Belenenses era líder à entrada para esta jornada, mas acabou ultrapassado pelo Atlético
O SC Lusitânia venceu, este domingo, no Estádio João Paulo II, localizado na Ilha Terceira, por 2-1, o CF Belenenses, líder à entrada para a jornada 13. Os açorianos impuseram mais uma derrota ao Azuis do Restelo que já não triunfam há seis jogos nesta competição.
A equipa visitante entrou melhor no encontro e chegou à vantagem nos minutos iniciais, aos 7’, na sequência de um pontapé de canto batido à direita por Morgado para o interior da área, onde surgiu Romário sem oposição e com liberdade para de primeira rematar de forma certeira para o fundo das redes de Monteiro.
A reação da equipa da casa não tardou e pouco tempo depois Nico restabeleceu a igualdade. Após cruzamento antecipado de Mosquera para a área, o avançado beneficiou da escorregadela do guardião David Grilo e, sob pressão de Romário, desviou a bola com um toque oportuno para dentro da baliza do Belenenses.
Os açorianos foram crescendo no desafio e conseguiram chegar à reviravolta pouco depois dos 30 minutos, novamente com Nico na jogada, desta vez a assistir Jefinho. Dentro da área, o extremo ultrapassou um defesa adversário com uma finta de corpo e colocou a bola para dentro à saída de Grilo.
Após o intervalo, o Belenenses procurou pressionar e chegar ao empate, no entanto o Lusitânia aguentou o ímpeto da equipa comandada por José Sousa, nomeadamente nas situações de perigo criadas nos primeiros minutos da segunda parte. À semelhança do primeiro tempo, o Lusitânia conseguiu algumas aproximações à baliza adversária, principalmente com saídas rápidas, mas o marcador não voltou a sofrer alterações e os açorianos venceram a partida.
Com este resultado, o Lusitânia passa a somar 10 pontos e reduz a distância para o nono classificado, o FC Oliveira do Hospital. O CF Belenenses perde a liderança da série B, mas mantém um lugar no Top 4.
FICHA DE JOGO
SC LUSITÂNIA 2 – 1 BELENENSES (2-1 ao intervalo)
Liga 3
13ª jornada – Série B
Estádio João Paulo II
Árbitro: João Malheiro Pinto – AF Lisboa
Árbitros assistentes: Emanuel Henriques e Ricardo Luz
Quarto árbitro: Bruno Fragoso
LUSITÂNIA: Monteiro; Mosquera, Derick (Caio, 89’), Eduardo Borges e Breno; Bavikson (CAP.) (Amaral, 89’), Legatheaux e Pedro do Rio; Isabelinha, Jefinho (Azi, 60’) e Nico (Celso Sidney, 73’).
Suplentes não utilizados: Diogo Sá, Bernardo Fontes, Jefer Ginjo, Santiago Carvalho e Gonçalo Cabral.
Treinador: João Vaz Cardoso
Disciplina: cartão amarelo para Nico (13’), Legatheaux (38’), Mosquera (81’) e Pedro do Rio (83’)
BELENENSES: David Grilo; Brasido, Romário (CAP.), Gabi e Gonçalo Maria (Rodi, 70’); Morgado, Xavi (Danny, 56’) e Leitão (Rodrigo, INT); Moninhas (Baba Zakari, 70’), Varela e Triana (Rodri, 78’).
Suplentes não utilizados: Neto, Barbosa, Tomás e Afonso.
Treinador: José Sousa
Disciplina: cartão amarelo para Xavi (3’), Gabi (14’), Triana (76’), Baba Zakari (78’), Rodi (89’) e Morgado (90+3’)
Golos: 0-1 por Romário (7’), 1-1 por Nico (13’), 2-1 por Jefinho (34’)
Homem do Jogo
Nico (Lusitânia)
O prémio de Homem do Jogo foi entregue ao avançado do SC Lusitânia, Nico, que esteve diretamente ligado aos dois golos marcados pela sua equipa, assinando o primeiro e assistindo para o segundo. Para lá dos golos, o camisola 9 foi uma dor de cabeça para a defesa adversária, uma vez que foi bastante solicitado durante o período em que esteve em campo.