Portugal e Itália empatam no primeiro de dois duelos. Reencontro agendado para esta quinta-feira.
A Seleção Nacional Sub-16 empatou, na manhã desta terça-feira, diante da Itália, a um golo, no primeiro de dois encontros frente à congénere transalpina, agendados para os próximos dias.
Após uma primeira parte com oportunidades para ambos os lados, mas sem serem convertidas em golos, o segundo tempo arrancou com o golo português, apontado por Bernardo Nunes (52'). O internacional da Equipa das Quinas aproveitou da melhor forma um passe em profundidade e disparou forte para um grande golo.
Contudo, à entrada para os minutos finais, na sequência de uma bola parada, Thomas Corigliano (83') reestabeleceu a igualdade, sentenciando o resultado final no empate a uma bola.
Recorde-se que a Equipa das Quinas reuniu-se esta segunda-feira na Cidade do Futebol, tendo treinado ainda durante a tarde. O reencontro diante da Itália está agendado para quinta-feira.
José Lima, Treinador Nacional, em discurso direto:
"Faço um balanço positivo. A equipa teve uma atitude boa. Na primeira parte conseguimos pressionar muito bem a Itália e, regra geral, conseguíamos ganhar a bola logo na fase de saída deles. Estávamos a jogar a favor do vento e penso que fomos a melhor equipa, apesar de não termos marcado. Na segunda parte, sabendo que iríamos jogar com vento contra, que a Itália ia estar mais pressionante, acho que estivemos bem, porque contrariámos com um jogo um bocadinho mais longo, para sair das zonas de pressão deles e conseguimos ter algumas saídas boas, uma das quais fizemos o golo. A seguir, ainda tivemos mais duas ou três saídas que nos poderiam ter dado outro. Depois a Itália arriscou tudo, nós já estávamos fisicamente mais cansados e acabámos por sofrer o golo do empate num livre que deveríamos ter atacado a bola e deixámo-la passar. Apesar de eles terem o controlo naquela altura, era um controlo sem criação de situações de finalização, portanto era um jogo que estava a ser bem gerido pela nossa equipa, apesar de não termos tanta posse de bola. Ainda conseguimos ter uma reação para fazer o 2-1, ficou na dúvida se a bola entrou ou não. Foi um bom sinal termos tido capacidade para reagir dessa forma. Pelo que fizemos, gostaríamos de ter ganho, mas é um resultado que valeu pela entrega e pelo que os jogadores fizeram dentro de campo. Quanto a isso, não há nada a dizer, tiveram uma atitude muito positiva.
Entraram jogadores novos, pela primeira vez a representarem a Seleção Nacional. Quem já representou, sabe o significado e o quanto mexe com os jogadores. Praticamente todos os estreantes entraram sem sentirem a pressão, apesar de certamente a sentirem. Isso foi algo muito positivo.
Para quinta-feira, temos hoje para recuperar e amanhã para treinar. Vamos retificar pequenas coisas em que não estivemos tão bem e vamos tentar fazer novamente um bom jogo. Será dificíl, porque temos pela frente uma excelente equipa, mas vamos dar o nosso melhor, como fizemos hoje. Os jogadores estarão mais cansados de ambos os lados, mas vamos tentar valorizar o que temos feito e, se conseguirmos melhorar alguns aspetos, era excelente, apesar do pouco tempo de trabalho."
FICHA DE JOGO
Jogo de Preparação
Estádio Municipal de Vendas Novas
Vendas Novas
PORTUGAL 1-1 ITÁLIA (0-0 ao intervalo)
Árbitro: Tiago Bolegas
Árbitros Assistentes: Rúben Bolegas e Pedro Modesto
Quarto árbitro: Duarte Arroja
PORTUGAL: António Luís, Rodrigo Teixeira (Tomás Ferreira, 88'), Leonardo Tavares (João Rijo, 88'), Rúben Monteiro, Gustavo Guerra (Tomás Almeida, 74'), Vasco Dinis (Diogo Coelho, 74'), Rodrigo Silva (Filipe Silva, 88'), Rodrigo Gonçalves (João Brito, 74'), Francisco Simões - Cap. (João Silva, 84'), Bernardo Nunes (Rodrigo Barbosa, 84') e Afonso Ferreirinha.
Suplentes: Francisco Mendes.
Treinador: José Lima
Disciplina: cartão amarelo a Rodrigo Gonçalves (67')
ITÁLIA: Tommaso Mazzi, Edoardo Evangelista (Edoardo Rocchetti, 70'), Jacopo Del Fabro (Gabriele Mandirola, 83'), Djibril Diallo (Karim Diop, 83'), Edoardo Biondini (Giovanni Francesco Baldini, 70'), Marcello Fugazzola (Nicolò Amalfitano, 59'), Samuele Pisati (Thomas Corigliano, 59'), Jacopo Landi (Riccardo Paonessa, 83'), Mattia Angelicchio (Jeffrey Baffoh Nana, 59'), Giampaolo Bonifazi e Francesco Gasparello (Gioele Gimmattei, 70').
Suplentes: Mattia Sonzogni, Samuele Pirola.
Treinador: Marco Scarpa
Disciplina: nada a registar.
Golos: 1-0 por Bernardo Nunes (52'); 1-1 por Thomas Corigliano (83');
LISTA DE CONVOCADOS
FC PORTO: Filipe Silva; Francisco Mendes; Gustavo Guerra; João Brito; Rodrigo Barbosa, Rodrigo Gonçalves, Rodrigo Teixeira; Vasco Dinis.
FC NANTES: Rúben Correia.
SC BRAGA: Rodrigo Silva.
SL BENFICA: Afonso Ferreirinha; António Luís; Bernardo Nunes; Diogo Coelho; Leonardo Tavares; Tomás Almeida; Tomás Ferreira.
SPORTING CP: Francisco Simões; João Rijo.
VITÓRIA SC: João Silva.
PROGRAMA GERAL
Quarta-feira, 18 de dezembro
9h45 Treino
Quinta-feira, 19 de dezembro
11h30 Jogo PORTUGAL X ITÁLIA, Estádio Municipal de Vendas Novas
dispensa após o jogo