Seleção Sub-18 Feminina

França mais eficaz

Futebol Fem. - Sub-18

Portugal perde por 1-0 com a seleção gaulesa. Ivo Silva destaca evolução da equipa.

A Seleção Nacional Feminina de Sub-18 perdeu com a sua congénere de França por 1-0, no segundo jogo de preparação entre as duas equipas, disputado no Complexo Desportivo do SC Freamunde.. 

Apesar de ter construído boas oportunidades de golo, Portugal não conseguiu anular a vantagem que a equipa gaulesa conseguiu obter no minuto 50, após o golo de Stella Grondin. 

O primeiro embate entre portuguesas e gaulesas, disputado na passada quarta-feira, recorde-se, terminou com um empate (3-3).

Esta dupla jornada serviu para o Treinador Nacional Ivo Silva observar em ação todas as jogadoras convocadas. 

Ivo Silva em discurso direto

- "Das 20 jogadoras convocadas, 8 não estiveram presentes no estágio anterior e destas houve duas jogadoras que fizeram a sua estreia absoluta nas seleções nacionais. O objetivo de encontrar mais e melhores soluções para as selecções nacionais tem-nos levado à procura por todo o país de talento e isso leva a que 9 clubes tenham estado representados nesta convocatória, clubes esses que jogam em contextos competitivos diversos, que vão desde o CN Sub 19, à 3ª Divisão Nacional Sénior."

- "Naturalmente, somos conscientes da dificuldade que é jogar com a França, historicamente uma equipa que nos causa sempre muitas dificuldades e que nos jogos é dominadora e consegue ter bola na esmagadora maioria do tempo. Ainda assim, e mesmo tendo em conta o anteriormente falado, fomos ambiciosos e procurámos estratégias que nos permitissem ser nós a ter bola e a assumir o jogo. Isso foi amplamente conseguido na medida em que fomos, na maioria do tempo nos dois jogos, capazes de ter bola e conseguir dessa forma, fugir do futebol mais físico e dos duelos individuais que normalmente acontecem nestes encontros e nos penalizam."

- "Falando do 1º jogo, assumimos desde logo o desejo de o controlar, entrando fortes e a criar situações de golo. Em lances de contra-ataque, a França chegou ao 0-3, mas isso não nos impediu de ser corajosos e de assumir que queremos sempre ser dominadores mesmo quando o resultado é desfavorável. Procurámos ter bola de forma contínua e consistente para dessa forma criar dificuldades ao adversário e foi assim que conseguimos chegar ao empate, num misto de talento, garra e atitude e que foi, antes de mais, uma excelente promoção do futebol feminino. No 2ª jogo, a abordagem manteve-se, tentámos ser nós a impor o nosso jogo e penso que o conseguimos fazer, embora nos tenha faltado alguma profundidade no nosso jogo ofensivo."

- "Conseguir mudar as características do jogo com tão pouco tempo de trabalho, só é possível porque a jogadora portuguesa é muito inteligente e consegue rapidamente ir ao encontro da abordagem estratégica definida. "

- "Se o problema era não ter capacidade de ter bola, agora o problema é outro; saber o que fazer quando a temos por forma a ser, cada vez mais, uma equipa que consegue transformar essa mesma capacidade em situações de golo que traduzam no resultado essa superioridade."

- "Com apenas dois treinos efetuados antes do 1º jogo com a França, priorizámos a capacidade de ter bola; Agora, precisamos ser mais acutilantes e incisivos na procura da baliza adversária e isso é algo que certamente estará nos conteúdos a serem trabalhados, já nos próximos jogos de preparação."

FICHA DE JOGO

PORTUGAL0-1 FRANÇA (0-0 ao intervalo)

Complexo Desportivo do SC Freamunde
Árbitro:
Sara Alves
Assistentes: Bebiana Soares e Natacha Oliveira
4.º árbitro: Joana Oliveira

PORTUGAL: Carolina Rodrigues, Matilde Lima, Ana Carolina Sá, Victória Leite (cap.) (Núria Ribeiro, 46'), Luana Santos (Beatriz Santos, 72'), Sofia Liu, Letícia Silva Marta Oliveira, 71'), Maria Leonor Rego (Leonor Rego, 58'), Maria Cruz (Rita Melo, 46'), Joana Reis (Beatriz Pinho, 72'), Cíntia Martins (Melanie Florentino, 58').
Suplentes: Sara Silva, Beatriz Santos, Marta Oliveira, Matilde Vaz, Beatriz Pinho e Leonor Sousa.
Treinador: Ivo Silva
Golos: -
Ação disciplinar: -

FRANÇA: Alexane Lambert, Oumou Sidibe (Stella Grondin, 46'), Noémie Fatier (cap.), Médina Belaid, Maissa Fathallah, Nadia Ramdane (Camille Marmillot, 46'), Gabrielle Le Roux (Bouchra Kharafi, 68'), Emma Troter, Tante Diakite (Jade Lourdelet, 68'), Pauline Valats (Léa Morissant, 58') e Sofia Djoubri.
Suplentes: Lauryne Chevray, Moreau Tranchant, Rachael Adedini, Elena da Rocha.
Treinador: Mickael Ferreira
Golos: 0-1 por Stella Grondin (50')
Ação disciplinar: amarelo para Tante Diakite (47')

 


;

Notícias