Jorge Braz: "Queremos terminar 2024 com seis pontos"

Futsal - Seleção A

O Selecionador Nacional de Futsal garante ambição máxima e foco total para garantir mais três pontos.

A Seleção Nacional de Futsal realizou, esta terça-feira, o seu treino oficial no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim, na véspera de enfrentar os Países Baixos em jogo da 2.ª jornada da Ronda Principal de qualificação para o Euro'2026.

FOTOGALERIA
BILHETES DISPONÍVEIS

Depois da entrada vitoriosa nesta Ronda Principal de qualificação para o Euro'2026, Portugal vai defrontar os Países Baixos nesta quarta-feira, às 20h15, na Póvoa de Varzim. Os neerlandeses também somam três pontos no Grupo 7 de apuramento, em virtude do triunfo por 4-0 diante da Macedónia do Norte.

Jorge Braz, Selecionador Nacional, em discurso direto:

“Os Países Baixos evoluíram bastante, deram um passo interessante em termos de jogo no último Campeonato do Mundo. Passaram o grupo, foram eliminados nos oitavos de final como nós, revelaram uma adaptação estratégica e um desenvolvimento em termos de jogo muito interessante ao longo dos quatro jogos que fizeram. Jogaram recentemente com a Arábia Saudita, também outra vez muito interessante, já com jogadores novos. Os Países Baixos sempre tiveram jogadores muito interessantes no ponto de vista individual, no um contra um, evoluídos tecnicamente. Agora, aliar isso a alguma organização ou muita organização, o selecionador espanhol que conhecemos há alguns anos, o Miguel Andrés trouxe outra qualidade organizativa da seleção. Esse lado individual, juntamente com o coletivo, fazem deles uma seleção muito interessante e candidata a estar em fases finais do Campeonato do Mundo e da Europa.”

“Tem sido sempre muito positivo cada vez que nos reunimos, cada vez que nos preparamos, a consciência de toda a gente, staff e jogadores, de como temos de nos focar e qual o compromisso e excelência que temos de procurar. Isso em termos de preparação tem sido uma constante, temos sido consistentes nisso, agora temos de apresentar como produto final cada vez que chegamos ao jogo. Agora temos 40 minutos, onde temos de chegar ali, exibir essa organização e qualidade, ser Portugal como eu digo sempre, para vencer os Países Baixos. O que foi preciso corrigir? Todos os dias a seguir a u momento competitivo, há sempre coisas porque avaliamos com outro rigor.”

“Nós às vezes é que ligamos o complicómetro, se estamos a um nível superior nós temos de ser nós. Se formos nós, ser exibirmos a nossa organização, a nossa qualidade e identidade, acho que estamos mais próximos de ganhar porque estamos num nível superior. Por isso, eu digo sempre que estamos melhores, temos de olhar para nós, focar em nós, o que temos de fazer, preparar bem o jogo, essa questão chave de ser Portugal, de ser aquela equipa que habituou os portugueses à orgulharem-se e olharem para a Seleção Nacional de Futsal e reverem-se nesse compromisso e nesse foco. Se estivemos aí, julgo que é difícil não levarmos os três pontos no fim do jogo.”

Sobre a FPF Arena Portugal: “Temos a nossa casa, que tanto nos orgulhamos, nos sentimos tão bem agora, nunca me apetece sair de lá, quero estar lá sempre. Se já lá estava, agora quero estar sempre lá na Cidade do Futebol, mas para jogar nós temos de ir aos portugueses, a quem nos apoia, ao norte, ao interior, a todo o lado. A Póvoa tem sido um pavilhão onde temos vindo algumas vezes, está sempre cheio, com um ambiente espectacular, eu tenho a certeza que não será diferente e nós estamos cá para corresponder e agradecer. Mas agradecer no jogo fazendo as coisas bem, às pessoas que estarão cá a nos apoiar.”

Sobre Andorra: “Foi única e exclusivamente em termos de finalização, já falei nisso. Não estávamos a marcar, não estávamos a procurar os espaços, não digo displicência, não estávamos a ir pelos caminhos certos na primeira parte, mas naturalmente corrigimos isso, as coisas aconteceram, lá os golos apareceram e vieram os três pontos que é o que interessa. Queremos terminar 2024 com seis pontos já na qualificação, isso é muito claro para nós e amanhã vamos estar bem à frente dos nossos olhos porque é isso que queremos. Amanhã é para entrar à Portugal.”

Olhando para o registo histórico, Portugal já defrontou os neerlandeses por 16 vezes, somando 14 triundos e duas derrotas.

Recorde-se que Portugal está no Grupo 7 de qualificação, juntamente com Andorra, Países Baixos e Macedónia do Norte. Os vencedores de cada agrupamento juntar-se-ão aos anfitriões Lituânia e Letónia na fase final do Europeu. Os oito melhores segundos classificados terão de passar por uma playoff, agendado para setembro de 2025. A fase final do Campeonato da Europa de 2026 será organizada pela Letónia e Lituânia, e decorrerá entre 18 de janeiro e 8 de fevereiro de 2026.

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Edu (El Pozo Murcia), Cristiano (SCU Torreense) e Diogo Basílio (Eléctrico FC);

Fixos: João Matos (Sporting CP) e André Coelho (SL Benfica);

Fixo/Ala: Afonso (SL Benfica) e Diogo Santos (Sporting CP);

Universal: Erick (FC Barcelona);

Alas: Pany (Al-Nassr), Bruno Coelho (RFS Futsal), Lúcio Rocha (SL Benfica), Silvestre Ferreira (SL Benfica), Tiago Brito (SC Braga) e Kutchy (SL Benfica);

Pivô: Neves (SC Braga)

PROCESSO DE ACREDITAÇÃO MEDIA

Programa da Seleção Nacional

18 de dezembro | quarta-feira
20h15: JOGO - PORTUGAL x PAÍSES BAIXOS (Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim)


;
;
17 de Dezembro 2024
Foto

André Sanano/FPF

Notícias