Triunfo por 2-0 mantém registo imaculado
O Benfica registou, nesta tarde de domingo, a sua sétima vitória em outros tantos jogos para a Liga BPI, ao ultrapassar, sem qualquer dificuldade, o SF Damaiense, por 2-0, num jogo em que a sua superioridade foi evidente. O Benfica recupera, assim, o primeiro lugar na classificação, agora com 21 pontos, mais dois que o SC Braga, que vem logo a seguir.
A equipa dirigida por Filipa Patão entrou em campo determinada e mostrou a sua superioridade desde o primeiro minuto, adotando uma estratégia de futebol ofensivo e pressionante. Com uma construção de jogo bem elaborada e uma intensidade bastante razoável, rapidamente conseguiu envolver o seu adversário, criando oportunidades de ataque. Esse domínio não se traduziu, contudo, em resultados, pelo menos na primeira fase, pois do lado contrário surgiu uma equipa bem posicionada no terreno, a saber o que fazer em cada momento do jogo, defendendo-se com critério, e com saídas bem definidas para o ataque.
O domínio ofensivo das encarnadas acabou, no entanto, por ser recompensado, ainda antes do intervalo, consolidando uma vantagem confortável através de dois lances de bola parada. O primeiro golo surgiu aos 25 minutos, na sequência de um pontapé de canto: Prieto cabeceou na pequena área, servindo Jody Brown, que finalizou para o golo inaugural. Dez minutos depois, o Benfica ampliou a vantagem através de um penalty convertido por Carole Costa, após uma mão de Tianna Harris, novamente na sequência de um pontapé de canto. Assim, o Benfica atingiu a vantagem em dois momentos de bola parada, uma consequência natural do bom desempenho coletivo exibido durante a primeira parte.
Na segunda parte, a equipa da Amadora entrou mais determinada, procurando reduzir a desvantagem, especialmente através das boas iniciativas de Emma Hawkins, uma ponta de lança de grande qualidade. O Benfica, contudo, respondeu com maturidade e inteligência tática, controlando todas as tentativas adversárias e geriu o jogo ao seu ritmo e conveniência, sem abrir mão de procurar mais golos. Alidou esteve perto de ampliar a vantagem, aos 56 minutos, acertando no poste após driblar a guarda-redes, numa das várias ocasiões em que o Benfica manteve a pressão e continuou a ameaçar a baliza adversária. Aliás, a equipa de Filipa Patão foi acumulando oportunidades, nesta última fase, perante um adversário que procurou dar sempre a melhor réplica, embora por vezes não tivesse conseguido.
SL BENFICA 2-0 SF DAMAIENSE (2-0 ao intervalo)
Liga BPI
Jornada 7
Benfica Campus, campo n. 1
Árbitra: Filipa Cunha
Árbitras assistentes: Rafaela Almeida e Beatriz Campos
Quarta árbitra: Daniela Simões
SL BENFICA: Lena Pauels, Marit Lund, Cristina Martin-Prieto (Lara Martins, 81’), Nycole Raysla, Andreia Faria, Jody Brown (Andreia Norton, 69’), Carole Costa (Cap.), Catarina Amado, Marie-Yasmine Alidou (Beatriz Cameirão, 69’), Anna Gasper (Letícia Almeida, 88’), Chandra Davidson (Laís Araújo, 81’).
Suplentes não utilizadas: Rute Costa, Joana Silva, Neide Guedes.
Treinadora: Filipa Patão
Disciplina: cartão amarelo para Anna Gasper (11’).
SF DAMAIENSE: Guro Pettersen, Inês Matos, Morgan Stone, Emma Hawkins, Daniela Santos (Cap.) ( Inês Moreira, 77’), Tânia Mateus (Gabi Gonçalves, 59’), Lidiane Antunes, Anna Torslov, Joana Dantas (Marta Salvador, 82’), Madalena Contente, Tianna Harris.
Suplentes não utilizadas: Carolina Jóia, Melissa Dagenais, Catarina Almeida, Leonor Valente, Ema Cruz, Alissin Blais.
Treinador: Tomás Tengarrinha
Disciplina: cartão amarelo para Tianna Harris (64’).
Golos: 1-0 (Jody Brown, 25’), 2-0 (Carole Costa, 35’, de penalty)
Mulher do jogo: Andreia Faria (Benfica)
Andreia Faria preponderante
Mais um bom jogo desta jovem média internacional portuguesa, que, com clareza e inteligência, fez tudo bem feito. Dos seus pés saíram jogadas bem definidas, sustentando com grande sentido prático o ataque; Andreia Faria foi igualmente solidária quando tocou a defender, mostrando-se, também aqui, muito eficiente.