Portugal empata diante da Chéquia

Futebol Fem. - Seleção A

Segunda mão do segundo play-off de qualificação para o Europeu 2025 joga-se terça-feira em Teplice, na Chéquia

A Seleção Nacional AA Feminina empatou, esta sexta-feira, a uma bola, diante da Chéquia, na primeira mão do segundo play-off de qualificação para o Europeu 2025. 

As comandadas de Francisco Neto entraram a mandar na partida e, aos 6 e 10 minutos, respetivamente, Andreia Jacinto fez a bola embater na barra, enquanto Joana Marchão rematou à figua da guardiã Votiková.

Veja aqui todas as incidências da partida.

Ao quarto de hora, as checas onseguiram saudir um pouco a pressão lusa e Inês Pereira teve de se aplicar para desviar para canto um remate perigoso de Dubcová.Um sinal para as "Navegadoras" voltarem a carregar sobre a área contrária, quase nem permitindo que as adversárias saíssem da sua intermediária. Aos 24 minutos, Francisca Nazareth quase chegou ao golo, mas o seu pontapé acrobático não levou, por centímetros, a melhor direção. Teimoso, o nulo não impedia, no entanto, o entusiasmo nas bancadas quase repletas no Estádio do Dragão, onde os adeptos não regateavam apoio.

Porém, aos 33 minutos, Smitková conseguiu elevar-se na área portuguesa e inaugurou o marador a favor da Chéquia. Um contratempo que não fez tremer as "Navegadoras", que continuaram a carregar sobre a área contrária. Aos 42 minutos, Ana Capeta ficou a centímetros de um desvio com sucesso, já perto da pequena área, assistida por Catarina Amado, desde a direita do ataque português. E aos 43 foi a vez de Jéssica estar perto do golo, quando cabeceou e fez a bola sair um pouco acima da barra contrária. Um minuto depois, Capeta dispara de fora da área, mas a pontaria continuou a "um nadinha" do sucesso. E assim se chegou ao intervalo.

Uma pausa que serviu bem os interesses das jogadoras portuguesas, que não demoraram a fazer o empate após o reatamento: aos 48 minutos, Andreia Jacinto descobre a figa de Francisca Nazareth para o interior da área adevrsária e esta, com o pé direito, remata com sucesso, assinando um golo de belo efeito.

Embora com maior toada ofensiva das "Navegadoras", até aos 69 minutos, o jogo passou por um período longo sem grandes oportunidades e par de intenções das checas, que terminaram nas mãos de Inês Pereira. Minuto esse em que Ana Capeta quase marcou, não fosse mais uma boa intervenção da guardiã contrária, a cruzamento da direita de Diana Silva, que acabara de render Jéssica Silva. 

O estádio voltou a vibrar aos 71 minutos, quando Inês Pereira susteve um remate de Stasková, que surgiu na área completamente isolada. Aos 73 foi a vez de Diana Silva tentar a sua sorte, mas a bola saiu ao lado. Francisco Neto voltou a mexer e trocou Ana Capeta por Andreia Norton e a centrocampista esteve perto do golo, dois minutos depois. Contudo, as intenções da internacional portuguesa foram travadas pela guardiã checa.

Com o passar dos minutos, o desgaste físico começou a ficar mais evidente de parte a parte, mas Portugal ia conseguindo criar mais oportunidades de golo. Diana Gomes esteve perto da reviravolta, mas chegou ligeiramente atrasada à bola, tal como Stephanie Ribeiro aos 90+2.

Portugal e Chéquia empatam, assim, a partida referente à primeira mão, levando tudo em aberto para a partida em Teplice, na próxima terça-feira. A superioridade portuguesa nesta partida deixa bons indicadores para o segundo encontro e o sonho de estar presente em mais uma fase final de um Campeonato da Europa continua bem vivo!

Eis o programa geral para os próximos dias:

30 de novembro | sábado:
10h45: roda de imprensa
11h00: treino

1 de dezembro | domingo
09h45: roda de imprensa
10h00: treino

 

 

 


;
;
29 de Novembro 2024
Foto

André Sanano/FPF

Notícias