Seleção A Futsal

Jorge Braz: "O importante é focarmo-nos em nós"

Futsal - Seleção A

Antevisão ao duelo ibérico desta quarta-feira em Sines.

A Seleção Nacional de Futsal realiza, na tarde desta terça-feira, mais um treino no Multiusos de Sines na antecâmara do jogo de preparação com Espanha.

FOTOGALERIA

A Equipa das Quinas defronta os espanhóis nesta quarta-feira, no Pavilhão Multiusos de Sines, num encontro de preparação com início pelas 19h00. Jorge Braz, Selecionador Nacional, convocou 14 jogadores para estes dias de trabalho.

Na véspera do duelo ibérico, o Selecionador Nacional destacou o sentimento de felicidade pelo regresso: "É muito bom estar de volta. O dia mais importante é o dia do próximo treino e é nisso que nos temos de focar. Agora há novos desafios e novas oportunidades. Há orgulho e felicidade por estarmos novamente juntos, é sempre especial", começou por dizer.

Em jeito de antevisão, Jorge Braz disse que se trata de um jogo especial e assinalou que o grande foco é o trabalho da equipa nacional: "Este é uma etapa em que é importante focarmo-nos em nós. O que é que nós temos de fazer a cada dia. Esta Espanha tem muitos jogadores que já foram internacionais e que todos conhecemos muito bem da Liga Espanhola, colegas de alguns jogadores nossos. Este é um jogo de preparação, mas é um Portugal x Espanha e há sempre aquela carga competitiva. O objetivo é sempre vencer, claro", acrescentou.

Questionado sobre o registo histórico de confrontos entre as equipas, o Selecionador Nacional desvalorizou e fez questão de sublinhar que o mais importante é o presente e o que se quer construir daqui para a frente: "Nós temos de conhecer bem o passado e a história, mas neste momento não conta. Todas as estatísticas e os dados históricos não são indicadores válidos para o momento que vivemos. Felizmente, nos momentos decisivos temos conseguido ser Portugal a sério e chegámos a um patamar em que disputamos um jogo seja com quer for. É claro que Espanha tem muita história e muitos títulos, mas isto é um processo e vive-se o presente. Espanha sempre foi uma seleção de topo, mas nós também o somos. Será certamente um jogo fantástico, um duelo ibérico do costume, competitivo e em que ambas as equipas vão querer ganhar", referiu.

Numa convocatória onde se destacam alguns regressos e algumas ausências por lesão, Jorge Braz vinca a qualidade que tem ao dispor, independentemente dos jogadores que compõem o grupo: "O que tem sido muito interessante é que, independentemente de mexer alguns jogadores, nós temos conseguido manter o nível. O Silvestre, por exemplo, foi importantíssimo na conquista da Finalíssima. Temos tido um série de jovens com qualidade e um leque muito alargado. Uma equipa define-se muito por isso, por funcionar independentemente da ausência de um ou outro jogador. Isso deixa-me muito orgulhoso nestes últimos tempos", salientou.

Este é um regresso da Seleção a Sines. A última presença havia sido em 2018, num duplo compromisso com a Sérvia, também em jogos de preparação.

A Equipa das Quinas, orientada por Jorge Braz, prepara o arranque da qualificação para o Europeu 2026. Recorde-se que Portugal, no Grupo 7, enfrentará Andorra, Países Baixos e Macedónia do Norte na Ronda Principal de Qualificação, que se inicia em dezembro.

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Edu (El Pozo Murcia) e André Correia (SL Benfica);

Fixos: João Matos (Sporting CP), André Coelho (SL Benfica) e Tiago Sousa (SC Braga/AAUM);

Fixo/Ala: Afonso (SL Benfica);

Universal: Erick (FC Barcelona);

Alas: Pany (Al-Nassr), Bruno Coelho (RFS Futsal), Kutchy (SL Benfica), Lúcio Rocha (SL Benfica), Silvestre Ferreira (SL Benfica) e Tiago Brito (SC Braga/AAUM);

Pivô: Neves (SC Braga/AAUM).

Programa da Seleção Nacional:

05 de novembro | terça-feira
11h30: Treino - Hotel
18h30: Treino - Pavilhão Multiusos de Sines

06 de novembro | quarta-feira
19h00: PORTUGAL x ESPANHA (Pavilhão Multiusos de Sines)

PROCESSO DE ACREDITAÇÃO


;

Notícias