O fixo/ala fala da FPF Arena Portugal e o que isso representa para o futsal nacional. Destaca ainda os dois jogos exigentes que marcam o arranque da qualificação.
A Seleção Nacional de Futsal estreou-se, esta segunda-feira, na FPF Arena Portugal. A Equipa das Quinas cumpriu duas sessões de treino no novo espaço da Cidade do Futebol, dando início à preparação para a fase de qualificação para o Europeu 2026.
FOTOGALERIA
A Equipa das Quinas enfrenta Andorra (fora) a 13 de dezembro, num encontro com início pelas 19h00 de Portugal Continental, sendo que a partida com os Países Baixos terá lugar na Póvoa de Varzim, a 18 de dezembro, às 20h15.
Recorde-se que Portugal está no Grupo 7 de qualificação, juntamente com Andorra, Países Baixos e Macedónia do Norte. Os vencedores de cada agrupamento juntar-se-ão aos anfitriões Lituânia e Letónia na fase final do Europeu. Os oito melhores segundos classificados terão de passar por uma playoff, agendado para setembro de 2025. A fase final do Campeonato da Europa de 2026 será organizada pela Letónia e Lituânia, e decorrerá entre 18 de janeiro e 8 de fevereiro de 2026.
Num dia em que os jogadores conheceram pela primeira vez as instalações da FPF Arena Portugal, Afonso Jesus falou à comunicação social e deu conta da grande alegria do grupo em estrear a nova infraestrutura: "Este espaço é muito bom. É um depositar de confiança muito grande no futsal, não poderíamos estar mais felizes. É muito bom estar neste espaço das Seleções como sempre, um orgulho enorme, e agora temos a nossa casa, o nosso pavilhão. É incrível. É uma felicidade muito grande. As pessoas podem não ter noção, mas estes detalhes fazem toda a diferença para atingir os objetivos a que nos propomos alcançar. É uma aposta muito grande da FPF no futsal e em nós. É uma grande alegria estar neste espaço e estrearmo-nos nesta arena. É um sentimento de muito orgulho", realçou.
O fixo/ala revelou ainda que esta nova casa pode inspirar ainda mais a equipa: "É uma motivação extra para este arranque da qualificação. É um depositar de confiança em nós, naquilo que fazemos, que tem vindo a ser feito e no que as gerações anteriores fizeram. Se temos a oportunidade de cá estar, temos de aproveitar ao máximo. Resta-nos elevar ainda mais o nível para que esta aposta continue a ser feita", disse.
Com jogos com Andorra e Países Baixos, Afonso coloca o foco neste arranque da qualificação: "Iniciámos agora a preparação para estes dois jogos que vão ser, sem dúvida, muito importantes para nós. É o início da qualificação, sabemos quais são os objetivos da Seleção e onde queremos estar. Temos de olhar para estes dois jogos com muita responsabilidade, são dois adversários diferentes. Serão dois jogos exigentes. Assumimos a responsabilidade e a qualidade que temos. Temos de aumentar o nível, tivemos um percalço no Mundial, que era um grande objetivo nosso. O último estágio de preparação também não correu da maneira como queríamos, Há que trabalharmos ainda mais e unirmo-nos ainda mais porque os objetivos são cada vez mais difíceis de alcançar, até porque as equipas trabalham cada vez melhor"
O internacional português fala ainda do estreante Diogo Basílio e salienta o orgulho de ser convocado: "Quanto somos chamados para a Seleção é sempre um motivo de grande orgulho. Estamos aqui devido ao que temos feito nos clubes, claramente. É sempre muito bom estar neste espaço com estes jogadores e com esta equipa técnica. Temos de ter muito respeito por estar aqui. Abraçamos sempre este espaço com muita responsabilidade e alegria. É sempre muito bom quando vemos um colega de profissão ter esta oportunidade. Vamos recebê-lo com muito carinho, é uma oportunidade única. É muito importante termos a noção de que hoje estamos aqui estes 15, mas amanhã podem estar aqui outros 15. É um oportunidade que temos de agarrar com unhas e dentes".
A fechar, Afonso destaca a aposta da FPF: "Acima de tudo, não olhando aos títulos, o mais importante é a maneira como encaramos esta modalidade e a forma séria como trabalhamos. Agradecimento especial à FPF pela crença em nós, no futsal português, e que nos está a dar esta oportunidade. Já tínhamos cá estado durante as obras e estávamos com muita vontade de treinar aqui. Todas as instalações superaram as expectativas. Sair da Casa dos Atletas e estar aqui em poucos minutos é fantástico".
Eis a lista de convocados:
Guarda-redes: Edu (El Pozo Murcia), Cristiano (SCU Torreense) e Diogo Basílio (Eléctrico FC);
Fixos: João Matos (Sporting CP) e André Coelho (SL Benfica);
Fixo/Ala: Afonso (SL Benfica) e Diogo Santos (Sporting CP);
Universal: Erick (FC Barcelona);
Alas: Pany (Al-Nassr), Bruno Coelho (RFS Futsal), Lúcio Rocha (SL Benfica), Silvestre Ferreira (SL Benfica), Tiago Brito (SC Braga) e Kutchy (SL Benfica);
Pivô: Neves (SC Braga)
PROCESSO DE ACREDITAÇÃO MEDIA
*Programa da Seleção Nacional:
09 de dezembro | segunda-feira
11h00: Treino - FPF Arena Portugal
18h00: Treino - FPF Arena Portugal
10 de dezembro | terça-feira
11h00: Treino - FPF Arena Portugal
18h00: Treino - FPF Arena Portugal
11 de dezembro | quarta-feira
10h55: Partida para Barcelona (Espanha)
15h30: Partida para Andorra
19h00: Treino - Ginásio
12 de dezembro | quinta-feira
11h00: Treino - Ginásio
18h00: Treino - Poliesportiu d'Andorra
13 de dezembro | sexta-feira
20h00: JOGO - ANDORRA x PORTUGAL (Poliesportiu d'Andorra)
14 de dezembro | sábado
10h55: Partida para Lisboa
Folga
15 de dezembro | domingo
13h00: Concentração - Cidade do Futebol
18h00: Treino - FPF Arena Portugal
16 de dezembro | segunda-feira
10h30: Treino - FPF Arena Portugal
17h00: Treino - FPF Arena Portugal
17 de dezembro | terça-feira
11h30: Treino - Ginásio
18h00: Treino - Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim
18 de dezembro | quarta-feira
20h15: JOGO - PORTUGAL x PAÍSES BAIXOS (Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim)
*As horas indicadas são locais, em Andorra é mais uma hora que em Portugal Continental.