Duelo da 3ª Jornada da Liga 3 Placard
SC Lusitânia e 1.º Dezembro empataram, a um golo, nesta tarde de sábado, em jogo referente à jornada 3 da Série B da Liga 3 Placard, que havia sido adiado. O encontro foi marcado por um grande equilíbrio e daí se justificar este empate, num jogo em que os visitantes jogaram com mais um homem durante um quarto de hora - expulsão de Nazarit (62’) mas Gabriel também foi expulso (77’) - mas não conseguiram tirar vantagem dessa situação.
Num duelo entre duas equipas com ambições distintas, o SC Lusitânia entrou em campo determinado a escapar o mais depressa possível ao último lugar da tabela, enquanto o 1.º Dezembro procurava aproximar-se dos quatro primeiros lugares da Série B da Liga 3 Placard. O cenário antecipava um jogo competitivo, o que de facto se confirmou, e desde os instantes iniciais. Ambas as equipas mostraram seriedade e empenho, refletindo as suas necessidades distintas na abordagem ao jogo.
A primeira parte foi marcada por uma repartição de iniciativa entre as duas equipas, embora os visitantes tenham demonstrado um ligeiro ascendente no plano ofensivo. No entanto, faltou criatividade e clareza nas ideias para ultrapassar a bem organizada defesa adversária. O mesmo se verificou do lado oposto, com o SC Lusitânia a esbarrar na sólida estrutura defensiva do seu adversário. Assim, a primeira metade do encontro ficou marcada pelo domínio das defesas, que se impuseram com autoridade e limitaram as ocasiões de perigo, ou melhor, não houve qualquer oportunidade flagrante. Por aqui também se explica o facto destas duas equipas terem os piores ataques da série B da Liga 3 Placard, ao fim destas primeiras 11 jornadas.
A segunda parte começou de forma efetiva, com o 1.º Dezembro a inaugurar o marcador, logo nos minutos iniciais (51’), graças a um bom golo de Pedro Jesus. Numa jogada bem trabalhada pelo flanco esquerdo, o médio apareceu na área e, com um remate certeiro, de pé direito, em posição frontal, colocou a sua equipa em vantagem, fazendo o 0-1.
No entanto, a resposta do SC Lusitânia não demorou. Demonstrando determinação, a equipa da casa chegou ao empate, em cima da hora de jogo, através de uma grande penalidade. O remate forte de Nico, de pé esquerdo, e à meia altura, não deu hipóteses ao guarda-redes, restabelecendo a igualdade, num jogo, que, agora sim, ganhou um novo ânimo.
Com o jogo novamente empatado, o 1.º Dezembro teve uma oportunidade de ouro para se impor na última meia hora, especialmente após a expulsão de Nazarit, que deixou o SC Lusitânia reduzido a dez jogadores. O treinador João Nuno tentou aproveitar a superioridade numérica, promovendo alterações no ataque para dar novo fôlego à equipa.
No entanto, as substituições não tiveram o efeito desejado. O SC Lusitânia organizou-se defensivamente de forma exemplar, bloqueando as investidas adversárias e demonstrando grande resiliência. Além disso, sempre que possível, a equipa da casa aproveitou as circunstâncias para explorar o contra-ataque, mantendo o jogo equilibrado até ao apito final.
Ficha de Jogo
SC LUSITÂNIA 1-1 SU 1. DEZEMBRO (0-0 ao intervalo)
Liga 3 Placard, série B 2024/25
Jornada 3
Estádio João Paulo II
Árbitro: Carlos Teixeira
Árbitros assistentes: Artur Veiga e Márcio Ribeiro
Quarto árbitro: Álvaro Santos
SC LUSITÂNIA: Monteiro, Derick Silva (Fontes, 76’), Nico, Rafa Tchê, Nazarit, Amaral, Breno Teixeira, Isabelinha (Didier, 76’), Pedro do Rio, Jefinho, Legatheaux ( Cap.) (Celso, 86’).
Suplentes não utilizados: Diogo Sá, Semedo, Azi, Rafa Pires, Enzo Ferrara, Cabral.
Treinador: Pedro Costa Caneco
Disciplina: cartão amarelo para Breno Teixeira (32’), Amaral (38’), Fontes (90’+2’); cartão vermelho para Nazarit (62’).
SU 1. DEZEMBRO: Guilherme Oliveira, Cesinha, Pedro Jesus (Tiago Santos, 82’), Gabriel, Batalha, (Gonçalo Águas, 67’), Jorge Bernardo (Cap.) (Tiago Teixeira, 89’), Evandro Barros, Afonso Valente (Isaac Valença, 82’), Diogo Paulo (Cardoso, 67’), João Freitas, Tiago Simões.
Suplentes não utilizados: Fábio Duarte, Lisandro.
Treinador: João Nuno
Disciplina: cartão amarelo para Gabriel (55’), Diogo Paulo (57’); cartão vermelho para Gabriel (77’).
Golos: 0-1 (Pedro Jesus, 51’), 1-1 (Nico (61’, de penalty), Homem do jogo: Pedro Jesus (1. Dezembro).
Homem do jogo: Pedro Jesus (1. Dezembro)
Mais uma exibição séria e competente deste médio, que voltou a ser uma peça-chave na conquista de mais um ponto para a sua equipa - fez o golo. Mostrou-se constantemente efetivo nas saídas para o ataque, contribuindo com dinamismo e visão de jogo, e, ao mesmo tempo, manteve-se comprometido na tarefa defensiva, onde atuou com propósito e eficácia. Um desempenho completo que reflete a sua importância no equilíbrio da equipa.
Clique aqui para consultar todos os resultados e classificações