Académica triunfa de forma expressiva

Liga 3 Placard

Vitória por 5-1, em casa, frente ao SC Lusitânia

A Académica venceu, esta segunda-feira, no Estádio Cidade Coimbra, por 5-1, o SC Lusitânia, na partida de encerramento da jornada 10 da Liga 3 PLACARD. À semelhança do que havia acontecido no encontro da primeira volta entre as duas equipas, foram marcados seis golos, o primeiro dos quais pelos açorianos que foram incapazes de conter o bom desempenho ofensivo dos estudantes na segunda parte, período no qual a briosa marcou três golos sem resposta.

Os visitantes entraram melhor no encontro, tendo começado a criar perigo logo aos dois minutos com uma combinação sobre a direita e um remate enquadrado de Celso que obrigou António Filipe a uma boa intervenção. Pouco depois, aos quatro, surgiu o primeiro golo do desafio, na sequência de uma jogada frequente da primeira parte, com Isabelinha a procurar e conquistar o espaço na profundidade e assistir Pedro do Rio à saída do guarda-redes adversário. O médio apareceu isolado na área e atirou para o fundo das redes, inaugurando o marcador.

A reação da Académica não tardou em chegar e depois de algumas aproximações à baliza, Mario Rondón anotou o empate através de um remate espetacular. O avançado dominou de peito um cruzamento feito por Leandro Silva e sem deixar cair executou o movimento acrobático, apanhando todos de surpresa, inclusivamente o guarda-redes Monteiro que nada pôde fazer.

Os minutos que se seguiram foram de grande disputa a meio-campo, com menos aproximações às balizas, exceção feita a uma bola ao poste num cabeceamento de Pedro do Rio. Os açorianos iam dominando a posse de bola, apresentavam mais iniciativa e melhores ocasiões, no entanto foi a Académica a voltar a marcar, ainda no primeiro tempo, a instantes do apito para o intervalo, na sequência de um canto, com novo passe preciso de Leandro Silva para o segundo poste, zona onde surgiu Ni para desviar para dentro da baliza.

Na entrada para a segunda parte, voltou a verificar-se um jogo aberto com bastante procura pelas balizas e a Académica esteve perto de voltar a marcar logo nos primeiros minutos, com dois cabeceamentos de Mario Rondón, um à trave, outro para as mãos de Monteiro. O Lusitânia respondeu com um disparo à trave num remate potente de fora da área, mas foi a Académica a encontrar três vezes mais o caminho para o golo, marcando três golos em 10 minutos.

À passagem da hora de jogo, novamente na sequência de uma bola parada, Fran Pereira rematou colocado junto ao poste mais próximo e ampliou a vantagem. O mesmo aconteceu momentos depois, aos 65’, quando André Serra dominou de peito na área adversária e rematou cruzado para o fundo das redes açorianas.  Ba-Sy fechou as contas aos 70’ com a conversão de uma grande penalidade por si conquistada após uma arrancada em velocidade pela esquerda do ataque.

Depois da chuva de golos o ritmo da partida caiu, o número de oportunidades diminuiu e o marcador não se voltou a alterar.

Desta forma, a Académica, que vive o seu melhor momento da época com três vitórias consecutivas, regressa ao top 4, passando a somar 15 pontos. O SC Lusitânia segue sem vencer fora de casa e permanece na última posição.

FICHA DE JOGO
ACADÉMICA 5 – 1 SC LUSITÂNIA (2-1 ao intervalo)

Liga 3
10ª jornada – Série BEstádio Cidade Coimbra
Árbitro:
 Álvaro Santos
Árbitros assistentes: Alcino Soeira e Rodrigo Roque
Quarto árbitro: André Marques

ACADÉMICA: António Filipe; Rúben Freitas, André Serra, Ni e Vítor Bruno; António Montez (Vasco Gomes, INT), Leandro Silva (CAP.) (Obiora, 76’) e Fran Pereira (Duarte Carvalho, 61’); Gildo (Ba-Sy, 61’), Hachadi e Mario Rondón (Noah, 71’)
Suplentes não utilizados: Bernardo, Gonçalo Ferreira, Chico e Hugo Oliveira
Treinador: António Barbosa
Disciplina: cartão amarelo para António Montez (6’)
LUSITÂNIA: Monteiro; André Amaral, Derick Silva e Breno Pais; Isabelinha (Juan Nazarit, 71’), Pedro do Rio, Lega (CAP.) (Bavi, 81’), Azi (Cabral, 71’) e Jefinho (Ferrara, 76’); Nico (Rafinha, 76’) e Celso
Suplentes não utilizados: Diogo Sá, Bernardo Fontes, Caio Henrique e Semedo
Treinador: Pedro Costa
Disciplina: cartão amarelo para Derick Silva (1’), Lega (68’) e Juan Nazarit (81’)
Golos: 0-1 por Pedro do Rio (4’), 1-1 por Mario Rondón (13’), 2-1 por Ni (44’), 3-1 por Fran Pereira (59’), 4-1 por André Serra (65’), 5-1 por Ba-Sy (70’)
Homem do Jogo: Leandro Silva (Académica)

O capitão da Académica esteve em destaque no encontro, tendo assistido para os dois primeiros golos dos estudantes com passes precisos para Mário Rondón e Ni Rodrigues. O médio, camisola 5 do conjunto orientado por António Barbosa, foi também preponderante no controlo das operações no centro do terreno.


;

Notícias