Instituições sem fins lucrativos podem apresentar o seu projeto até ao dia 15 de dezembro
O prazo para a apresentação de candidaturas à 6.ª edição do Prémio "Futebol para Todos" foi prolongado até ao dia 15 de dezembro, devido ao elevado interesse suscitado das instituições e demais entidades.
Promovido anualmente pela Federação Portuguesa de Futebol, este prémio pretende envolver a sociedade civil em temas tão prementes como o combate à discriminação e a promoção da inclusão social através do futebol.
O montante atribuído assume a forma de donativo e terá o valor máximo de 50.000,00 euros, sendo este valor parcelado por dois ou mais projetos.
Os projetos candidatos deverão ter como premissa que cada individuo é único, bem como a rejeição de todas as formas de discriminação com base na raça, idade, género, religião, orientação sexual, cultura e nacionalidade.
Cada projeto candidato deve apresentar um orçamento máximo de 25 mil euros. Consideram-se não elegíveis, para efeitos de apresentação de candidatura ao presente Concurso, os
vencedores das quatro edições anteriores (edição 2019, 2020, 2021 e 2023).
Esta iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), nomeadamente o objetivo número 10, que pretende a redução das desigualdades em termos de idade, género, deficiência, raça, etnia, origem, religião, estatuto económico ou outro no interior de um país.
Critérios de seleção
O critério para eleger os melhores projetos é o da candidatura com maior pontuação global. A avaliação dos projetos será feita de acordo com um sistema de pontuação de 1 a 5, considerando o 1 como a pontuação mais baixa e o 5 como a pontuação mais alta.
Os 10 projetos com pontuação global mais elevada serão divulgados no site da FPF com o objetivo de recolher votos do público. As escolhas do público terão um peso de 20 por cento na pontuação final.
CONSULTE O REGULAMENTO
Composição do Júri
O painel de jurados é constituído por dois elementos da Federação Portuguesa de Futebol - o vice-presidente Humberto Coelho e a Diretora para o Futebol Feminino Mónica Jorge - em quatro elementos representativos de entidades externas: Mercedes Balsemão, administradora do Grupo Impresa e presidente da SIC Esperança, Catarina Furtado, Embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População e Presidente e Fundadora da Associação Corações Com Coroa, José Pena do Amaral, Consultor da Comissão de Responsabilidade Social do BPI, e o vice-presidente da Cruz Vermelha, José Miguel Leonardo.
Competências do Júri
Compete ao painel de jurados fazer uma triagem das candidaturas com pontuação mais alta e elaborar uma lista final de dez candidaturas, que serão submetidas a votação do público.
Prazos de candidatura e divulgação de resultados
O período para a apresentação de candidaturas termina em 15 de dezembro de 2024, seguindo-se uma fase de avaliação e triagem do painel de jurados, até 6 de janeiro de 2025. A votação do público decorrerá entre os dias 13 e 17 de janeiro de 2025. E os projetos vencedores serão conhecidos na semana seguinte, num evento a organizar na Cidade do Futebol.
PREENCHA AQUI O FORMULÁRIO ONLINE DE CANDIDATURA*
DESCREVA AQUI O PLANO DE CUSTOS DO PROJETO**
PERGUNTAS FREQUENTES
*Poderá descarregar o formulário para preenchimento e posterior submissão: AQUI.
**Documentação obrigatória para download e submissão com a candidatura
Com esta iniciativa, a FPF pretende atingir os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: