A Equipa das Quinas empata a três golos, no primeiro jogo de preparação para o Europeu.
A Seleção Nacional Sub-21 empatou, esta sexta-feira, diante da Ucrânia, a três golos, no primeiro de dois jogos de preparação para o Campeonato da Europa, agendados para esta janela internacional, no Estádio FC Alverca.
Recorde-se que ambas as formações estão apuradas para a fase final do Europeu, a realizar-se na Eslováquia, no próximo mês de junho. Após esta partida, o conjunto nacional viajará, no sábado, para o país que acolherá a prova, para defrontar a congénere local.
Filme do jogo:
Portugal sabia que teria pela frente uma formação de carácter ofensivo, que não se remeteria à sua retaguarda e incomodaria, sempre que possível, a baliza à guarda de João Carvalho. Prova disso foi o golo inaugural de Arseniy Batagov (4') na conversão de uma grande penalidade, bem como um livre direto que obrigou João Carvalho a aplicar-se minutos depois.
A partir daí, Portugal começou a dominar a partida e Fábio Silva (10') esteve muito perto de reestabelecer a igualdade, mas o guardião ucraniano levou a melhor. Na recarga, Mateus Fernandes atirou muito por cima.
Dois minutos depois, de forma flagrante, Portugal esteve pertíssimo do primeiro golo, mas Gustavo Sá não conseguiu encostar ao segundo poste, um desvio de cabela de Paulo Bernardo, após canto muito bem batido por Geovany Quenda.
O tento da igualdade estava-se a adivinhar e parecia ser uma questão de tempo, o que se veio a confirmar. Rodrigo Gomes descobre Gustavo Sá isolado na área, este serve Fábio Silva que, com um desvio ineficaz acaba por servir de bandeja Rafael Rodrigues, que atira a contar! Estava feito o 1-1.
Aos 23', foi a Ucrânia a estar perto de novo golo, mas João Carvalho mostrou-se atentíssimo e com reflexos muito rápidos e conseguiu evitar o segundo golo ucraniano.
Apesar dessa oportunidade de golo, Portugal ia mantendo o domínio do encontro e, a espaços, aproximava-se da baliza adversária. Contudo, a reviravolta surgiu apenas ao minuto 38, num grande lance de Mateus Fernandes. O médio da Equipa das Quinas recebeu a bola em posição frontal, com um drible curto tirou um adversário da frente e rematou sem hipótese de defesa para o fundo da baliza ucraniana.
Ainda antes do intervalo, a vantagem ficou dilatada. João Muniz abriu longo na direita em Geovany Quenda e o virtuosismo do extremo português fez o resto. Incursão pelo flanco, entrada na grande área, cruzamento atrasado e Batagov desvia para a própria baliza. Infortúnio de Arseniy Batagov a dar o 3-1 para Portugal (44').
Portugal regressava aos balneários com uma vantagem justificada de dois golos. Apesar da entrada forte da Ucrânia nos primeiros dez minutos, a Equipa das Quinas recompôs-se e partiu para uma exibição segura e com momentos muitos bons quer a nível individual, quer coletivo.
Para a segunda parte, Rui Jorge trocou todos os jogadores, à exceção dos centrais e do guarda-redes e a partida (re)começou quase a papel químico da primeira: com um penalty (e golo) para a Ucrânia (56'). O empate esteve muito perto de acontecer ao minuto 60', mas a tentativa ucraniana saiu pouco ao lado.
A reação portuguesa surgiu ao minuto 66, com João Marques a estar pertíssimo de fazer o quarto golo, após passe de Carlos Borges. No entanto, o remate foi desviado e saiu a rasar o poste.
Ao minuto 74, ainda se chegou a gritar golo de Portugal, mas Tiago Tomás, após passar o guarda-redes, perdeu ângulo de remate e atirou ao lado.
O 4-2 esteve novamente perto de surgir ao minuto 79, com João Muniz a estar perto de coroar a sua estreia com um golo. O cabeceamento do camisola 3 foi defendido de forma atenta pelo guardião ucraniano.
