Dia marcado pelo treino oficial no palco do jogo desta segunda-feira.
A Seleção Nacional Sub-21 realizou, este domingo, o treino oficial no palco do encontro desta segunda-feira, diante da Eslováquia. Os comandados de Rui Jorge defrontam a formação organizadora do próximo Campeonato da Europa pelas 17h00 (hora de Portugal Continental), num jogo com transmissão em direto no Canal 11.
Antes da sessão de trabalhos realizada com muito frio à mistura (cerca de 4 graus centígrados), o Selecionador Nacional Rui Jorge e Dário Essugo fizeram a habitual antevisão ao encontro.
O técnico começou por revelar o que espera da partida desta segunda-feira. "A minha expectativa é de que seja um bom jogo e consigamos ter bons momentos. Não espero a perfeição ou que estejamos próximos disso, mas espero que tenhamos muitos bons momentos", começou por revelar.
Sobre se este encontro poderia vir a ser determinante para formular a opinião sobre alguns jogadores poderem vir a estar no Campeonato da Europa, Rui Jorge destaca a importância do mesmo, mas considera que não será determinante. "Todos os momentos são importantes. Não há nenhum determinante, mas todos são importantes. Este será mais um. Eles sabem que a fase final está a aproximar-se, embora seja só no próximo ano, em termos de estágios já só teremos depois o estágio de março, antes da fase final. Este é um dos últimos momentos em que poderemos estar juntos. Claro que todos os jogadores, como têm vindo sempre a fazer, vão querer deixar uma boa imagem e vamos continuar atentos a eles, independentemente do que aconteça neste jogo", disse.
Rui Jorge revelou ainda que poderão existir alterações no onze inicial, comparando com o último que foi apresentado na sexta-feira, diante da Ucrânia. "Sim, poderemos ter várias mudanças em relação ao onze que iniciou em Alverca. Ainda não está fechado, temos duas situações - o Eduardo Quaresma e o João Marques - que podem vir a interferir um bocadinho com o que vamos apresentar. Independentemente disso, vai ser dentro do mesmo registo. Vamos observar, tentar que eles tenham bons momentos dentro do jogo e consigam mostrar toda a sua classe e qualidade. O Eduardo Quaresma e o João Marques têm estado algo limitados. O João teve uma pancada no último jogo, o Quaresma é uma situação que já se tem vindo a arrastar, portanto vamos esperar pelas decisões definitivas acerca deles", afirmou.
Sobre a possibilidade de juntar o nome à história do estádio, dado que se tratará do primeiro jogo internacional do mesmo, Rui Jorge desvalorizou o possível feito, embora confirme que o objetivo será vencer. "Não é muito relevante. É evidente que gostaríamos de o fazer, mas acima de tudo quero é que, quem venha cá assistir, fique impressionado com a qualidade dos nossos jogadores e com a forma de atuar da nossa equipa. Isso quero muito que aconteça independentemente do resultado, mas evidentemente que gostaríamos de ganhar", concluiu.
Também Dário Essugo falou à comunicação social e revelou o que espera do encontro diante da Eslováquia. "Vai ser um jogo difícil. Trata-se de uma equipa que vai estar no Campeonato da Europa. Queremos limar certas arestas e colocar em campo a nossa qualidade, sabendo que é importante para prepararmos o futuro. O jogo com a Ucrânia foi complicado, mas vamos olhar para este encontro com o intuito de não sofrermos golos e marcarmos o máximo de golos possível", constatou.
Questionado sobre se consideraria que este encontro poderia ser importante para cimentar a sua posição dentro do grupo de trabalho, Dário foi mais abrangente na sua análise. "Aqui todos os momentos contam, não só dentro de campo, mas também fora. Tudo o que cada um de nós faz tem muita importância para o futuro", concluiu.
Previsão de casa cheia
Portugal terá pela frente, esta segunda-feira, a Eslováquia, equipa da casa e que terá bastante apoio nas bancadas. A casa do AS Trencin tem capacidade para, aproximadamente, 6400 lugares, sendo que já foram vendidos mais de 4500, havendo a expectativa de que, no dia de jogo, possa vir a confirmar-se a lotação esgotada. O estádio foi recentemente renovado, já tendo em vista o próximo Europeu Sub-21 e terá o seu primeiro jogo internacional a nível de seleções esta segunda-feira.
Eis a lista de convocados completa:
Guarda-redes: Diogo Pinto (Sporting CP), João Carvalho (SC Braga);
Defesas: Chico Lamba (FC Arouca), Christian Marques (Yverdon Sport FC), Danilo Veiga (CF Estrela), Eduardo Quaresma (Sporting CP), Flávio Nazinho (Cercle Brugge KSV), João Muniz (Rio Ave), Rafael Rodrigues (AVS) e Rodrigo Gomes (Wolverhampton Wanderers FC);
Médios: Dário Essugo (UD Las Palmas), Gustavo Sá (FC Famalicão), João Marques (SC Braga), Martim Neto (Rio Ave FC), Mateus Fernandes (Southampton FC), Paulo Bernardo (Celtic FC) e Pedro Santos (Moreirense FC);
Avançados: Carlos Borges (Wolverhampton Wanderers FC), Diego Moreira (RC Strasbourg), Henrique Araújo (FC Arouca) e Tiago Tomás (VFL Wolfsburg);
Programa geral:*
17 de novembro de 2024 | domingo
18h00: treino oficial (Trencin)
18 de novembro de 2024 | 2.ª feira
18h00: jogo Eslováquia x Portugal (Sihot Stadium, Trencin)
19 de novembro de 2024 | 3.ª feira
12h25: partida para Lisboa
15h05: chegada a Lisboa
*Horários locais. Na Eslováquia é mais uma hora do que em Portugal Continental.