Vitória por 2-0 na 3.ª ronda da competição. Martim Ferreira, capitão da Seleção Nacional, orgulhoso pelo trabalho da equipa.
A Seleção Nacional Sub-19 bateu, esta terça-feira, a congénere da Chéquia, por 2-0, conquistando o Torneio Internacional de Pinatar. A Equipa das Quinas somou três vitórias em outros tantos jogos nesta competição.
Portugal já havia vencido a Roménia e Polónia.
Quanto ao jogo, a formação orientada por Filipe Ramos ameaçou logo aos 5', com Olívio Tomé a atirar ao lado, após jogada na ala direita com cruzamento de Gonçalo Sousa. Aos 16’, grande defesa de Gonçalo Ribeiro a negar o golo dos checos. Portugal tentava impor o seu jogo, mas formação da Chéquia ia conseguindo anular os pontos fortes da formação lusa, dificultando a circulação de bola. Pelos 23’, Portugal aproveitou um erro na saída de bola da Chéquia, Olívio Tomé conduz o ataque rápido e serviu Ricardo Coutinho para o 1-0.
À passagem dos 43’, grande ocasião para João Simões, que se isolou na frente, mas adornou demasiado o lance e perdeu-se a oportunidade do 2-0.
O início da segunda parte trouxe um Portugal mais pressionante. Dois momentos interessantes junto da baliza de Pedro Rodriguez. A Equipa das Quinas surgiu mais agressiva nos duelos e foi muito mais dominante. Aos 56’, grande trabalho individual de Olívio Tomé, mas a definição do atacante saiu ao lado. O recém entrado Samuel Pikolon foi expulso aos 62', após entrada dura e desentendimento com um jogador português, deixando a Chéquia com menos um elemento.
Aos 81’, Varela com uma boa situação, após combinação com Nuno Patrício. No lance seguinte, Olívio Tomé tem um lance individual pela esquerda e assiste Nuno Patrício para o 2-0. Portugal ainda dispôs de mais um par de boas situações, mas o resultado não viria a sofrer mais alterações.
Recorde-se que a Equipa das Quinas prepara a participação na Ronda de Elite de acesso ao Euro 2025. A fase final decorre na Roménia entre 13 e 26 de junho.
Martim Ferreira, capitão da Seleção Nacional, em discurso direto:
"Foi um jogo muito positivo, onde soubémos jogar com e sem bola. Conseguimos criar oportunidades e foi importante terminarmos grande parte dos lances com finalização. Frente à baliza fomos decisivos e fizemos golos em momentos importantes"
"Foi uma participação muito boa, tínhamos como objetivo ganhar os três jogos e vencer o troféu. Conseguir esse feito com 10 golos marcados e apenas um sofrido foi importante. Conseguimos criar muitas oportunidades em todos os jogos e fomos eficazes. A nível defensivo também estivemos bem, não dando muito aos adversários"
"Tanto este torneio como os outros dois que tínhamos feito foram muito positivos, conseguimos vencê-los, com oito vitórias e uma derrota. Dá-nos confiança e permite-nos olhar para os próximos tempos com a sensação de que podemos chegar longe"
FICHA DE JOGO
Torneio Internacional de Pinatar, Espanha
3.ª Jornada
Arena Pinatar Football Center
Alicante
PORTUGAL 2-0 CHÉQUIA (1-0 ao intervalo)
Árbitro: Valera Ojaos
PORTUGAL: Gonçalo Ribeiro, Guilherme Peixoto (Duarte Soares, 73'), João Fonseca, Gonçalo Oliveira (Ricardo Ribeiro, 73'), Martim Ferreira - Cap. (Eduardo Felicíssimo, 41'), Gonçalo Sousa (Keyhan Varela, 61'), Gil Martins (Gonçalo Moreira, 73'), Olívio Tomé, João Simões, Rayhan Momade e Ricardo Coutinho (Nuno Patrício, 61')
Suplentes não utilizados: José Ribeiro, Tiago Parente, Diogo Sousa, Leonardo Cardoso, Gabriel Silva
Treinador: Filipe Ramos
Golos: Ricardo Coutinho (23') e Nuno Patrício (81')
Disciplina: cartão amarelo a Gonçalo Oliveira (45'+5), Guilherme Peixoto (49') e a Gil Martins (58')
CHÉQUIA: Pedro Rodriguez, Vaclav Jindra, Lukas Saal (Vaclav Zahradnicek, 60'), Mikulas Konecny, Yannick Eduardo (Samuel Pikolon, 60'), Bohuslav Musil - Cap., Daniel Rus (Marek Havran, 85'), Pavel Kacor, Vojtech Hranos, Jakub Tosnar (Daniel Polak, 72') e Petr Zika (Jiri Panos, 46')
Suplentes não utilizados: Matyas Tresl, Ondrej Drobek, Jan Feit, Elias Pitak, Karel Belzik.
Treinador: Ales Krecek
Golos: nada a assinalar
Disciplina: cartão amarelo a Samuel Pikolon (62' e 62'). Cartão vermelho a Samuel Pikolon (62')
Eis o programa geral
20 de novembro de 2024 | 4.ª feira
12h30: partida para Madrid
13h40: chegada a Madrid
14h55: partida para Lisboa
15h15: chegada a Lisboa