Liga BPI

Damaiense vence Estoril

Futebol Fem. - Liga BPI

Fim de jejum com dois meses

O Damaiense foi vencer por 2-0 à casa (emprestada) do Estoril, no encerramento da 9.ª jornada da Liga BPI, resultado que lhe permitiu somar 7 pontos e sair dos lugares de despromoção direta, se bem que o Famalicão (10.º, com 6 pontos) tenha menos um jogo.

Compreendendo a gravidade do momento, a equipa 4.ª classificada da época passada assumiu as despesas do jogo desde o primeiro momento, mas encontrou pela frente uma equipa organizada e moralizada por um percurso oposto. Depois de 4 derrotas e um empate nos primeiros 5 jogos da época, o promovido Estoril fazia render um período bastante favorável, com apenas um desaire, ainda assim tangencial (1-2) e frente ao poderoso Braga.

Há 6 jogos sem vencer (5 derrotas e 1 empate), o Damaiense – que começou a temporada a bater o pé ao Benfica (1-1 na meia-final da Supertaça), ainda sob a orientação do islandês Arnasson –, precisava urgentemente de uma vitória, sabor que já não provava há mais de dois meses (1-0 ao modesto Clube Albergaria). Um jejum que deixou a equipa no 10.º lugar, de despromoção direta.

Com mais posse de bola, e fazendo o jogo decorrer maioritariamente no meio campo estorilista, o Damaiense rematou mais e melhor, fez suceder os cantos a favor, mas, excetuando duas situações envolvendo Gabi Gonçalves (aos 16’, chegou atrasada para emendar, ao 2.º poste, um remate de Lidiane; e , aos 36’, levou bola a passar perto do poste, num pontapé de ressaca), o cheiro de golo andou sempre distante.

Após o intervalo, nada mudou… até ao autogolo de Daniela Santos (73’), incapaz de evitar a tabela de um cruzamento rasteiro de Emma Hawkins, da linha de fundo, na sequência de uma incursão de Tianna Harris pela direita, que desequilibrou o esquema defensivo estorilista.

Quase de seguida, na conversão de mais um dos 12 pontapés de canto, Lidiane Antunes cabeceou à trave e Tânia Mateus fez a recarga, também de cabeça, selando o resultado (76’), perante uma equipa desgastada, mas que, ainda assim, mostrou mais a partir daí. Aos 88’, Lara Perruca, à boca da baliza, assistida por Sarah Brasero, falhou o golo de honra das canarinhas.

FICHA DE JOGO

ESTORIL 0-2 DAMAIENSE (0-0 ao intervalo)
Liga BPI
9.ª jornada
Estádio das Seixas

Árbitra: Maria Inês Andrada
Assistentes: Vanessa Gomes e Raquel Pinho
Quarta árbitra: Ana Rita Marques

ESTORIL: Adriana Rocha; Godói (Carlota Magalhães, 87’), Mafalda Almeida, Patrícia Barreiros, Carolina Pocinho, Meredith Haakenson, Lícia Cruz (Lara Perruca, 64’), Bibocas (Inês Duarte, 64’), Sarah Brasero, Sara Brasil (cap) (Marta Xavier, 79’) e Daniela Santos.
Suplentes não utilizadas: Isabel Peixeiro, Mariana Coelho, Leah Oliveira, Catarina Pacheco e Iris Pereira.
Treinador: Nuno Ventura
Disciplina: amarelo a Daniela Satos (81’).
 

DAMAIENSE: Carolina Jóia; Inês Matos, Morgan Stone, Emma Hawkins, Daniela Santos (cap) (Madalena Contente, 76’), Tânia Mateus, Lidiane Antunes, Anna Torslov, Joana Dantas (Inês Moreira, 86’), Tianna Harris e Gabi Gonçalves (Marta Salvador, 64’).
Suplentes não utilizados: Guro Pettersen, Melissa Dagenais, Catarina Almeida, Carolina Morais e Ema Cruz.
Treinador: Tomás Tengarrinha
Disciplina: amarelo a Gabi Gonçalves (52’) e Tianna Harris (62’)

Golos: 0-1, Daniela Santos (73’, pb); 0-2, Tânia Mateus (76’)

Tânia Mateus confirmou

Tânia Mateus não fez um jogo extraordinário e até falhou conclusões fáceis – uma após bela combinação entre Lidiane Antunes e Emma Hawkins, logo na abertura de 2.ª parte (48’), e outra (82’) num livre direto metido par as costas da defesa canarinha –, mas pertenceu-lhe o golo que deixou o Damaiense com os três pontos no bolso.

A chegada do primeiro golo nesta edição da Liga BPI pode marcar a nova vida que Tânia Mateus e toda a equipa procuram no campeonato. Este triunfo era importantíssimo


;
;
17 de Novembro 2024
Foto

FPF

Notícias