Empate a três golos em grande jogo.
Com o intuito de regressarem às vitórias, as equipas entraram soltas e disponíveis, tentando pressionar e encontrar espaços no ataque para chegarem à vantagem. Foi mais feliz o início da formação escalabitana, que logo aos 8 minutos inaugurou o marcador: aproveitando um passe errado de José Silva, Juninho serviu Leandro Alves, em zona frontal, e o avançado brasileiro a desferir um forte pontapé, de fora da área, e a bater o guardião Diogo Pinto. Um grande golo a desfazer o nulo, no primeiro remate às balizas. Tentaram reagir os jovens leões, mas os visitantes mostravam segurança e personalidade, anulando todas as iniciativas do adversário. A resposta surgiu numa bola parada, e Henrique Arreiol, aos 25', esteve perto da igualdade, mas o livre direto executado à entrada da área, acertou na barra da baliza de Nuno Hidalgo.
O conjunto da casa forçava e logo depois, nova oportunidade, desta vez com Gabriel Silva a permitir a defesa do guardião de Santarém. Ameaça que se concretizou na jogada seguinte, através de Manuel Mendonça, que recebeu um passe em profundidade de Mauro Couto para, de ângulo apertado, empatar a partida. Fruto de um maior acerto leonino, a reviravolta aconteceu, aos 38', em lance de Mauro Couto na direita, defesa incompleta de Nuno Hidalgo, e Luís Gomes, na zona de conflito, a concretizar o 2-1.
No segundo tempo, o treinador Carlos Fernandes operou três alterações no reinício, alargando a frente de ataque, lançando a equipa em busca do empate. Apesar de várias aproximações, o guarda-redes Diogo Pinto, muito sereno, foi parando todas as investidas contrárias. Mas aos 65', a insistência dos visitantes surtiu efeito e Pedro Araújo conseguiu a igualdade, respondendo a um cruzamento da direita de Pierre Sagna, aproveitando a apatia da defensiva do Sporting. À passagem do minuto 78, nova reviravolta no resultado, desta feita a favor da União de Santarém: Leandro Alves cobrou um canto no lado direito e o central nigeriano, Ken Bastian, a subir mais alto que todos e a cabecear para o fundo das redes dos leões. E quando todos esperavam o triunfo dos forasteiros, Afonso Moreira, em período de compensação (94'), fugiu pela direita, atirou à baliza, e restabeleceu o empate (3-3), num lance em que o guardião Nuno Hidalgo foi mal batido.
Com este empate, a U. Santarém está no sétimo lugar com 15 pontos, enquanto o Sporting B encontra-se na quinta posição com 17.
FICHA DE JOGO
SPORTING CP B 3-3 UD SANTARÉM (2-1 ao intervalo)
Liga 3
12.ª jornada - Série B
Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete
Árbitro: Rui Madeira (AF Lisboa)
Árbitros assistentes: João Martins e Tiago Fernandes
Quarto árbitro: Diogo Coelho
SPORTING B: Diogo Pinto; Leonardo Barroso (Rafael Besugo, 85'), Lucas Taibo, Eduardo Felicíssimo e José Silva (Afonso Moreira, 62'); Henrique Arreiol, João Simões (Denilson Santos, 73') e Manuel Mendonça (cap.); Luís Gomes (Samuel Justo, 73'), Mauro Couto e Gabriel Silva (Rodrigo Marquês, 62').
Suplentes não utilizados: Guilherme Pires, Pedro Silva, Alexandre Brito e Flávio Gonçalves.
Treinador: Pedro Coelho
Disciplina: cartão amarelo para Gabriel Silva (43'), Rodrigo Marquês (76') e Denilson Santos (91')
UNIÃO DE SANTARÉM: Nuno Hidalgo; Pierre Sagna, Rafael Alcobia, Ken Bastian e Pedro Araújo; Leandro Alves (Jaime Simões, 90'), Apolinário (cap.) Rodrigo Guedes, 71'), Juninho (Diogo Balau, 46') e Bruno Figueiredo; João Ricardo (Diogo Brás, 46') e Ukeme (Marco Grilo, 46').
Suplentes não utilizados: Gustavo Galil, Gustavo França, Ruben Araújo e Tangus Gastão.
Treinador: Carlos Fernandes
Disciplina: cartão amarelo para Nuno Hidalgo (43'), Rafael Alcobia (88') e Pierre Sagna (88')
Golos: 0-1 por Leandro Alves (8'), 1-1 por Manuel Mendonça (30'), 2-1 por Luís Gomes (38'), 2-2 por Pedro Araújo (65'), 2-3 por Ken Bastian (78'), 3-3 por Afonso Moreira (94')
Homem do Jogo: Leandro Alves (U. Santarém)
O jogador da U. Santarém, Leandro Alves, revelou-se o protagonista do encontro. O médio ofensivo foi o elemento mais esclarecido da sua equipa, fundamental na manobra atacante. Apontou o primeiro golo, num grande remate de fora da área, e cobrou o canto que permitiu a Bastian faturar o terceiro tento.