Da autoria de João Marcelino, “Cidade do Futebol – Espelho do Futebol do Futuro”, foi oficialmente apresentado
No dia em que a FPF acrescentou mais um marco à sua história com a inauguração da FPF Arena Portugal, foi apresentada a obra “Cidade do Futebol – Espelho do Futebol do Futuro”, da autoria de João Marcelino, com grafismo de Nuno Martins e fotografias de Diogo Pinto.
“Estamos perante um livro muito visual, que tenta prestar justiça à obra que aqui está construída e que será concluída com a ampliação do hotel, no verão do próximo ano”, explicou João Marcelino, diretor de conteúdos da FPF.
Fernando Gomes fez questão de participar nesta sessão de apresentação. “Este livro deixa expresso um trabalho de mais de 12 anos ao serviço da FPF. É uma obra que é também um marco assinalável dos nossos mandatos”, vincou.
Emocionado, o líder federativo manifestou um agradecimento especial a António Laranjo, pela “dedicação, perseverança e entusiasmo” de um interveniente sem o qual “esta Cidade do Futebol não teria nascido”.
Também presente e protagonista nesta apresentação, António Laranjo ouviu e retribuiu. “Há aqueles que sonham e há os outros, que são os que têm ideias, que as projetam e concretizam. É esse o caso do doutor Fernando Gomes. Só com a sua insistência permanente, foi possível chegar onde se chegou e fazer aquilo que se fez”, considerou, expressando um agradecimento à editora Cultura e um reconhecimento a João Marcelino, Nuno Martins e Diogo Pinto.
A tertúlia contou com moderação a cargo de Miguel Cardoso Pereira, da editora Cultura, responsável pela publicação de quatro dezenas de livros dedicados à história da Federação Portuguesa de Futebol. “Este momento tão especial assinala também os 40 livros da coleção FPF, publicados desde 2017”, frisou.
Momentos antes da apresentação oficial, o autor João Marcelino detalhou sobre a obra, em declarações ao Canal 11 da FPF.
“É um livro que nos permite perceber e mostrar o que é a Cidade do Futebol. Há texto de apoio mas é sobretudo um livro para ver e para interpretar o que pode significar esta infraestrutura, no apoio às seleções nacionais. Desde que esta Cidade do Futebol apareceu, as seleções nacionais têm vivido o melhor período da história do futebol em Portugal”, recordou, lembrando que a CdF “é uma estrutura que vai ser replicada em todas as associações” de Portugal: “Dentro das 22 que existem, 11 delas já terão a sua própria academia nos próximos anos.”
Ainda de acordo com o autor, “Cidade do Futebol – Espelho do Futebol do Futuro” é um livro bilingue, escrito em português e em inglês, que percorre toda a Cidade do Futebol, seus bastidores, incluindo Canal 11 e Portugal Football School.