Portugal vence pela segunda vez o coletivo belga
A Seleção Nacional de Futsal Sub-19 empatou,a uma bola,, esta quarta-feira, diante da Bélgica, no Pavilhão Municipal de Fafe.
Ao contrário do que aconteceu no 1ª primeiro encontro, esta metade inicial ficou marcada pelo equilíbrio entre as duas equipas.Apesar das diversas oportunidades para visar a baliza adversária, Portugal não foi capaz de se adiantar no marcador, fechando a primeira parte sem golos para ambos os lados.
No entanto, o segundo tempo, logo no primeiro minuto, veio alterar o panorama do encontro, com um tiro de fora de área de Vandamme Killian, ao minuto 21, a dar a vantagem ao conjunto belga.
Após o tento da equipa visitante, o coletivo luso voltou a estar por cima do encontro, desperdiçando inúmeras chances. O golo português acabaria mesmo por chegar, ao minuto 30, com um excelente tiro de Rodrigo Monteiro, a empatar o encontro.
A reviravolta acabaria mesmo por chegar, por intermédio de Leonildo Injai a aproveitar a profundidade, e a dar a vitória à Equipa das Quinas.
Portugal alcança assim a segunda vitória neste momento de preparação.
Recorde-se que este é o segundo encontro diante dos belgas, com os comandados de José Luís Mendes a saírem vitoriosos, esta terça-feira, por 8-1.
O Treinador Nacional conta com 14 jogadores à sua disposição, neste que é um momento para ganhar ritmo, tendo em vista, de 25 a 30 de março, o apuramento para o Campeonato da Europa de 2025, cuja fase final terá lugar na Moldávia, entre os dias 28 de setembro e 5 de outubro. Desde o início da temporada, a formação lusa defrontou as seleções de Japão, Croácia e França, no Torneio de Montaigu, e enfrentou ainda duas vezes a Hungria.
Internacional Rodrigo Monteiro em discurso direto- "Ontem começámos bem, conseguimos marcar 4 golos no início. Hoje foi mais difícil , no último terço não conseguimos finalizar.
Na segunda parte crescemos e assim conseguimos o resultado que queríamos."
"É importante continuar o trabalho, continuar defensivamente, temos que melhorar, não devíamos ter sofrido um golo, mas há que dar sequência ao processo.Se não formos uma família nunca poderemos alcançar resultados positivos. Todos temos vontade de estar no Europeu e há que continuar a trabalhar."
Técnico Nacional José Luís Mendes - "O resultado foi bastante diferente ao de ontem. Hoje criamos muitas situações, no entanto não fomos tão competentes nessa parte, facilitamos muito. Acho que essa foi a diferença para ontem. Houve períodos muito bons da nossa parte, mas deixamo-nos arrastar ao longo do encontro. Mas merecemos a vitória por aquilo que criamos ao longo dos 40 minutos."
"Os sinais são positivos, é uma geração que tem vindo a aprender muito. A próxima época desportiva, em Março, será o momento decisivo para esta geração"
Ficha de Jogo
Jogo de Preparação
Pavilhão Municipal de Fafe
PORTUGAL 2 - 1 BÉLGICA / Intervalo (0-1)
Árbitro: Miguel Castilho
2ºÁrbitro: Filipe Duarte
3ºÁrbitro: Bruno Xavier
Cronometrista: Bartolomeu Franco
PORTUGAL (cinco inicial): Francisco Henriques (GR), Afonso Mourinha, António Pereira, Leonildo Injai e Diogo Almeida
Suplentes: Diogo Carreira - CAP (GR), Martim Castela, Diogo Loureiro, Renato Almeida, Luís Montes, Tiago Rodrigues, Manuel Monteiro, Afonso Casaca e Rodrigo Monteiro
Treinador: José Luís Mendes
BÉLGICA (cinco inicial): Henry Esteban (GR), Bzdak Amerigo, Fraga Amauri, Van Yari e Vandamme Killian
Suplentes: Lornoy Vedran - CAP (GR), Braet Matis, Hadri Safwane, Bergamo Emilien, Iommazzo Lorenzo, Mazrouh Walied, Ouazrhari Nabil, Sabek Abdellah e Vanharen Jasper.
Treinador: Carmelo Nieddu
Golos: Vandamme Killian (21´), 0-1; Rodrigo Monteiro (30´), 1-1; Leonildo Injai (37´), 2-1.