falta à entrada da área sobre Taty Sena, viu o cartão vermelho e deixou a equipa reduzida a 10 elementos. Ainda houve tempo (90') para Taty Sena fazer o gosto ao pé, aproveitando uma falha de Mackenzie Cherry para rubricar o 3-0 final.

Com este triunfo, o SC Braga ascende, à condição, ao primeiro lugar com 19 pontos, enquanto o Valadares Gaia está na sexta posição com 10.

FICHA DE JOGO

SC BRAGA 3-0 VALADARES GAIA FC (1-0 ao intervalo)
Liga BPI
7.ª jornada 
Estádio 1º de Maio

Árbitro: Teresa Oliveira
Árbitros assistentes: Cátia Tavares e Andreia Botelho
Quarto árbitro: Patrícia Coutinho

BRAGA: Patrícia Morais; Ellie Walker, Ana Rute e Mariana Azevedo (Leah Lewis, 46'); Sissi Ribeiro, Manjou Wilde (Vânia Duarte, 70'), Dolores Silva (cap.) (Maria Miller, 86') e Ágata Filipa; Taty Sena, Rola Badawiya (Carolina Rocha, 65') e Zoi Van de Ven (Malu Schmidt, 65').
Suplentes não utilizados: Aline Lima, Carolina Rocha, Melany Fortes e Dani Silva.
Treinador: Miguel Santos
Disciplina: cartão amarelo para Mariana Azevedo (13'), Maria Miller (88')

VALADARES GAIA: Erin Seppi (cap.); Inês Barge, Louisa Aniwaa e Mackenzie Cherry; Sara Monteiro (Patrícia Dias, 86'), Angeline da Costa (Carol Ferreira, 65'), Érica Ventura e Alexis Strickland (Cristiana Vieira, 46'); Neuza Besugo, Jennie Lakip (Izzy Glennon, 65') e Carolina Santiago (Maria Baleia, 86').
Suplentes não utilizados: Carol Alves, Bri Blethen, Cristina Ferreira e Gabriela Coleman.
Treinador: José Nando 
Disciplina: cartão amarelo para Alexis Strickland (8'), Louisa Aniwaa (32'); cartão vermelho para Louisa Aniwaa (73')

Golos: 1-0 por Rola Badawiya (29'), 2-0 por Malu Schmidt (66'), 3-0 Taty Sena (90')

Melhor em campo: Ágata Filipa (SC Braga)

Ágata Filipa com influência determinante

A jogadora do SC Braga, Ágata Filipa, foi o grande destaque da partida. Sempre muito influente no lado esquerdo, fez os cruzamentos que ditaram os dois primeiros golos e participou em várias jogadas perigosas da sua equipa.

 


;

Notícias