Liga BPI

Famalicão triunfa de forma expressiva

Futebol Fem. - Liga BPI

Vitória por 7-1 frente ao Vilaverdense

O FC Famalicão venceu, este sábado, no seu estádio, por 7-1, uma partida da jornada 9 da Liga BPI frente ao Vilaverdense FC, último classificado sem qualquer ponto somado até ao momento. O resultado do encontro começou a ser construído nos primeiros 20 minutos, período de excelência para a equipa famalicense que aí abriu uma vantagem de três golos.

A primeira aproximação perigosa às balizas até foi do Vilaverdense, que nos instantes iniciais ameaçou com um disparo de fora de área após mau passe de Palha. O remate saiu desenquadrado e na sequência do pontapé de baliza surgiu o golo inaugural, marcado por Rita Dias, que após insistência de Meriva e com um trabalho exímio na área adversária ganhou espaço para rematar colocado, fora do alcance de Íris Silva.

Nos minutos que se seguiram, o Famalicão continuou a criar muito perigo pela grande mobilidade das suas avançadas e o segundo não tardou em aparecer. Pouco depois da passagem do quarto de hora, num canto cobrado à maneira curta e após um cruzamento com conta, peso e medida de Rita Dias para o segundo poste, onde surgiu Meriva para cabecear de forma certeira, as da casa ampliaram a vantagem. Logo após o pontapé de saída, aos 20’, foi a vez de Borges escrever o seu nome na lista de marcadoras, uma vez mais com um cabeceamento oportuno ao segundo poste, desta vez após cruzamento de Karol.

O Vilaverdense procurou reagir às dificuldades que o Famalicão impunha e conseguiu reduzir aos 30 minutos após recuperação em zona alta e uma combinação rápida entre as avançadas, com Karolyna Mineira a aparecer na pequena área para desviar para dentro da baliza. Ainda assim, as famalicenses não abrandaram e voltaram a marcar antes do intervalo, aos 41’, novamente na sequência de uma bola parada, desta vez um livre lateral colocado na entrada área, onde surgiu Mafalda Nunes que disparou a contar e apontou o 4-1.

Após um arranque morno de segundo tempo, foi assinalada uma grande penalidade a favor do Vilaverdense, no entanto o VAR indicou que a falta tinha sido cometida fora da área e mudou a decisão. Na cobrança, Karolyna Mineira não acertou no alvo e o Famalicão aproveitou para lançar o contra-ataque, com a velocidade de Rita Dias, que se isolou e tocou ao lado para Borges assinar o bis.

A 10 minutos do apito final, a recém-entrada Coutinho apontou o sexto, numa boa jogada coletiva iniciada num pontapé de baliza e no último lance de jogo, Victoria Ribeiro aproveitou o espaço concedido pelo adversário na profundidade e marcou o sétimo, encerrando assim as contas do desafio.

Com este resultado, o FC Famalicão passa a somar seis pontos e ultrapassa o Damaiense, um dos próximos adversários na Liga BPI, enquanto o Vilaverdense não sai da última posição.

FICHA DE JOGO

FC FAMALICÃO 7 – 1 VILAVERDENSE FC (4-1 ao intervalo)
Liga BPI
9.ª jornada

Campo N.º2 do Complexo Desportivo Municipal de Famalicão

Árbitro: Teresa Oliveira 
Árbitros assistentes: Sandrine Santos e Paula Pereira 
Quarto árbitro: Nádia Faria

FAMALICÃO: Palha; Joana Ribeiro, Lau [cap] e Sofia Almeida; Karol, Diana Gomes, Mafalda Nunes (Maria André, 66’) e Stefania (Simães, 79’); Rita Dias (Coutinho, 79’), Meriva (Victoria Ribeiro, 72’) e Borges (Eva Sampaio, 66’) 
Suplentes não utilizados: Mariana Lima, Eugenia Nerdone, Solis e Kayla 
Treinador: Rita Castro e Silva 
Disciplina: nada a registar

VILAVERDENSE: Íris Silva; Ana Vale (Margarida Pereira, INT), Beatriz Prado (Daniela Martins, 81’), Filipa Morais (CAP.) e Filipa Mendes (Constança Fernandes, 70’); Gabriela Cruz, Dulce Quintana e Beatriz Pinheiro (Madalena Lopes, INT); Keisy Davitte (Filipa Machado, 89’), Rita Lang e Karolyna Mineira 
Suplentes não utilizados: Natasha Mondino, Maria João, Iara Machado, Francisca Pereira 
Treinador: Roger Pinheiro 
Disciplina: cartão amarelo para Dulce Quintana (38’)

Golos: 1-0 por Rita Dias (3’), 2-0 por Meriva (18’), 3-0 por Borges (20’), 3-1 por Karolyna Mineira, 4-1 por Mafalda Nunes (41’), 5-1 por Borges (63’), 6-1 por Coutinho (80’) e 7-1 por Victoria Ribeiro (90+4’).

MULHER DO JOGO
Rita Dias (FC Famalicão)

Rita Dias abriu o livro: o prémio de melhor jogadora em campo foi entregue à número 10 do FC Famalicão. A avançada protagonizou uma excelente exibição, inaugurou o marcador com um remate espetacular, de pé esquerdo, no segundo minuto do desafio e foi uma valente dor de cabeça para a defesa adversária com várias oportunidades criadas, duas das quais a resultaram em golo, valendo duas assistências.

 

 


;

Notícias