Liga BPI

Marítimo superior em Famalicão

Futebol Fem. - Liga BPI

Insulares vencem fora de portas por 3-0.

O Marítimo venceu, nesta manhã de domingo, o FC Famalicão por 3-0, num jogo em que a sua superioridade foi notória. Com mais esta vitória, a equipa da ilha da Madeira segura o quinto lugar na classificação da Liga BPI, agora com 14 pontos, enquanto o seu adversário desta manhã se mantém em lugar de despromoção - décimo.

O Marítimo entrou a mandar no jogo, assumindo o seu controlo, tomou a iniciativa desde cedo, e manteve a posse de bola no meio-campo adversário. Optando por um estilo de jogo ofensivo, enfrentou um adversário que, na primeira parte, se focou em fechar bem os espaços, com uma defesa disciplinada e organizada. Telma Pereira teve duas boas oportunidades, antes do fecho do primeiro quarto de hora, mas os seus remates saíram sem a precisão necessária. A oportunidade mais clara surgiu, aos 22 minutos, com Jana Radosavljevic, que disparou forte, em zona frontal, mas Letícia Cruzeiro fez uma defesa espectacular.

A insistência ofensiva das jogadoras do Marítimo acabou, no entanto, por ser premiada, no fecho do primeiro tempo (44’), quando Sara Bermell, após passe de Jenna Holtz, colocou a sua equipa em vantagem com um remate de pé esquerdo na área. O golo surgiu na sequência de um pontapé de canto, numa jogada onde a defesa minhota falhou ao tentar afastar a bola. A vantagem das visitantes justificava-se ao intervalo, pois demonstraram mais eficiência e competência na procura do golo. O seu adversário cresceu um pouco no último quarto de hora da primeira etapa, registe-se, conseguindo aproximar-se da baliza de Panis, embora sem criar perigo.

A situação do Famalicão complicou-se ainda mais, logo no início do segundo tempo (51’), quando Liza foi expulsa após agarrar Sara Bermell, que se isolava. O Marítimo intensificou então o seu domínio e as ocasiões de golo surgiram naturalmente. Jana Radosavljevic teve uma excelente oportunidade (54’), e, logo em seguida, Telma Pereira perdeu o 0-2, que, no entanto, não tardou - a neozelandesa rematou com força, já na grande área, a bola tabelou numa adversária (Kayla Gonçalves), acabando por trair Letícia Cruzeiro.

Com a vitória praticamente assegurada, visto que o Marítimo contava com dois golos de vantagem e uma jogadora a mais em campo, a sua equipa reduziu o ritmo, o que era compreensível. Curiosamente, foi nesse momento que as locais tiveram a sua melhor ocasião para o 1-2, quando Paula Fernandes evitou o golo, num momento de inspiração de Borges. Para consolidar a sua superioridade em campo, o Marítimo marcou novamente (90’), com um golo de cabeça de Shelby High, selando a vitória com autoridade.

FICHA DE JOGO

FC FAMALICÃO, 0 MARÍTIMO, 3
(0-1 ao intervalo)
Liga BPI
Jornada 8

Complexo Desportivo do FC Famalicão - campo n. 2
Árbitra: Sandra Bastos
Árbitras assistentes: Taísa Tavares e Beatriz Campos Quarta árbitra: Florbela Gonçalves

FC FAMALICÃO: Letícia Cruzeiro, Sofia Almeida, Karol (Mariana Simães, 46’), Mafalda Nunes, Rita Dias (Cap.) (Maria Teixeira, 74’), Kayla Gonçalves, Diana Gomes, Joana Ribeiro, Liza, Victoria Ribeiro (Meriva, 46’, Stefania, 87’), Borges (Eva Cruz, 90’+1’).
Suplentes não utilizadas: Mariana Lima, Lau, Coutinho, Matilde Borges.
Treinadora: Rita Castro e Silva
Disciplina: cartão amarelo para Tita Dias (39’), Mariana Simães, 89’); cartão vermelho para Liza (51’).

MARÍTIMO: Nicole Panis, Jenna Holtz (Catarina Abreu, 74’), Sade Heinrichs, Shelby High, Joana Silva, Paula Fernandes (Cap.), Telma Pereira (Inês Freitas, 74’), Jana Radosavljevic (Liliana Gonçalves, 89’), Sofia Lewis (Lara Costa, 89’), Sara Bermell, Fatumata Sissé (Sara Ferreira, 74’).
Suplentes não utilizadas: Bárbara Santos, Diana Freitas, Catarina Silva.
Treinador: Albano Oliveira
Disciplina: nada a assinalar

Golos: 0-1 (Sara Bermell, 44’), 0-2 (Kayla Goncalves, 64’, na própria baliza), 0-3 (Shelby High, 90’).

Mulher do jogo: Jana Radosavljevic (Maritimo)

Mulher do jogo

Jana Radosavljevic

 A neozelandesa fez um jogo sério e competente, sendo uma das principais responsáveis pelo alto volume ofensivo da equipa. A sua atuação foi influente e decisiva, contribuindo significativamente para esta vitória com a sua liderança no ataque e criação de excelentes jogadas. O auto-golo (0-2) de Kayla Gonçalves resultou de um rematei seu.


;

Notícias