Nos momentos finais da partida, aos 86 minutos, Batagov bisou na partida, na sequência de um canto para a formação ucraniana.
Eis as principais informações do encontro até ao momento:
FICHA DE JOGO
Jogo de preparação para o Campeonato da Europa Sub-21 2025
Estádio FC Alverca
Árbitro: Matthew De Gabriele (Malta)
Árbitros assistentes: Jurgen Spiteri (Malta) e Michell Scerri (Malta)
Quarto árbitro: Bruno Vieira (Portugal)
PORTUGAL 3-3 UCRÂNIA (3-1 ao intervalo)
PORTUGAL (11 inicial): João Carvalho, Rodrigo Gomes (Danilo Veiga, int.), Christian Marques, João Muniz, Rafael Rodrigues (Flávio Nazinho, int.), Dário Essugo (Pedro Santos, int.), Gustavo Sá (Martim Neto, int.), Mateus Fernandes (João Marques, int.), Paulo Bernardo (Carlos Borges, int.), Geovany Quenda (Tiago Tomás, int.) e Fábio Silva (Henrique Araújo, int.).
Suplentes: Diogo Pinto, Chico Lamba, Eduardo Quaresma e Diego Moreira.
Treinador: Rui Jorge
Golos: Rafa Rodrigues (17'), Mateus Fernandes (38') e Arseniy Batagov (a.g, 44')
Disciplina: cartão amarelo para Tiago Tomás (90'+2)
UCRÂNIA (11 inicial): Georgy Yermakov, Vitaliy Roman, Eduard Kozik (Mykola Ogarkov, 69'), Oleksiy Gusev, Arseniy Batagov - Cap., Maksym Melnychenko, Oleksandr Yatsik, Igor Horbach (Maksym Khlan, int.), Maksym Bragaru, Vladyslav Veleten e Anton Tsarenko (Oleg Fedor, 63').
Suplentes: Ruslan Nescheret, Ilya Krupskyi, Maksym Khlan, Igor Krasnopir, Bogdan Vyunnyk, Ilya Kvasnytsia, Denys Kuzyk, Ivan Varfolomeev, Ivan Pakholiuk.
Treinador: Unai Melgosa
Golos: Arseniy Batagov (4' e 86') e Maksym Khlan (56')
Disciplina:
Eis a lista de convocados completa:
Guarda-redes: Diogo Pinto (Sporting CP), João Carvalho (SC Braga);
Defesas: Chico Lamba (FC Arouca), Christian Marques (Yverdon Sport FC), Danilo Veiga (CF Estrela), Eduardo Quaresma (Sporting CP), Flávio Nazinho (Cercle Brugge KSV), João Muniz (Rio Ave), Rafael Rodrigues (AVS) e Rodrigo Gomes (Wolverhampton Wanderers FC);
Médios: Dário Essugo (UD Las Palmas), Gustavo Sá (FC Famalicão), João Marques (SC Braga), Martim Neto (Rio Ave FC), Mateus Fernandes (Southampton FC), Paulo Bernardo (Celtic FC) e Pedro Santos (Moreirense FC);
Avançados: Carlos Borges (Wolverhampton Wanderers FC), Diego Moreira (RC Strasbourg), Fábio Silva (UD Las Palmas), Geovany Quenda (Sporting CP), Henrique Araújo (FC Arouca) e Tiago Tomás (VFL Wolfsburg);
MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES
Programa geral:*
16 de novembro de 2024 | sábado
09h30: treino (Cidade do Futebol)
14h20: partida para Viena
18h50: chegada a Viena
Viagem de autocarro até Trencin
17 de novembro de 2024 | domingo
18h00: treino oficial (Trencin)
18 de novembro de 2024 | 2.ª feira
18h00: jogo Eslováquia x Portugal (Sihot Stadium, Trencin)
19 de novembro de 2024 | 3.ª feira
12h25: partida para Lisboa
15h05: chegada a Lisboa
*Horários locais. Na Eslováquia é mais uma hora do que em Portugal Continental.